sábado, 26 de janeiro de 2013

Besouro usa Via Láctea como guia, aponta estudo na África do Sul


Besouros se guiam por estrelas (Foto: Reuters/Marcus Byrne/University of the Witwatersrand)
Escaravelhos se alimentam de estrume, esculpindo bolas com o excremento e rolando o material para um lugar seguro

O besouro ou escaravelho – da família dos escarabeídeos (Scarabaeidae) – é o primeiro inseto que se guia pelas estrelas, sugere pesquisa publicada na revista “Current Biology”. Aves, focas e os humanos também usam a luz das estrelas como norte, mas esta é a primeira vez que isso foi mostrado em um inseto.

Como os astrônomos conseguem medir a que distância se encontra uma estrela?


sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Sondas europeias voltarão à Terra com dados de Big Bang, Marte e clima


Sondas europeias devem voltar à Terra este ano com um "tesouro" de dados sobre o Big Bang, água em Marte e mudanças climáticas, afirmou na quinta-feira (24) o diretor da Agência Espacial Europeia (ESA), Jean-Jacques Dordain.
"O ano de 2013 renderá frutos extraordinários (de conhecimento sobre o espaço)", antecipou Dordain em entrevista coletiva.
No dia 22 de fevereiro, os cientistas devem trazer de volta a missão Umidade dos Solos e Salinidade dos Oceanos (SMOS), por meio da qual um satélite lançado em 2009 tem mapeado a superfície e os oceanos da Terra em busca de alterações vinculadas às mudanças climáticas.

Satélites europeus do programa Galileo devem ser lançados no 2º semestre para concorrer com sistema GPS (Foto: ESA/P. Carril/Divulgação)Mais 4 satélites Galileo serão lançados para concorrer com sistema GPS 

Erupção solar pode provocar tempestade geomagnética na Terra


O Observatório de Relações Terrestres (Stereo), da agência espacial americana (Nasa), detectou uma erupção solar que viaja rumo à Terra a 600 km/s e pode causar uma tempestade geomagnética, informou a Nasa na quinta-feira (24).

Robô Curiosity faz imagem noturna em solo de Marte

O robô Curiosity, da agência espacial americana (Nasa), realizou imagens noturnas do solo marciano nesta semana, informam agências internacionais. O registro de uma rocha é a primeira de uma série de fotografias realizadas pela sonda para estudos, e foi r (Foto: Nasa/Reuters)
O robô Curiosity realizou imagens noturnas do solo de Marte nesta semana, informa agência espacial americana (Nasa). A fotografia da rocha é a primeira de uma série de imagens realizadas pelo robô para estudos, e foi realizada em uma cratera do planeta. O Curiosity pousou em solo marciano no início de agosto de 2012. 

Hubble detecta nuvens de gás que formam estrelas em galáxia vizinha


O telescópio Hubble, da agência espacial americana Nasa, registrou enormes nuvens de gás que entram em colapso e formam novas estrelas na Grande Nuvem de Magalhães, galáxia anã vizinha da Via Láctea, a cerca de 200 mil anos-luz da Terra.
Os astros recém-nascidos, por sua vez, iluminam as nuvens em diferentes cores. A região mostrada na imagem abaixo é chamada LHA 120-N 11. As partes mais brilhantes da foto são denominadas NGC 1769 (no centro) e NGC 1763.

Hubble observou nuvens de poeira que se chocam e formam estrelas na Grande Nuvem de Magalhães (Foto: ESA/NASA/Hubble)Hubble viu nuvens de poeira que formam estrelas na Grande Nuvem de Magalhães 

Aposentado cria planta em garrafão fechado há mais de 40 anos


Um engenheiro aposentado mantém uma planta viva dentro de um garrafão fechado há mais de 40 anos, segundo os jornais britânicos "The Sun" e "Daily Mail". O vegetal, plantado dentro do recipiente em 1960, foi regado pela última vez em 1972 - mesmo ano em que uma rolha foi colocada na garrafa e nunca mais foi retirada, disse às publicações o "jardineiro" de 80 anos, David Latimer.

