sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Nasa desmente 'fim do mundo' e alerta sobre suicídios


Após receber uma enxurrada de cartas de pessoas seriamente preocupadas com teorias que preveem o fim do mundo no dia 21 de dezembro de 2012, a agência espacial americana (Nasa) resolveu 'desmentir' esses rumores na internet.
Nesta quarta-feira (28), a Nasa fez uma conferência online com a participação de diversos cientistas. Além disso, também criou uma seção em seu website para desmentir que haja indícios de que um fim do mundo esteja próximo.

Descoberto buraco negro com massa de 17 bilhões de sóis

O buraco negro NGC 1277 é a pequena galáxia no centro da imagem e, comparada com as demais ao redor, é compacta e achatada. Foto: David W. Hogg/Michael Blanton/SDSS Collaboration/Divulgação O buraco negro NGC 1277 é a pequena galáxia no centro da imagem e, comparada com as demais ao redor, é compacta e achatada


Robô humanoide japonês fará companhia para astronauta na ISS

Autoridades japonesas anunciaram nesta quinta-feira o desenvolvimento de um pequeno robô humanoide falante que será enviado para fazer companhia ao astronauta japonês a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).
Pesquisadores da Universidade de Tóquio, em parceria com a divisão de robótica da Toyota, a Agência de Exploração Aeroespacial (JAXA), ao grupo publicitário Dentsu e outras empresas japonesas, vão fabricar um androide de 34 polegadas de altura, capaz de manter uma conversa de forma natural, em japonês, com o astronauta japonês Koichi Wakata a partir do segundo semestre do próximo ano.
O Japão possui um espaço chamado Kibo dedicado à experimentação na ISS. O robô, que pode andar, reconhecer rostos e registrar imagens, deve ser concluído em fevereiro.
De acordo com as imagens apresentadas pelos designers do projeto, ele deve parecer com um pequeno astronauta futurista, lembrando também "Astro Boy" (ou Astroboy) concebido pelo falecido artista de mangá Osamu Tezuka. Um apelo público foi lançado para encontrar um nome para este humanoide, assim como para o seu irmão gêmeo, que permanecerá no solo para eventual ajuda.
O objetivo deste projeto é estudar em que medida um robô de companhia pode levar apoio moral a pessoas isoladas durante um longo período de tempo. kap/ros/mr  

Sonda da Nasa detecta gelo e compostos orgânicos em Mercúrio


Imagem da Nasa mostra cratera de mais de 100 km de diâmetro na região polar de Mercúrio (Foto: AP)Imagem da Nasa mostra cratera de mais de 100 km de diâmetro na região polar de Mercúrio 

Apesar das escaldantes temperaturas diurnas, Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, tem gelo e compostos orgânicos congelados dentro de crateras que estão permanentemente à sombra, no seu Polo Norte, disseram cientistas da Nasa na quinta-feira (29).

Astrônomos encontram em nebulosa molécula de tipo presente no petróleo


Nebulosa Cabeça de Cavalo (Foto: ESO/Divulgação)Nebulosa Cabeça de Cavalo 

Usando um telescópio de 30 metros de diâmetro, pesquisadores do Instituto para Astronomia Rádio-Milimétrica, que pertence a França, Espanha e Alemanha, detectaram a presença de moléculas do tipo íon propinilidina (C3H+) na Nebulosa Cabeça de Cavalo, que fica na Constelação de Órion.

Tempestades em redemoinho são vistas por sonda da Nasa em Saturno


  A sonda espacial Cassini, da Nasa, registrou nuvens de tempestade em redemoinho no polo norte de Saturno. As imagens foram captadas por uma lente grande angular e outra estreita nesta terça-feira (27), a uma distância de cerca de 400 mil quilômetros do planeta dos anéis.
Esse fenômeno é parecido com o que a Cassini já encontrou no polo sul de Saturno, há seis anos.
A sonda já tinha visto tempestades no extremo norte do planeta, mas apenas por meio de raios infravermelhos, e não em luz visível, pois a região estava em total escuridão. Com a mudança das estações, o Sol começou a iluminar o local e foi possível fazer as fotos.

Tempestade Saturno (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute)Tempestade no norte de Saturno foi vista com lente estreita 

Cientistas criam novo meio para usar energia nuclear no espaço


Ilustração mostra sonda de exploração espacial em Júpiter que pode ser movida a energia nuclear (Foto: Reprodução/Los Alamos National Laboratory)Ilustração mostra sonda de exploração espacial em Júpiter que pode vir a ser alimentada por energia nuclear

Uma equipe de cientistas da agência espacial americana Nasa e do Laboratório Nacional de Los Alamos, nos EUA, anunciou haver testado com sucesso um novo sistema de energia baseado em um reator nuclear. O mecanismo permitiu acionar um motor e pode servir para alimentar sondas ou voos espaciais no futuro, segundo os pesquisadores.

