sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Bebê de 9 meses foi salvo com injeção de células que comportaram-se como fígado 


O fígado do garoto que já havia parado voltou a funcionar normalmente após a injeção com as células.
Um bebê de apenas 9 meses do leste de Londres sofreu com um grave problema: seu fígado parou de funcionar. Os médicos não quiserem substituir o órgão em um transplante. A inovação vem do Hospital King College através de uma ação pioneira. Os médicos injetaram na barriga do pequeno Iyaad Syed algumas células que foram retiradas do fígado do doador. Apesar da disponibilidade de um doador com fígado saudável, os médicos preferiram arriscar.
O resultado foi surpreendente, as células começaram a se comportar como uma espécie de “fígado temporário”, eliminando toxinas e produzindo algumas proteínas que são necessárias a sobrevivência. Isso permitiu que o fígado já paralisado pudesse ficar em repouso e lentamente voltar as suas funções normais. Em apenas duas semanas o órgão começou a funcionar plenamente.
A falência do fígado ocorreu por uma infestação grave de vírus, que só foi percebida pelos pais quando o bebê estava com muitas dores e olhos extremamente amarelados. As células injetadas foram revestidas por uma proteção especial para não serem atacadas pelo sistema imunológico, mas o hospital não quis revelar no que consiste esse envelopamento celular, afirmando apenas que este é o primeiro procedimento realizado no mundo em que células do órgão do doador são injetadas, evitando a realização de um transplante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário