sexta-feira, 15 de março de 2013

Mostra retrata beleza e mazelas de Terra 'em movimento'


Exposição no palácio de Somerset House, em Londres, apresenta o trabalho de mais de 70 fotógrafos com suas percepções sobre a Terra em mutação (Foto: Edward Burtynsky/Courtesy of Nicholas Metivier Gallery, Toronto/Flowers, London)Fotógrafo canadense Edward Burtynsky viaja o mundo observando mudanças nas paisagens em decorrência da industrialização e manufatura

Uma exposição de fotos de paisagens no palácio de Somerset House, em Londres, apresenta o trabalho de mais de 70 fotógrafos com suas percepções sobre o planeta em mutação.

Escavação ferroviária encontra 13 corpos em vala comum medieval


Vala comum de corpos da Idade Média foi encontrada em escavação de túnel em Londres (Foto: Crossrail/AFP)
   Vala comum de corpos da Idade Média foi achada em escavação de túnel em Londres 

Ancoradouro romano é descoberto por acidente em Lisboa


Um ancoradouro romano que permaneceu em uso pelo menos até o século 4 foi descoberto por acidente em Lisboa durante as obras para construção de um estacionamento subterrâneo.
O sítio arqueológico foi encontrado em janeiro, a cerca de 150 metros da atual margem do Rio Tejo, na Praça D. Luís 1°, no centro da capital portuguesa.
Segundo o arqueólogo Alexandre Sarrazola, responsável pelo sítio, a descoberta ajuda a explicar a importância no Império Romano de Olissipo – como Lisboa era chamada na época romana.

Foto geral do sítio arqueológico em Lisboa (Foto: Jair Rattner/BBC Brasil)Vista geral do sítio arqueológico português onde foram achados itens romanos 

Pesquisa mostra que aves primitivas tinham quatro asas ao invés de duas


Ilustração mostra como seria pássaro primitivo do gênero 'Sapeornis' (Foto: Divulgação/Universidade do Kansas)
Ilustração mostra como seria pássaro primitivo do gênero 'Sapeornis'

Agências da Europa e Rússia fazem acordo para enviar missões a Marte


Marte1 (Foto: Nasa)
Imagem divulgada pela Nasa mostra Marte, que deve receber duas novas missões espaciais até 2018 

quinta-feira, 14 de março de 2013

Albert Einstein nascia há 134 anos na Alemanha


Com a descoberta da lei do efeito fotoelétrico Einstein recebeu seu Prêmio Nobel, considerado tardio, em 1921 Foto: AFP

Com a descoberta da lei do efeito fotoelétrico Einstein recebeu seu Prêmio Nobel, considerado tardio, em 1921

Veja o álbum de fotos do Albert Einstein na página do Atualidade Ciência
  

Há 134 anos, nascia em Ulm, na Alemanha, um dos maiores cientistas de todos os tempos, o físico Albert Einstein. Eleito pela Physics World como o maior físico de todos, Einstein foi o pai da teoria da relatividade, ajudou a provar a existência do átomo, explicou o efeito fotoelétrico, previu a energia escura, explicou a gravidade entre tantos outros feitos.

Análise indica 'fortemente' que nova partícula é o bóson de Higgs, diz Cern

Uma análise de traços de uma partícula elementar descoberta no Grande Colisor de Hádrons (LHC) no semestre passado indica "fortemente" que se trata do tão esperado bóson de Higgs, conhecido como "partícula de Deus", informou nesta quinta-feira (14) o Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francês).

Estudo mostra que fóssil de baleia azul achado em Iguape tem 2 mil anos


Ossos da baleia continuam na Unesp em São Vicente (Foto: Mariane Rossi/G1)Ossos da baleia continuam na Unesp em São Vicente 

Japão consegue extrair gás a partir de hidrato de metano pela 1ª vez


Cientistas japoneses conseguiram nesta terça-feira (12), pela primeira vez, extrair do fundo do mar um gás a partir de hidrato de metano, fonte de energia que poderia salvar o país da deficiência energética.

Megaobservatório é inaugurado a 5 mil metros de altitude nos Andes


Foi inaugurado nesta quarta-feira (13) um novo observatório astronômico sobre o longínquo platô de Chajnantor, a 5 mil metros de altitude, na Cordilheira dos Andes chilena.
Batizado de Alma (sigla em que significa  “grande conjunto milimétrico/submilimétrico do Atacama ) o projeto é resultado de quase três décadas de planejamento, discussões e negociações. A um custo de US$ 1,4 bilhão, é o maior projeto astronômico já executado em terra – em volume de investimento, só perde para telescópios que funcionam no espaço. Ao todo, são 20 os países envolvidos, entre eles o Brasil, em menor proporção (veja a situação brasileira abaixo, e o Chile, que oferece seu território como sede do empreendimento.

Antenas com peso de 100 toneladas podem se deslocar sobre o platô de Chajnantor (Foto: Dennis Barbosa/G1)Antenas com peso de 100 toneladas podem se deslocar sobre o platô de Chajnantor

quarta-feira, 13 de março de 2013

Cérebro dos neandertais tinha menos espaço para relação social, diz estudo


Crânio de homem de Neanderthal, do período Paleolítoco, achado na França em 1908 e exposto em Milão (Foto: Leemage/Arquivo AFP)Crânio de homem de Neanderthal, do período Paleolítico, achado na França em 1908 e exposto atualmente no Museu de História Natural de Milão, na Itália; fóssil não foi usado no estudo

O homem de Neandertal tinha um cérebro de tamanho similar ao do ser humano moderno, mas sua estrutura cerebral dedicava uma maior parte à visão, em detrimento de funções ligadas, por exemplo, às relações sociais, segundo um estudo britânico que será publicado nesta quarta-feira (13) na revista "Proceedings B", da Real Sociedade de Londres.

Cometa Pan-Starrs é visto cruzando o céu dos EUA


O cometa Pan-Starrs, que este mês cruza o céu em direção ao Hemisfério Norte, mas ainda pode ser visto no Sul, foi registrado passando por cima do Cassino Stratosphere, em Las Vegas, nos EUA, na noite desta terça-feira (12).
Na mesma imagem, é possível ver também a Lua Crescente.

Cometa Pan-Starrs cruza o céu de Las Vegas, Nevada, na terça (Foto: Ethan Miller/Getty Images/AFP)Cometa Pan-Starrs cruza o céu de Las Vegas, Nevada, nesta terça-feira

Marte pode ter tido condições para vida no passado, afirma Nasa

A agência espacial americana (Nasa) divulgou nesta quarta-feira (20) uma imagem da primeira amostra de rocha pulverizada pelo robô Curiosity em Marte. O pó vai ser analisado pelo robô, que usou sua broca para perfurar pedras do planeta vermelho no início  (Foto: Nasa/Reuters)Imagem de amostra de rocha pulverizada pelo robô Curiosity em Marte


A análise de uma amostra de rocha pelo robô Curiosity encontrou evidências de que Marte pode ter sido ambiente propício para a vida microbiana em eras passadas, afirmou a agência espacial americana (Nasa).

Sonda capta fotos do Sol bloqueado parcialmente pela Terra e pela Lua

Visão do Sol parcialmente coberto pela Terra foi feita nesta segunda às 3h20 de Brasília (Foto: Nasa/SDO)Visão do Sol parcialmente coberto pela Terra foi feita nesta segunda às 3h20 de Brasília

A sonda espacial Solar Dynamics Observatory (SDO), lançada pela Nasa em 2010 para estudar fenômenos do Sol capazes de interferir na Terra, entrou em sua primeira "temporada" de eclipses do ano.