Buraco negro gigante confunde cientistas


  Uma nova descoberta astronômica está confundindo cientistas que se dedicam a vasculhar diferentes galáxias e sistemas solares. Um grupo de astrônomos identificou um buraco negro gigante - o segundo mais pesado já observado da Terra - em uma galáxia menor até do que as que costumam abrigar formações desse tipo, bastante modestas.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Alquimista dos Estados Unidos transforma plástico em petróleo


Uma reciclagem inédita que converte plástico velho em petróleo de excelente qualidade foi apresentada por uma empresa americana presente no Salão do Meio Ambiente, Pollutec, realizado em Lyon (centro da França). A técnica da Agilyx, empresa criada em Oregon (oeste dos Estados Unidos) há apenas seis anos permite tratar qualquer plástico, inclusive o mais velho ou o mais sujo.

EUA planejavam explodir bomba nuclear na Lua durante Guerra Fria


Assustados pelo sucesso dos soviéticos, em 1957, com o lançamento do primeiro satélite artificial do mundo, o Sputnik, os americanos desenvolveram um .... Foto: ReproduçãoAssustados pelo sucesso dos soviéticos, em 1957, com o lançamento do primeiro satélite artificial do mundo, o Sputnik, os americanos desenvolveram um projeto secreto chamado "Projeto A119"

Os Estados Unidos planejavam explodir uma bomba nuclear na Lua como uma demonstração de força diante da União Soviética durante a Guerra Fria, de acordo com relatórios. Assustados pelo sucesso dos soviéticos, em 1957, com o lançamento do primeiro satélite artificial do mundo, o Sputnik, os americanos desenvolveram um projeto secreto chamado "Projeto A119". Segundo o jornal britânico The Telegraph, o dispositivo nuclear seria lançado de um local desconhecido. A detonação da bomba provocaria um enorme flash de luz que poderia ser visto da Terra.

Astrônomos observam maior ejeção de matéria vinda de um buraco negro


Astrônomos observaram a maior ejeção de matéria já registrada vinda de um buraco negro, informou nesta quarta-feira (28) o Observatório Europeu do Sul (ESO). A descoberta foi feita usando o supertelescópio óptico VLT, sigla para "Very Large Telescope".
O supertelescópio registrou o jato mais energético já visto em um quasar, núcleo galáctico alimentado por um buraco negro de grande massa, segundo os astrônomos do ESO. Os quasares podem liberar uma quantidade enorme de matéria vinda do buraco negro que os alimenta. Esta liberação têm papel fundamental na evolução das galáxias, diz o observatório.

Concepção artística mostra o jato de matéria em torno do buraco negro de elevada massa no quasar (Foto: Divulgação/ESO/L. Calçada)Concepção artística mostra o jato de matéria em torno do buraco negro de elevada massa no quasar 

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Eclipse lunar penumbral ocorre amanhã e será o último do ano


Um eclipse lunar penumbral será o último eclipse do ano e ocorrerá nesta quarta-feira, 28 de novembro. O tipo de fenômeno será quase imperceptível. Ele poderá ser observado nas regiões árticas, grande parte da Ásia, na Europa, Austrália, Nova Zelândia, Havaí e também na África, com exceção do extremo oeste do continente. O fenômeno não será visível no Brasil.
Segundo o site Time and Date, o eclipse começará às 10h14, no horário de Brasília, e terá destaque por volta das 12h33, terminando às 14h51. O início do fenômeno não será visível a olho nu. Cerca de 30 minutos antes e depois do ápice do eclipse, uma luz acinzentada poderá ser vista ao longo da lua.
Os eclipses lunares podem ser totais, parciais ou penumbrais. No eclipse total, a Lua fica completamente encoberta pela sombra da Terra. Se não ficasse totalmente imersa, o eclipse seria parcial. Já o eclipse penumbral é quase imperceptível. 

Cientistas acham bactérias vivendo em condições extremas na Antártica


Pesquisadores americanos anunciaram na segunda-feira (26) a descoberta de bactérias que vivem em um lago salgado da Antártica sem luz nem oxigênio, um ambiente extremo que pode existir em outras partes do nosso Sistema Solar.