quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Chuva de diamantes em Saturno e Júpiter é possível, afirmam cientistas

 Segundo cientistas, raios poderiam transformar carbono em diamante nesses planetas. (Foto: BBC)

Diamantes, as pedras preciosas que custam milhões, podem estar caindo do céu em Saturno e Júpiter.
A descoberta foi divulgada por dois cientistas americanos no encontro anual da divisão de Ciências Planetárias da Sociedade Americana de Astronomia, que aconteceu em Denver, nos Estados Unidos. Os estudiosos afirmam que mil toneladas de diamantes são produzidos por ano em Saturno. Baines e Mona acreditam que raios transformam o metano em partículas de carbono. De acordo com a queda, o material entra em choque com a pressão atmosférica dos planetas, que primeiramente transformam-se em pedaços de grafite e, em seguida, em diamantes.
 A pedra teria, no máximo, um centímetro de diâmetro. "Seria um diamante grande o suficiente para colocar em um anel, algo que a atriz Elizabeth Taylor ficaria orgulhosa em usar", brincou Baines.
 A hipótese ainda precisa ser avaliada por outros acadêmicos,  mas especialistas consultados pela BBC  disseram que a possibilidade de uma chuva de diamantes 'não pode ser desconsiderada'.

Fonte: O povo 

Sonda Juno fotografa a Terra antes de partir para Júpiter

 Fotografia feita do espaço mostra o extremo sul da América do Sul e um pedaço da Antártica. (Foto: Divulgação/Nasa/AP)Fotografia feita do espaço mostra o extremo sul da América do Sul e um pedaço da Antártica.

Imagem divulgada pela agência espacial americana, Nasa, feita pela sonda espacial Juno mostra o extremo sul da América do Sul e um pedaço da Antártica.
A fotografia foi feita durante um sobrevoo do equipamento ao redor do planeta. A sonda utilizou a gravidade da Terra para pegar “impulso” e seguir viagem em direção a Júpiter.
Ao usar a força gravitacional terrestre como estilingue, a velocidade da sonda passou de 125,5 mil km/h para 140 mil km/h, o suficiente para navegar no espaço para além do cinturão de asteroides. A previsão é que a sonda chegue ao planeta em 2016.

Peter Higgs, de 84 anos, diz que pretende se aposentar em 2014

 O físico Peter Higgs (Foto: David Moir/Reuters) 
 Peter Higgs

O físico britânico Peter Higgs, que recebeu na semana passada o prêmio Nobel de Física junto ao belga François Englert, anunciou nesta terça-feira (15) que planeja se aposentar no ano que vem, quando completar 85 anos.