Telescópio faz imagens que revelam como o Sol armazena e libera energia


Um telescópio da agência espacial americana (Nasa) registrou a primeira evidência clara de transferência energética entre o campo magnético do Sol e sua atmosfera, chamada coroa. Até então, esse processo era tema de vários estudos científicos, mas ainda não havia sido observado na prática.

Sonda espacial da Nasa vê luas de Saturno entre os anéis do planeta



Asiáticos e índios vêm de grupo chinês de 40 mil anos, mostra DNA


Os atuais asiáticos e indígenas das Américas são descendentes de um grupo de pessoas que viveu na China há 40 mil anos, segundo análise do DNA de um fóssil cujo estudo foi publicado esta semana nos Estados Unidos.
A análise genética do osso de uma perna descoberto em 2003 em uma caverna em Tianyun, na China, mostrou que os primeiros humanos modernos em Pequim se diferenciavam geneticamente de seus ancestrais, os europeus modernos.

Osso de perna dá indícios sobre origem do homem moderno (Foto: Instituto Max Planck/Divulgação)Fragmentos de osso de perna dão indícios sobre origem do homem 

Cientistas descobrem na África do Sul fóssil de nova espécie de raposa


Paleontólogos que faziam escavações nos arredores de Joanesburgo, descobriram uma espécie fossilizada de uma raposa até hoje desconhecida, que eles esperam que vá ajudar a elucidar a jornada evolutiva dos cães modernos.

Bioluminescência abre novos caminhos na pesquisa científica


Medusa tem bioluminescência que pode ajudar pesquisas (Foto: Getty Images)
Medusa tem bioluminescência que pode ajudar
estudos médicos e científicos

A bioluminescência, processo biológico pelo qual animais como o vaga-lume e a água-viva emitem luz a partir de suas células, já provocou revoluções importantes na ciência, especialmente na área da saúde.
As proteínas da bioluminescência foram usadas como ferramentas na descoberta de novos medicamentos e têm sido aplicadas amplamente na pesquisa biomédica, em que são usadas para estudar os processos biológicos das células vivas.
Mas, agora, muitos cientistas estão tentando aplicar os conceitos dessa "luz natural" em atividades como a melhoria do cultivo de alimentos, a detecção de poluição e até mesmo a iluminação pública.

  Uma das ideias, por exemplo, é desenvolver árvores que emitam luz e, dessa forma, possam ser usadas para iluminar as ruas das cidades.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Telescópio registra 'locais secretos' para abrigar novas estrelas


A imagem da região de Orion revela os locais secretos onde novas estrelas se formam Foto:  / ESO/Divulgação A imagem da região de Orion revela os locais secretos onde novas estrelas se formam

Empresa americana lançará sondas para explorar recursos de asteroides


Empresa lançará sondas para explorar recursos de asteroides (Foto: Divulgação/ Deep Space Industries)   Segundo diretor da empresa, explorar recursos que estão no espaço é a única maneira de assegurar um desenvolvimento espacial sustentável 

A empresa americana Deep Space Industries anunciou na terça-feira (22) que vai lançar, a partir de 2015, uma frota de sondas para pesquisar e explorar os minerais e outros recursos presentes em asteroides que viajam próximos à Terra.

Pesquisadores revelam a verdade por trás do mito do El Dorado


El Dorado (Foto: BBC)
Segundo arqueólogos, El Dorado na verdade era
uma pessoa, não uma cidade 

O sonho de encontrar El Dorado, uma mítica cidade de ouro perdida na selva sul-americana, levou muitos conquistadores a se aventurarem, inutilmente, por florestas e montanhas. Séculos depois, estudos arqueológicos revelam que "O Dourado" não era um lugar, e, sim, uma pessoa.

