sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

De que são feitos os anéis de Saturno?


De todos os planetas, nenhum parece nos fascinar tanto como Saturno. A fascinação provavelmente se deve aos enormes anéis que tornam o segundo maior planeta algo fora do comum em nosso sistema solar. Embora Júpiter, Urano e Netuno possuam seus próprios anéis, nenhum é tão espetacular como os de Saturno.
Os anéis de Saturno também são um dos grandes mistérios do espaço. Mas, à medida que as naves espaciais circundam os anéis mais próximas do que nunca, consegue-se um retrato mais completo do que eles são feitos e de como vieram a existir.

Veja as melhores imagens de astronomia de 2012

Imagem divulgada pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) mostra registro da nebulosa da Hélice (Helix) captado pelo telescópio Vista (instalado no Observatório do Paranal no Chile). A imagem em infravermelho mostra detalhes que não seriam vistos nos telescópios ópticos. <a href=http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5565882-EI301,00-Observatorio+ESO+divulga+imagem+da+Nebulosa+da+Helice.html>Leia mais</a>  Foto: ESO/Divulgação
Nebulosa da Helix

Relembre ícones da ciência que morreram em 2012


Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, foi um dos ícones da ciência que morreu em 2012 Foto: AFP Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, foi um dos ícones da ciência que morreu em 2012

Pesquisa revela planetas estranhos além do Sistema Solar da Terra


  Nos últimos 20 anos, astrônomos de todo mundo catalogaram cerca de 850 planetas fora do nosso Sistema Solar.
A busca por mundos que orbitem outras estrelas tem levado à descoberta de alguns planetas estranhos, desde um gigante de gás quente, mais escuro que carvão, até um planeta com quatro sóis.
Veja alguns dos exemplos mais estranhos.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Arqueólogos britânicos escavam teatro de 2 mil anos em seu 'quintal'


Arqueólogos e estudantes escavam região de Faversham, em Kent, em busca de vestígios da presença romana (Foto: Divulgação/Kent Archaeological Field School)
Arqueólogos escavam região de Faversham, em
Kent, em busca de vestígios romanos na Inglaterra
Arqueólogos de uma instituição inglesa encontraram em seu "quintal" as ruínas de um teatro de estilo romano construído há cerca de dois mil anos, informaram nesta quarta-feira (26) órgãos de imprensa da Grã-Bretanha.

Arqueólogos encontram relíquias religiosas em Israel do século 10 a.C.



terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Galáxia superfina e plana é registrada pelo telescópio Hubble da Nasa


Hubble galáxia (Foto: ESA/Hubble &amp; NASA)Galáxia espiral IC 2233 é uma das mais finas e planas que a astronomia conhece 

A cor azulada dela evidencia a presença de astros jovens, quentes e luminosos, nascidos de nuvens de gás interestelar. E, ao contrário das galáxias espirais típicas, essa não traz nenhum rastro bem definido de poeira, apenas regiões irregulares.
A imagem acima foi feita com a combinação de exposições em luz visível e infravermelha do Hubble.
Em geral, as galáxias espirais, como a nossa Via Láctea, são formadas por três principais estruturas: um disco onde se concentram os braços e a maior parte de gás e poeira, um halo – esfera áspera e dispersa em volta do disco, onde há pouco gás, poeira ou formação estelar – e uma protuberância no centro do disco, composta por estrelas antigas.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Mercúrio: O mais próximo do sol

O Atualidade Ciência está fazendo uma série semanal com a descrição de todos os planetas do Sistema Solar. Visitem-nos e fique sabendo sobre as principais características de cada planeta... 
Uma ótima semana, um belo Natal e um feliz Ano Novo!



Mercúrio, cujo nome deriva do mensageiro dos deuses (o Hermes grego) da antiguidade clássica, é o planeta mais interno do sistema solar. Com base em sua proximidade do sol, difícil de observar, pois, ele pode ser visto ocasionalmente durante o crepúsculo no horizonte ocidental ou ao amanhecer no horizonte oriental. Quando se sabe onde se deve procurá-lo, contudo, é mais ou menos fácil de reconhecê-lo com base em sua claridade relativamente grande. 
Mercúrio só recebeu visita da terra uma vez, quando, nos anos 1974/75, a sonda espacial norte-americana Mariner 10 passou por ele repetidamente. As tomadas da Mariner 10 mostram uma superfície seca, coberta de muitas crateras de impacto dos primórdios do sistema solar. Com base em sua proximidade do sol, Mercúrio é um mundo muito quente: durante o dia, as temperaturas alcançam até 450°C. Como, além disso, a massa de Mercúrio corresponde a apenas cerca de 6% da massa da terra, é impossível uma que uma atmosfera densa permaneça e o gás se dissipa relativamente com rapidez para as distâncias do todo. De resto, Mercúrio, ao contrário da maioria dos outros planetas do sistema solar, não tem nenhuma lua.
também é incomum a deformação da forma da órbita circular que,em Mercúrio,depois de plutão, alcança o segundo valor no sistema solar. A órbita elíptica de Mercúrio não permanece estável no espaço,é antes da linha de ligação da maior e menor distância do sol (respectivamente afélio e periélio), que gira lentamente ao redor do sol. Isso não pode ser explicado apenas com a s perturbações da órbita através da força de atração dos outros planetas, mas encontra uma explicação satisfatória na modificação da lei da gravitação de Newton por Albert Einstein...

