quinta-feira, 7 de março de 2013

terça-feira, 5 de março de 2013

Fóssil de camelo gigante que viveu no Ártico é descoberto no Canadá


Ilustração como seriam os camelos gigantes Foto: EFE
Ilustração como seriam os camelos gigantes

Telescópio gravitacional cria miragem de galáxia distante

Telescópio registrou galáxia cuja forma aparente lembra um alien do clássico jogo Foto: NASA & ESA / Divulgação

Maior telescópio espacial do mundo será aposentado em breve


O Herschel é um observatório espacial capaz de cobrir a faixa do infravermelho Foto: ESA - C. Carreau / Divulgação
O Herschel é um observatório espacial capaz de cobrir a faixa do infravermelho  

Satélite da Nasa mostra redemoinho de sedimentos formado por ciclone


Uma imagem feita pelo satélite Aqua, da agência espacial americana (Nasa), mostra os efeitos do ciclone Rusty sobre o Oceano Índico.

Pesquisa de carbono promete mudar teoria sobre origem da vida na Terra


Uma equipe internacional de cientistas divulgou na segunda-feira (4) os primeiros resultados de um amplo programa de pesquisa que será feito ao longo de dez anos sobre o carbono, o que pode mudar as atuais teorias sobre a origem da vida na Terra ou a busca de soluções para as mudanças climáticas globais.

Planeta Vênus é visto através de Saturno por sonda espacial da Nasa


O planeta Vênus, considerado pelos astrônomos o "irmão gêmeo" da Terra – pelo tamanho, massa, composição e órbita dos dois –, pôde ser visto através dos anéis de Saturno pela sonda espacial Cassini, da Nasa.

Cientistas dizem ter identificado 'nascimento' de planeta gigante


Pesquisadores utilizaram um telescópio do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) para fazer o que pode ser a primeira observação direta do "nascimento" de um planeta. Segundo os cientistas, um disco de gás e poeira próximo a uma estrela jovem, chamada HD100546, pode estar envolvendo o planeta gigante que está em formação.
Se confirmada, a descoberta vai ajudar a entender melhor a formação de planetas, dizem os pesquisadores. A estrela HD100546 está a 335 anos-luz de distância da Terra, e o planeta em formação possivelmente é um gigante gasoso similar à Júpiter, segundo dados do ESO.

Concepção artística mostra a formação de planeta gigante dentro do disco de poeira circulando ao redor da estrela (Foto: Divulgação/L. Calçada/ESO)Concepção artística mostra planeta em formação envolto por disco de poeira e gás

Cápsula espacial Dragon chega à ISS com 550 quilos de provisões


A cápsula não tripulada Dragon, propriedade da empresa americana SpaceX, acoplou-se no domingo (3) à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) levando 550 quilos de provisões. O equipamento concluiu a viagem após superar um problema com seus propulsores, o que provocou um atraso de um dia na chegada.

Concurso britânico premia melhores fotos de bosques e jardins do mundo


  Uma foto feita no estado americano do Oregon, por Dennis Frates, ganhou a edição 2013 da competição International Garden Photographer, dedicada a imagens de bosques, jardins, plantas e flores.

Uma imagem feita no Estado americano do Oregon por Dennis Frates foi a vencedora da edição 2013 da competição International Garden Photographer. A foto foi feita no Parque Nacional Crater Lake e, para os juízes do concurso, 'a composição é maravilhosamente equilibrada' (Foto: Dennis Frates )Imagem ganhadora do concurso foi considerada 'maravilhosamente equilibrada'