sábado, 15 de setembro de 2012

Fóssil de marsupial gigante pré-histórico é encontrado na Austrália


Esqueleto fossilizado foi descoberto por um trabalhador em uma fazenda situada a 10h de Darwin. Foto: EFEEsqueleto fossilizado foi descoberto por um trabalhador em uma fazenda situada a 10h de Darwin
Os restos fossilizados de um diprotodonte, um marsupial gigante do tamanho de um rinoceronte que habitou a Terra na era do Pleistoceno, foram encontrados no norte da Austrália.

Astrônomos descobrem planetas que teriam céu mais estrelado


Cinzas do astronauta Neil Armstrong são sepultadas no mar


Cinzas de Neil Armstrong foram enterradas no mar (Foto: Nasa/Bill Ingalls)Cinzas de Neil Armstrong foram enterradas no mar 

As cinzas do astronauta norte-americano Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, foram sepultadas no mar em uma cerimônia realizada nesta sexta-feira (14). Ele morreu no dia 25 de agosto, aos 82 anos, depois de enfrentar complicações em uma cirurgia cardíaca.
A cerimônia foi feita a bordo do navio USS Philippine Sea, da Marinha dos Estados Unidos. Antes de se juntar ao programa espacial, Armstrong foi piloto da Marinha, e chegou a lutar na Guerra da Coreia, travada entre 1950 e 1953.
O astronauta recebeu várias homenagens nos Estados Unidos antes dessa despedida final. Na quinta, houve um tributo a ele na catedral da capital Washington. Em 31 de agosto, amigos e parentes tinham se despedido dele em uma cerimônia fechada em Cincinnati, cidade onde ele vivia.
Armstrong escreveu seu nome na história em 20 de julho de 1969, quando a missão Apollo 11, que ele comandava, pousou na Lua. Ele foi o primeiro a pisar na superfície, seguido por Buzz Aldrin – Michael Collins, o outro integrante da missão, não chegou a descer.

Veja as fotos

Fotos do Memorial


quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Astronauta Neil Armstrong recebe tributo na Catedral de Washington


O astronauta Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, que morreu aos 82 anos no dia 25 de agosto, recebeu uma homenagem da agência espacial americana (Nasa) nesta quinta-feira (13), na Catedral Nacional de Washington.

Agência Espacial Europeia vai criar radar para detectar lixo espacial

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) informou nesta quinta-feira (13) que vai construir um radar experimental para detectar fragmentos de resíduos espaciais, o que facilitará que satélites desviem deles.

O projeto "permitirá provar e validar novas técnicas para monitorar a posição dos fragmentos de lixo espacial", indicou em comunicado o responsável do programa preparatório da ESA para conhecimento do meio espacial, Nicolas Bobrinsky.
A rápida detecção e o monitoração dos fragmentos de lixo espacial vão permitir avaliar os riscos de impacto com satélites e alertar a tempo os operadores para que realizem manobras de evasão, acrescentou a ESA.
O novo radar, que contará com dois centros nos arredores de Paris, terá um custo de quase R$ 10,5 milhões e será construído pelo centro de pesquisa francês Onera, junto com outros cinco sócios industriais da Espanha, França e Suíça.

Mapa mostra quantidade de lixo espacial na órbita terrestre. (Foto: Nasa / AP Photo)Ilustração mostra imensa quantidade de lixo espacial na órbita terrestre 

Curiosity encerra testes e está pronto para seguir viagem por Marte


O jipe-robô Curiosity deve concluir nesta quinta-feira (13) uma verificação de instrumentos exaustiva e que durou várias semanas, abrindo caminho ao seu primeiro longo percurso para determinar se Marte já teve condições de abrigar vida, disseram oficiais da Nasa.

