sábado, 22 de junho de 2013

Superlua aparece na madrugada deste sábado para domingo



A superlua, um dos principais eventos astronômicos de 2013, poderá ser visto no céu na noite de sábado (22) para domingo (23). O fenômeno é o momento no qual a Lua chega ao seu ponto mais próximo da Terra e se torna muito maior aos olhos dos observadores. Mas o satélite não estará apenas 30% maior que o normal, estará também 14% mais brilhante.
Outro destaque que tornará este acontecimento ainda mais especial é que, além de ser a menor distância entre a Lua e a Terra (356.991 km), a data marcará o ápice da Lua cheia do mês de junho, lembraram os astrônomos do site EarthSky. E é bom marcar na agenda, pois este acontecimento astronômico só deve se repetir no dia 10 de agosto de 2014.

ESO divulga impressionante imagem de nebulosa localizada a 3.300 anos-luz

A imagem é intrigante, o que seria afinal esta mancha verde no espaço?
O objeto capturado pelo telescópio Very Large Teslescope do ESO (Observatório Europeu do Sul), no Chile, trata-se de uma nebulosa planetária verde brilhante, IC 1295.
A nebulosa rodeia uma estrela fraca e que está morrendo, localizada a cerca de 3.300 anos luz de distância, na constelação do Escudo. Está imagem é a mais detalhada deste objeto.
Depois que estrelas do tamanho do Sol começam a morrer elas terminam suas vidas como anãs brancas. Durante milhares de anos, esses objetos ficam cercados por nuvens coloridas e brilhantes de gás ionizado, conhecido como nebulosa planetária. As bolhas são feitas de gás, que brilham devido à intensa radiação ultravioleta emitida pela estrela que está envelhecendo.

Exposição em Londres explora imagens históricas do universo

A mostra "Visões do Universo", no Museu Nacional Marítimo de Londres, exibe mais de cem imagens do espaço, explorando o desenvolvimento da fotografia com telescópios e a compreensão de nosso lugar no universo.
 Nossa Lua, normalmente prateada, é vista como um arco-íris em um mapa topográfico. Aqui, as cores selecionadas artificialmente foram usadas para revelar a altura da paisagem nos lados mais distantes e mais próximos da Lua. Branco, vermelho e amarelo indicam terrenos mais altos, azul e roxo mostram as terras baixas (Foto: Nasa/GSFC/DLR/Arizona State University) Nossa Lua, normalmente prateada, é vista como um arco-íris em um mapa topográfico. Aqui, as cores selecionadas artificialmente foram usadas para revelar a altura da paisagem nos lados mais distantes e mais próximos da Lua. Branco, vermelho e amarelo indicam terrenos mais altos, azul e roxo mostram as terras baixas