sábado, 23 de março de 2013

Bola de fogo cruza o céu da Costa Oeste dos EUA



Uma bola de fogo cruzou o céu da costa oeste dos Estados Unidos e surpreendeu as pessoas nesta sexta.
O fenômeno aconteceu por volta das 20h (local) em Seaford. Uma câmera de segurança de um estacionamento flagrou o objeto.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Possibilidades de teletransporte quântico



Satélites poderiam ser usados para enviar poderosas chaves de encriptação de dados que usam fótons emaranhados. O vácuo do espaço poderia resolver o problema da distância encontrado em enviar sinais quânticos na Terra

Esqueletos egípcios de 3 mil anos revelam sofrimento dos cidadãos




Arqueólogos escavaram antigo cemitério da cidade egípcia de Amarna e encontraram cidadãos comuns da cidade

Mais de três quartos dos adultos mostraram sinais de doença degenerativa das articulações, provavelmente por levantar cargas pesadas, e cerca de dois terços desses adultos tinham pelo menos um osso quebrado
Novas evidências sugerem que enquanto um faraó egípcio construía templos majestosos recheados de tesouros cintilantes, as classes mais baixas realizavam trabalhos penosos e tinham dietas lamentáveis.
Uma análise de mais de 150 esqueletos de um cemitério de 3300 anos de idade na antiga cidade egípcia de Amarna revela fraturas, desgaste e lesões provocadas por levantamentos pesados e desnutrição violenta entre os plebeus da cidade.
A descoberta, detalhada no volume de março do periódico Antiquity, poderia esclarecer como viviam as não-elites da antiga sociedade egípcia. 


Encontrado buraco negro e estrela que orbitam entre si a cada 2,4h



MAXI, o telescópio japonês juntamente com o telescópio espacial Swift identificaram uma estrela e um buraco negro que orbitam entre si uma vez a cada 2,4 horas.

Telescópio Herschel encontra 15 estrelas na Via Láctea com apenas 25 mil anos


O telescópio Herschel da Agência Espacial Europeia (ESA) revelou onze novos astros, estrelas jovens encontradas pela primeira vez na Via Láctea.
Herschel foi lançado em 2009, é o maior telescópio de infravermelho enviado para o espaço e custou cerca R$ 3 bilhões.

Estudo conclui que fim dos dinossauros 'foi causado por cometa'


A rocha espacial que atingiu a Terra há 65 milhões de anos e é tida como causadora da extinção dos dinossauros foi provavelmente um cometa, concluiu um estudo divulgado por cientistas americanos.

Cientistas usam roupa espacial para simular condições no planeta Marte


Cientista com traje espacial participa de simulação no Deserto do Saara (Foto: Katja Zanella-Kux/Reuters)Cientista com traje espacial participa de simulação no Deserto do Saara 

Vulcões causaram extinção em massa de animais, diz estudo


Ilustração mostra como seria espécie da ordem 'Therapsida', com características similares aos mamíferos; espécie foi extinta no Triássico (Foto: Mitrchel/Wikicommons)Ilustração mostra como seria espécie da ordem 'Therapsida', com características similares aos mamíferos; espécie foi extinta no fim do Triássico

quinta-feira, 21 de março de 2013

Satélite europeu produz mapa mais preciso do início do Universo



Mapa mostra primeiros vestígios de radiação do Universo (Foto:  ESA–Planck Collaboration/AFP)Mapa mostra primeiros vestígios de radiação identificados no Universo

Expedição resgata no fundo do mar motores antigos de nave espacial


Peça de foguete que pertencia a uma das missões Apollo, encontrada fundo do oceano (Foto: Bezos Expeditions/AP)
 Peça de foguete que pertencia a uma das missões Apollo, no fundo do oceano 

Milhares de crustáceos aparecem mortos em praia no Chile


Crustáceos (Foto: BBC)
Crustáceos mortos cobrem praia chilena 

Museu no Rio apresenta maior fóssil de pterossauro já encontrado no país


Fósseis do mais importante animal pré-histório descoberto no Brasil  (Foto: Ricardo Moraes/ Reuters) Pesquisadores do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresentaram nesta quarta-feira (20), o mais novo e importante fóssil de animal pré-histórico descoberto no Brasil. Trata-se do maior indivíduo do grupo encontrado no Hemisfério Sul.