Asteroide 'perigoso' vai passar perto da Terra na noite desta quinta-feira


Asteroide (Foto: Remanzacco Observatory/Divulgação)
Asteroide é o ponto no centro da imagem

Um asteroide potencialmente perigoso, do tamanho de um prédio de 14 andares, vai passar "perto" da Terra por volta das 20 horas (horário de Brasília) desta quinta-feira (13).
Apesar de a distância ser considerada pequena em termos espaciais, o objeto fica a 2,8 milhões de quilômetros do nosso planeta – 7,5 vezes o espaço daqui até a Lua.
Já o termo "potencialmente perigoso" refere-se ao fato de que o asteroide poderia colidir com a Terra em um futuro distante.

Chamado de 2012 QG42, esse corpo celeste tem entre 190 e 430 metros de diâmetro e foi descoberto no dia 26 de agosto, pelo programa de monitoramento Catalina Sky Survey, no Arizona, EUA.
O site Slooh.com deve fazer uma transmissão ao vivo nesta noite, aberta para o público por computador e celulares iPhone e Android.
No dia 16 de junho, outro asteroide recém-descoberto – chamado 2012 LZ1 – passou próximo à Terra.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Cientistas encontram restos de mamute que podem ter células vivas



Buraco negro na Via Láctea ameaça 'engolir' estrela e planetas, diz estudo


Buraco negro (Foto: Divulgação/BBC)
Estrela é atraída por buraco negro no centro da Via
Láctea, diz estudo nos EUA


Uma jovem estrela e a nuvem de poeira cósmica a partir da qual seriam formados planetas ao seu redor estão sendo atraídos para um enorme buraco negro localizado no centro da nossa galáxia, segundo pesquisadores do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, em Cambridge, nos EUA.

Telescópio mostra imagem de 'vassoura de bruxa' em nebulosa


Telescópio do ESO captou nebulosa que lembra 'vassoura de bruxa' (Foto: ESO)Telescópio do ESO captou nebulosa que lembra 'vassoura de bruxa' 

O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) publicou nesta quarta-feira (12) uma nova imagem de uma nebulosa que, segundo os próprios astrônomos definem, lembra uma “vassoura de bruxa”.

O conjunto registrado na imagem é conhecido como Nebulosa do Lápis. Ela recebeu esse nome porque antes só era possível ver a parte mais brilhante, entre a camada azul e a vermelha, e essa faixa realmente lembra um lápis.
A nova imagem feita pelo telescópio do ESO no Chile revelou mais detalhes da estrutura, mostrando o formato da vassoura de bruxa.
Os filamentos mais brilhantes são o resultado de uma explosão de supernova, que ocorre quando uma estrela morre. O material expelido passa por nuvens de gás cósmico. A parte em azul representa a área com gás mais quente, enquanto o gás mais frio aparece em vermelho.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Novo recorde de teletransporte quântico



O experimento, realizado entre dois observatórios astronômicos, dependeu de estritas condições ambientais para que pudesse ser realizado sem interferências

Minerais-base do Pacífico reforçam teoria de que Marte tinha menos água


Um estudo de rochas provenientes do atol de Mururoa, na Polinésia Francesa, usado como local de testes atômicos, indica que os primórdios de Marte não eram tão quentes e úmidos como alguns argumentam.

Simulação por computador indica que pode haver vida em vários outros planetas


Estudo desafia teoria da 'zona habitável' (Foto: BBC)
Estudo desafia teoria da 'zona habitável'
Cientistas escoceses desenvolveram um simulador para identificar planetas onde há condições para a existência de vida. O sistema poderá indicar a existência de diversos planetas habitáveis em sistemas solares distantes.

Pesquisa encontra acampamento romano mais antigo da Alemanha

Arqueólogos alemães apresentaram nesta segunda-feira (10) na cidade de Hermeskeil, no oeste do país, vestígios do que é considerado o mais antigo acampamento militar romano já encontrado até hoje no território da antiga Germânia.

Astronauta faz autorretrato durante caminhada espacial



Nasa remove tampa de câmera do Curiosity e Marte é visto em detalhes