sábado, 28 de junho de 2014

Nasa lança balão com protótipo de sistema de pouso para missões a Marte

Imagem divulgada pela Nasa neste sábado (28) mostra o lançamento de um balão de alta altitude carregando um veículo em forma de disco para testar tecnologia para pousos em Marte
 
Um balão de hélio carregando uma nave experimental da Nasa em forma de disco foi lançado de uma instalação da Marinha dos Estados Unidos em Kauai, no Havaí, neste sábado (28), para testar sistemas de pouso para futuras missões a Marte.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Será que estamos à beira de encontrar matéria escura? Simulações de como o universo cresceu revelam "halos", que pode conter o material elusivo

 A nova simulação pode revelar como as galáxias e matéria escura formada no início do universo.  Aqui, o gás na Águia Simulação mostra bolhas quentes (cores vermelho) que cercam grandes galáxias, conectados por filamentos mais frios (cores azul e verde).  As inserções mostram a distribuição de gás, estrelas e matéria escura
A nova simulação pode revelar como as galáxias e a matéria escura foram formadas no início do universo. Aqui, o gás mostra bolhas quentes (cores vermelho) que cercam grandes galáxias, conectados por filamentos mais frios (cores azul e verde). As inserções mostram a distribuição de gás, estrelas e matéria escura.


Os astrônomos estão mais perto do que nunca de resolver um dos maiores mistérios do universo.
A busca por matéria negra deu mais um passo para a frente graças a novas simulações de um supercomputador que mostram como o nosso "universo local" cresceu a partir do Big Bang 13.798 bilhões de anos atrás, até os dias atuais.

Nasa descobre que atmosfera do Sol é maior do que se pensava, com mais de 8 milhões de quilômetros


Com seus grandes campos magnéticos, suas erupções solares e seu constante movimento, os pesquisadores sempre souberam que o Sol possuía um ambiente grande ao seu redor e extremamente ativo.

Cápsula Órion, da Nasa, que vai levar o homem ao planeta vermelho passa os primeiros testes de paraquedas

Touchdown!  A versão de teste do Orion da NASA toca baixo no deserto do Arizona após o seu teste de pára-quedas mais complicado até o momento.
 
A nave que levará o homem a Marte passou seus primeiros testes de paraquedas.
Orion da NASA aterrou suavemente usando seus paraquedas depois de ser empurrado para fora de um avião militar em 35.000 pés.
Espera-se que a nave leve astronautas a um asteroide em 2018, antes de, eventualmente, ajudar o homem a aterrissar Marte.

Einstein estava errado o tempo todo? Controversa teoria sugere que a velocidade da luz é mais lenta do que se pensa

O estudo foi conduzido pelo físico baseado em Baltimore James Franson que olhou por que as partículas de luz da supernova SN 1987A (foto), que explodiram em 1987, chegou 4,7 horas mais tarde do que o esperado
O estudo foi conduzido pelo físico Baltimore James Franson,  que  olhou as partículas de luz da supernova SN 1987A (foto), que explodiram em 1987, chegou 4,7 horas mais tarde do que o esperado.

Astrônomo amador captura imagens incríveis de atividade solar de seu quintal



Astrônomo amador holandês Ivar Kooren capturou imagens incríveis do sol (foto) a partir de seu próprio jardim de volta usando o equipamento fora de prateleira. As imagens incluem rajadas de chamas - conhecidos como proeminências - bruxuleantes da superfície sóis

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Planeta descoberto tem as mesmas características da Terra, possuindo grandes chances de abrigar vida




Pesquisadores revelaram que um planeta, descoberto há alguns anos, tem ótimas condições e possibilidades de sustentar a vida humana. E o melhor é que está a “apenas” 16 anos-luz da Terra.
Chamado Gliese 832c, é uma "super-Terra", pois tem pelo menos 5 vezes a massa de nosso planeta. Os astrônomos afirmam que pode ser a descoberta mais próxima, em termos de condições favoráveis, que tivemos sobre a vida em outros planetas.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Variações no Hemisfério Ocidental pode estar dando indícios do início da inversão do campo magnético da Terra



O campo magnético da Terra é um escudo protetor da radiação cósmica, mas também é um mistério, pois os cientistas não sabem ao certo porque ele se move e como ocorrem as mudanças na sua intensidade.

