quarta-feira, 25 de junho de 2014

Cassini celebra 10 anos de exploração de Saturno


Em 30 de junho, a missão Cassini vai comemorar 10 anos de exploração do planeta, seus anéis e luas.
A sonda Cassini, levando a sonda Huygens da Agência Espacial Europeia, chegou ao sistema de Saturno em 30 de junho de 2004, para uma missão primária de quatro anos. Desde 2008, a Nasa concedeu a missão três extensões, permitindo aos cientistas uma oportunidade sem precedentes para observar mudanças sazonais como o planeta e sua comitiva completou um terço de seus quase 30 anos de longa caminhada ao redor do sol.

"Ter, uma nave espacial de longa duração saudável em Saturno nos proporcionou uma oportunidade preciosa", disse Linda Spilker, cientista do projeto Cassini no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia. "Por ter uma década, com a Cassini, temos tido o privilégio de testemunhar eventos nunca antes visto que estão mudando nossa compreensão de como formar sistemas planetários e que condições podem levar a habitats para a vida."
Depois de 10 anos em Saturno, a sonda fiel tem vigas de volta à Terra centenas de gigabytes de dados científicos, permitindo a publicação de mais de 3.000 relatórios científicos. Representando apenas uma amostragem, 10 das principais realizações e descobertas da Cassini são:

- A sonda Huygens faz primeiro pouso na lua no sistema solar exterior (Titan)

- Descoberta de, plumas geladas ativo no lua de Saturno Enceladus

- Os anéis de Saturno revelou como ativo e dinâmico - um laboratório de como os planetas se formam

- Titan revelado como um mundo parecido com a Terra, com chuva, rios, lagos e mares

- Estudos de grande tempestade do norte de 2010-2011 de Saturno

- Estudos revelam padrões de ondas de rádio não estão vinculados a rotação interior de Saturno, como se pensava anteriormente

- estruturas verticais nos anéis fotografada pela primeira vez

- Estudo da química prebiótica em Titã

- Mistério da superfície dupla, claro-escuro da lua Iapetus resolvido

Primeira visão completa do hexágono polar norte e descoberta de furacões gigantes em ambos os pólos de Saturno -
"É incrivelmente difícil resumir 10 anos extraordinários de descoberta em uma pequena lista, mas é um exercício interessante para pensar sobre o que a missão será mais lembrado por muitos anos no futuro", disse Spilker.
Enquanto Cassini foi originalmente aprovado para um estudo do sistema de Saturno de quatro anos, os engenheiros e cientistas do projeto tinha grandes esperanças de que a missão pode transportar no tempo, e projetou o sistema para a resistência. A sonda tem sido notavelmente livre de problemas, e do ponto de vista da engenharia, o principal fator limitante para a vida da Cassini agora é quanto propulsor é deixado em seus tanques. A missão deve muito de sua longevidade à pilotagem hábil e eficiente por equipes de navegação e operações da missão.
"Nossa equipe fez um trabalho fantástico otimizando trajetórias para salvar propulsor, e aprendemos a operar a espaçonave para tirar o máximo proveito dela que possivelmente pode", disse Earl Milho,
gerente do projeto Cassini no JPL. "Estamos orgulhosos de celebrar uma década de explorar Saturno, e estamos ansiosos para muitas descobertas ainda para vir."

Fonte: Nasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário