Imagem feita pelo Observatório Nacional de Radioastronomia, na Virgínia,
nos EUA, mostra uma nebulosa remanescente de supernova (corpo celeste
surgido após a explosão de uma estrela) de 20 mil anos de idade, cujo
formato lembra a espécie de peixe-boi da Flórida, ameaçada de extinção.
O formato da nebulosa W50, como é conhecida, também oferece pistas
sobre sua história. Com quase 700 anos-luz de diâmetro, a nebulosa
(nuvem de poeira e gás no espaço) é uma das maiores remanescentes de
supernova já visualizadas pelo observatório.
Nosso blog é destinado a todos os amantes de astronomia e ciências afins. Aqui você terá todas as notícias atuais da ciência de um modo geral. Você que ama o mundo científico participe,comente! Este blog é seu! Sejam bem-vindos(as)
sábado, 19 de janeiro de 2013
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
Imagens mostram que Marte pode ter tido rio de água corrente no passado
A sonda Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), registrou imagens de uma região de Marte chamada Reull Vallis, que em um passado distante pode ter sido formada pela passagem de água corrente.
Essa estrutura sinuosa de rochas, que lembra um rio, estende-se por quase 1.500 km de distância e tem vários "afluentes" no polo sul do planeta vermelho.
Estudo apresenta método para criar material resistente como diamante
Figura mostra etapas do processo de sintetização
das partículas de CBN
Robô Curiosity deve começar em breve a perfurar rochas marcianas
O robô Curiosity, da agência espacial americana (Nasa), deve começar em breve a fazer perfurações pela primeira vez em Marte, informaram autoridades que participam da missão de R$ 5 bilhões.
Os cientistas também explicaram a natureza de uma pequena rocha apelidada de "flor marciana", que provocou comoção na internet por ser muito diferente da superfície do planeta vermelho. Aileen Yingst, do Instituto de Ciência Planetária, disse que o que foi visto como uma flor, na verdade, era um grão ou uma pedra relativamente grande.
Agência europeia firma parceria com a Nasa para 'turbinar' projeto espacial
A Nasa (Agência espacial americana) e sua similar europeia, ESA, anunciaram nesta quarta-feira (16) uma associação para um voo não tripulado ao redor da Lua em 2017, a primeira etapa de uma cooperação internacional acertada para a exploração espacial tripulada além da órbita terrestre.
No âmbito deste acordo, o Veículo de Transferência Automática (ATV, na sigla em inglês) será modificado para se tornar um módulo de serviço da cápsula espacial americana Orion, destinada a transportar astronautas americanos para um asteroide e para Marte por volta de 2030.
Nuvem escura captada por telescópio no Chile é 'maternidade' de estrelas
Uma "maternidade" de estrelas que aparece no céu como uma nuvem escura de poeira cósmica foi flagrada por um telescópio do Observatório Europeu do Sul (ESO) no Chile.
A imagem obtida pelo telescópio MPG, de 2,2 metros, é uma das melhores já captadas em luz visível do objeto Lupus 3, que fica a 600 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Escorpião. A foto abaixo representa uma dimensão de cerca de 5 anos-luz.
terça-feira, 15 de janeiro de 2013
Ida ao espaço profundo seria menos incrível que em 'Star Wars', diz estudo
Você se lembra daquele efeito espetacular da série "Guerra nas Estrelas", quando a nave Millennium Falcon, do personagem Han Solo – interpretado pelo ator Harrison Ford –, ingressava no hiperespaço e um caleidoscópio estelar faiscava em volta?
Más notícias para os fãs dos filmes: na vida real, isso não aconteceria, estimam estudantes de ciências britânicos. Os heróis Solo, Luke Skywalker e princesa Lea não veriam nenhuma estrela se aproximando enquanto acelerassem a nave para mergulhar no espaço profundo, por causa do efeito Doppler, informaram estudantes da Universidade de Leicester.
Astrônomos descobrem maior estrutura já vista no Universo
Uma equipe internacional de astrônomos liderada pela Universidade de Central Lancashire (UCLan), no Reino Unido, identificou a maior estrutura já vista no Universo. A descoberta foi publicada na edição online do periódico científico da Sociedade Astronômica Real (RAS, na sigla em inglês).
Rússia vai retomar pesquisas espaciais na Lua a partir de 2015
A Rússia vai retomar as pesquisas espaciais na Lua em 2015, com o lançamento da nave não-tripulada "Luna Glob" a partir da base de Vostochni, anunciou nesta terça-feira (15) Vladimir Popovkin, diretor da agência espacial russa, a Roscosmos.
"Em 2015, dentro do primeiro lançamento a partir da base de Vostochni, será posto em órbita o equipamento espacial 'Luna Glob'", disse Popovkin à agência de notícias "Interfax". O módulo vai estudar a exosfera lunar e realizar estudos astrofísicos.
Estrela mais antiga já vista tem mais de 13 bilhões de anos, diz estudo
Estrela fica a uma distância de 190 anos-luz do
Sistema Solar e é estudada há mais de um século
Chimpanzés têm senso de justiça parecido com o humano, diz estudo
Chimpanzés
têm um senso de justiça semelhante ao dos seres humanos, aponta um novo
estudo americano publicado nesta segunda-feira (14) na revista
científica "Proceedings of the National Academy of Sciences" (PNAS).
Os pesquisadores da Universidade do Estado da Geórgia, em Atlanta, adaptaram para 20 crianças de 2 a 7 anos e seis chimpanzés (Pan troglodytes) um jogo econômico conhecido como "jogo do ultimato" ou "jogo do ditador".
Chimpanzé tem senso de justiça e também pode ser egoísta
Os pesquisadores da Universidade do Estado da Geórgia, em Atlanta, adaptaram para 20 crianças de 2 a 7 anos e seis chimpanzés (Pan troglodytes) um jogo econômico conhecido como "jogo do ultimato" ou "jogo do ditador".
segunda-feira, 14 de janeiro de 2013
domingo, 13 de janeiro de 2013
Observatório espacial é ameaçado por incêndio florestal na Austrália
O grande observatório australiano do espaço, que reúne vários
telescópios internacionais, era ameaçado neste domingo por incêndios
florestais causados por altas temperaturas e pelos raios das tempestades
de verão, indicaram os serviços de combate a incêndios de Nova Gales do
Sul (RFS).
Incêndio ameaça o Observatório de Siding Spring
Em caminhada de 7 anos, americano refaz jornada da evolução humana
O jornalista americano Paul Salopek passará os próximos sete anos
caminhando da Etiópia, no nordeste africano, até a ponta da América do
Sul, na tentativa de refazer a jornada dos primeiros seres humanos em
suas explorações além-África.
Salopek - que tuitará e produzirá reportagens e vídeos - deve fazer 34 mil km e 30 milhões de passadas em sua jornada, a qual ele chama de "a longa caminhada de formação (da raça humana)". Mas Salopek insiste em que seu maior objetivo não é viver uma aventura, e sim refletir sobre evolução humana.
Salopek - que tuitará e produzirá reportagens e vídeos - deve fazer 34 mil km e 30 milhões de passadas em sua jornada, a qual ele chama de "a longa caminhada de formação (da raça humana)". Mas Salopek insiste em que seu maior objetivo não é viver uma aventura, e sim refletir sobre evolução humana.
Assinar:
Postagens (Atom)