Nasa faz montagem de fotos do Sol em diferentes comprimentos de onda


Uma montagem divulgada pela agência espacial americana (Nasa) com diferentes imagens e cores do Sol mostra a estrela do nosso sistema sob a ótica de vários comprimentos de onda.
Cada uma dessas técnicas de captação busca destacar aspectos distintos da superfície e da atmosfera solares. Algumas revelam o astro mais amarelo, outras mais alaranjado, e até em tonalidades aparentemente estranhas, como cinza, cor-de-rosa, verde e azul.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Concurso premia melhores vídeos microscópicos


Editora Globo
Nódulo linfático de rato, vídeo que ganhou o Nikon Small World in Motion 

O Small World in Motion é um concurso promovido pela Nikon para premiar vídeos gravados através do microscópio, usando técnicas de Timelapse.
Veja os vídeos:

Em 15 anos, lançaremos sonda para exoplaneta, acredita cientista


Imagem artística mostra diferentes tipos de planetas na Via Láctea detectados pelo Kepler  Foto:  / AP Imagem artística mostra diferentes tipos de planetas na Via Láctea detectados pelo Kepler

Arcos de estrela podem bater contra 'muro' de poeira em até 5 mil anos


A estrela gigante vermelha mais próxima da Terra, chamada Alpha Orionis ou Betelgeuse, pode colidir seus múltiplos arcos de poeira em forma de escudo contra um "muro" também de poeira espacial nos próximos 5 mil anos, segundo a Agência Espacial Europeia (ESA). Já o astro bateria contra essa barra 12.500 anos depois.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Cientista quer barriga de aluguel para clonar homem de Neandertal


Terra 'foi atingida por explosão de raios gama na Idade Média'


  Explosão teria sido resultado da fusão de dois buracos negros ou estrelas de nêutrons em nossa galáxia (Foto: Nasa/BBC)
   Explosão teria sido resultado da fusão de dois
   buracos negros ou estrelas de nêutrons em nossa galáxia

Uma explosão de raios gama, a mais poderosa explosão conhecida no Universo, pode ter atingido a Terra no século 8. Em 2012, pesquisadores encontraram evidências de que o nosso planeta foi atingido por uma súbita onda de radiação durante a Idade Média, mas ainda não havia clareza sobre que tipo de evento cósmico pudesse ter sido sua causa.
Agora, um estudo sugere que a explosão teria sido resultado da fusão de dois buracos negros ou estrelas de nêutrons em nossa galáxia. Esta colisão teria gerado e arremessado para fora uma grande quantidade de energia. A pesquisa foi publicada no "Monthly Notices of the Royal Astronomical Society".

Sonda da Nasa encontra evidências de antigo lago subterrâneo em Marte



Uma sonda da Agência espacial americana (Nasa) que orbita Marte encontrou evidências da existência de um antigo lago de cratera alimentado por águas subterrâneas, o que respalda as teorias de que o planeta vermelho pode ter abrigado vida, de acordo com informações publicadas neste domingo (20) na revista "Nature Geoscience".

domingo, 20 de janeiro de 2013

Os 10 lugares mais misteriosos do mundo

Muitos acreditam que coisas sobrenaturais têm acontecido em várias partes do mundo há séculos. Esses fenômenos inexplicáveis parecem não ter preferência por algum tipo de local geográfico ou construção. Eles já se manifestaram em casas habitadas por gente comum, em regiões geográficas com belas paisagens, em castelos de príncipes ou até mesmo em galpões militares que supostamente esconderiam segredos de outro planeta.
A história da civilização é repleta de lugares naturais ou construídos pelo homem nos quais muita gente acredita que coisas estranhas acontecem. Coisas como manifestações demoníacas, contatos com extraterrestres ou até mesmo aparições de monstros pré-históricos. Apesar das evidências e de pesquisas científicas já terem desmistificados todos eles, há pessoas que creem que eventos muito estranhos ainda ocorrem nesses locais.
Por conta disso resolvemos dar uma pesquisada para identificar quais são os lugares mais misteriosos sobre a face da Terra. Veja a seguir;

Segundo homem na Lua, Buzz Aldrin completa 83 anos


À esquerda, Buzz Aldrin em uma das mais conhecidas fotos da exploração espacial. A outra imagem também foi feita durante a missão Apollo 11. Aldrin faz 83 anos neste domingo Foto: Nasa / Divulgação À esquerda, Buzz Aldrin em uma das mais conhecidas fotos da exploração espacial. A outra imagem também foi feita durante a missão Apollo 11. Aldrin faz 83 anos neste domingo