Imagem mostra galáxia com supernova a 35 milhões de anos-luz


Galáxia espiral NGC 1637 (Foto: ESO/Divulgação)Galáxia espiral NGC 1637 

Satélite europeu estuda 'luz mais antiga do universo'


Satélite Planck, lançado no espaço em 2009 (Foto: ESABBC)
Satélite europeu Planck, lançado no espaço no ano de 2009 

Cientistas europeus divulgam, nesta quinta (21), novas imagens da "luz mais antiga" do universo, compiladas pelo satélite europeu Planck. As imagens devem fornecer informações sem precedentes sobre as origens e a evolução do cosmos.
A expectativa é de que o Planck possa dizer o que aconteceu nos primeiros milionésimos de bilionésimos de segundo depois do Big Bang, quando o universo que podemos observar hoje ocupava quase nenhum espaço.
O satélite foi lançado em 2009 para fazer mapas de temperatura do céu e, nesta semana, os dados finalmente serão divulgados para a comunidade científica mundial.

segunda-feira, 18 de março de 2013

ESO espera por adesão definitiva do Brasil em cerca de 6 meses


Tim de Zeeuw (Foto: Dennis Barbosa/G1)
                    Tim de Zeeuw 

O diretor do Observatório Europeu do Sul, o holandês Tim de Zeeuw, disse em entrevista ao G1 que espera que o Brasil aprove definitivamente sua entrada neste grupo internacional de astronomia em cerca de 6 meses. Em 2010, o então ministro brasileiro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, assinou o contrato de adesão, mas o processo ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional.

Plâncton dos mares pode absorver o dobro do CO2 previsto, diz estudo


Fitoplâncton oceânico; micro-organismos absorvem carbono e liberam oxigênio (Foto: Divulgação/Universidade da Califórnia)
                Fitoplâncton oceânico; micro-organismos absorvem carbono

Erupção do monte Etna tinge céu da Sicília de vermelho


Um dos vulcões mais ativos da Europa, o monte Etna, voltou a entrar em erupção neste fim de semana. A lava e as nuvens de gases e cinzas deixaram avermelhado o céu na região da Sicília, no sul da Itália.

Não há risco para a população da região da Sicília, na Itália (Foto: BBC)
                Não há risco para a população da região da Sicília, na Itália 

Rochas abaixo do fundo do Oceano Pacífico têm seres vivos, diz estudo



Pesquisadores esperam 'reviver' rã extinta há 30 anos com clonagem


Rã da espécie XYZ, que ficou congelada por 40 anos (Foto: Divulgação/Bob Beale/Projeto Lazarus)'Rheobatrachus silus', rã que ficou congelada por 40 anos 

Soyuz TMA-06M, com 3 tripulantes a bordo, aterrissa no Cazaquistão


O módulo de pouso da nave russa Soyuz TMA-06M, com três tripulantes a bordo, aterrissou com segurança na madrugada deste sábado (16) nas estepes do Cazaquistão, informou o Centro do Controle de Voos (CCVE) da Rússia.
A cápsula, que trouxe de volta da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) os cosmonautas russos Yevgueni Tarelkin e Oleg Novitski e o astronauta americano Kevin Ford, tocou a terra à 0h06 de Brasília.

Cosmonautas russos e astronauta americano são aquecidos por cobertores logo após pouso da Soyuz nas estepes do Cazaquistão. (Foto: Nasa TV / Reuters)Cosmonautas russos e astronauta americano são aquecidos por cobertores logo após pouso da Soyuz nas estepes do Cazaquistão.