Cassini celebra 10 anos de exploração de Saturno


Em 30 de junho, a missão Cassini vai comemorar 10 anos de exploração do planeta, seus anéis e luas.
A sonda Cassini, levando a sonda Huygens da Agência Espacial Europeia, chegou ao sistema de Saturno em 30 de junho de 2004, para uma missão primária de quatro anos. Desde 2008, a Nasa concedeu a missão três extensões, permitindo aos cientistas uma oportunidade sem precedentes para observar mudanças sazonais como o planeta e sua comitiva completou um terço de seus quase 30 anos de longa caminhada ao redor do sol.

Borboletas-monarca usam bússola própria em migração de longa distância


As borboletas-monarca norte-americanas usam o sol e o campo magnético da Terra como ferramentas de navegação para sua famosa migração de longa distância, afirmaram cientistas.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Pediatras americanos recomendam ler para bebês desde seu nascimento

  Pais devem ler para estimular aquisição da linguagem e habilidades de comunicação, segundo Associação Americana de Pediatria (Foto: B. Boissonnet/BSIP)

A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomendou, nesta terça-feira (24), que os pais leiam para seus filhos do nascimento até pelo menos os três anos para estimular a aquisição da linguagem e outras capacidades comunicativas.

Cientistas detectam estrela do tamanho da terra, que pode ser constituída de diamante


Uma estrela identificada por um grupo de astrônomos pode ser a anã branca mais fria e com brilho mais fraco já identificada. A temperatura estimada do astro - de cerca de 2,7 mil ºC - determina que o carbono que o compõe tenha provavelmente cristalizado, o que faria dele um grande diamante, do tamanho da Terra.

Robô Curiosity completa um ano marciano

Mars Curiosity Rover da NASA

Mars rover Curiosity da NASA vai completar um ano marciano - 687 dias - em 24 de junho, depois de ter conseguido principal objetivo da missão de determinar se Marte condições ambientais, uma vez oferecidos favoráveis ​​para a vida microbiana.

Bactérias versus antibióticos: uma luta constante


Face à utilização massiva de antibióticos, as bactérias tornaram-se mais resistentes o que, em consequência, diminui, significativamente, a eficácia dos próprios antibióticos.
Todos os anos, a resistência aos antibióticos mata 25 mil pessoas na Europa. É, particularmente, nos hospitais que as bactérias resistentes proliferam. Há médicos que temem chegar a um ponto em que não haja tratamento para os pacientes.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Micróbios devoram plástico e ajudam a reduzir lixo marinho, diz estudo

Micróbios ajudam na despoluição dos oceanos (Foto: HO/University of Western Australia/AFP)
A imagem tratada mostra bactérias (em rosa) em cima do plástico (amarelo). Cientistas descobriram que micróbios estariam ajudando no processo de limpeza dos oceanos

Micróbios podem estar contribuindo para reduzir a quantidade de lixo no mar "comendo" o plástico que contamina as águas do planeta, de acordo com uma pesquisa conduzida por oceanógrafos da University of Western Austrália.

Pesquisa aproxima cientistas do nascimento do cosmos

 
 
O universo é ainda um grande mistério. Mas cientistas europeus, que comprovaram a existência da "partícula de Deus", trabalham para descobrir a composição de 25% do cosmos no Grande Colisor de Hádrons do centro Cern.

domingo, 22 de junho de 2014

Fragmento misterioso encontrado flutuando nos mares de Titã


A mancha brilhante (direita, círculo) em um dos mares de metano do norte de Titã, mostrada como áreas escuras, apareceu uma imagem sonda. A mancha desapareceu por 16 julho de 2013 e não era visível em imagens anteriores ( esquerda). Algo está brincando de esconde-esconde em um dos mares de metano em Titã, a maior das luas de Saturno. Novas imagens de radar da sonda Cassini mostram uma mancha brilhante, cerca de 20 km de lado, aparecer perto da costa - e depois desaparecem.
Cientistas planetários pensar que o defeito mistério pode ser ondas geradas pelo vento, bolhas dos depósitos profundos ou fendas flutuantes a partir do leito oceânico.