domingo, 23 de dezembro de 2012

Chile decreta alerta vermelho por vulcão Copahue, mas descarta evacuação



Chile e Argentina em alerta por cinzas do vulcão Copahue


Família assista ao vulcão Copahue expelir suas cinzas em Caviahue, na Argentina Foto: Antonio Huglich / AFP Família assista ao vulcão Copahue expelir suas cinzas em Caviahue, na Argentina

Nasa descarta choque de asteroide com a Terra em 2040


Um dia após o fim dos temores sobre uma possível catástrofe mundial, a Nasa informou que um asteroide que poderia se chocar com a Terra em fevereiro de 2040 já não representa uma ameaça, informou a CNN neste sábado. De acordo com a agência espacial americana, o meteoro – conhecido como 2011 AG5 – tem cerca de 140 m de diâmetro e deverá passar a 890 mil km do planeta, ou seja, cerca de duas vezes a distância com a Lua.
De acordo com a publicação, uma possível colisão iria liberar cerca de 100 megatons – energia milhares de vezes maior do que as das bombas atômicas que atingiram o Japão durante a Segunda Guerra Mundial. As observações do asteróide foram realizadas por meio de um telescópio localizado no Havaí e à noite, já que com o céu claro não era possível observá-lo.

Descoberta da fissão nuclear do urânio completa 74 anos



Teorias astronômicas tentam explicar Estrela de Belém


Pode parecer blasfemo questionar uma imagem tão forte do Natal como a estrela de Belém, mas sua possível existência vem sendo objeto de um acalorado debate astronômico por décadas.
Seria possível que algum evento cósmico real pudesse ter direcionado os Três Reis Magos, como relata a tradição cristã, ao local onde Jesus nasceu?
Esse debate requer uma grande premissa – de que a história da estrela e da viagem sejam verdadeiras.

Estrela de Belém (Foto: BBC)Astrônomos vêm discutindo há décadas uma explicação para a Estrela de Belém 

Ilhas do Havaí estão se dissolvendo, segundo cientistas


Um estudo da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, indica que algumas ilhas do Havaí, incluindo Oahu, a mais populosa e a terceira maior da região, estão se dissolvendo e perdendo minérios. O problema atinge principalmente áreas de montanha, dizem os cientistas.
A pesquisa foi divulgada nesta sexta-feira (21), no periódico "Geochimica et Cosmochimica Acta". "Nós tentamos entender o quão rápido as ilhas estão 'sumindo' e qual a influência do clima nisso", afirma o geólogo Steve Nelson. "Mais material está se dissolvendo destas ilhas internamente do que está sendo carregado pela chuva e pela erosão."

Montanhas no Havaí vão ser dissolvidas por águas subterrâneas, segundo cientistas (Foto: Divulgação/Universidade Brigham Young)
Ilhas do Havaí vão ser dissolvidas por águas subterrâneas, principalmente nas regiões de montanhas, afirmam os cientistas 

Réptil aquático pré-histórico também vivia em água doce, aponta estudo


Ossos fossilizados de uma espécie de réptil aquático pré-histórico desenterrados na Hungria são a primeira evidência de que esses lagartos gigantes, chamados mosassauros, viveram tanto em água salgada quanto doce.
Até então, esses predadores eram considerados exclusivamente marinhos. A descoberta está descrita na revista científica "PLoS One".
O primeiro animal do tipo Pannoniasaurus, que habitou a Terra entre 85,8 e 83,5 milhões de anos atrás, no fim do período Cretáceo, foi achado em 1764. Depois disso, milhares de espécimes foram encontrados em todo o mundo.

Mosassauro (Foto: Ilustração de Stephanie Abramowciz/NHM Dinosaur Institute)Gênero aquático de mosassauro chamado 'Platecarpus' foi descoberto em agosto de 2010. Desde 1764, muitos desses animais são achados