quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A Grande Pirâmide de Gizé terá suas portas secretas abertas 

 Depois de duas décadas de tentativas fracassadas, investigadores irão revelar o que está por trás das portas secretas da pirâmide mais magnífica do Egito

Após a exploração no mausoléu faraônico de 4,5 mil anos por um robô, novas revelações sobre o grande mistério são esperadas. A Grande Pirâmide de Gizé foi construída para o faraó Quéops, também conhecida como Khufu, é uma das maiores maravilhas do mundo antigo. O monumento é a maior de uma família de três pirâmides no planalto de Gizé, nos arredores de Cairo, e boatos espalham a idéia de ter passagens secretas levando a câmaras secretas.
Os arqueólogos estão muito tempo intrigados por terem encontrado quatro eixos estreitos e profundos no interior da pirâmide. Os eixos estendem-se desde a parte superior até a inferior, um no lado sul e um no lado norte na chamada "Câmara da Rainha" e desaparecem dentro das estruturas. Acredita-se que são passagens para a alma do faraó na sua busca da vida após a morte. Estes eixos permaneceram inexplorados até 1993, quando o engenheiro alemão Rudolf Gantenbrink enviou um robô para o eixo sul. Depois de uma escalada de 213 metros do centro da pirâmide, o robô parou na frente a uma laje misteriosa de calcário adornada com dois pinos de cobre.
Nove anos depois, o eixo sul foi explorado ao vivo na televisão. O mundo parou, mas o robô, ao empurrar uma câmara, apenas revelou o que parecia ser outra porta. No dia seguinte, o robô foi enviado para o eixo norte. Após navegar por várias curvas acentuadas, o robô chegou à laje de pedra calcária, também adornada com pinos de cobre.
A missão arqueológica
O robô, projetado por Rob Richardson da Universidade de Leeds, foi capaz de penetrar em lugares jamais conhecidos. Ao contrário de expedições anteriores, em que imagens da câmera só retratam a frente, a câmera era pequena o suficiente para passar em um pequeno buraco em uma porta de pedra no final do túnel.
Esta tecnologia ofereceu aos pesquisadores uma visão mais clara além da câmara - que não tinha sido vista por olhos humanos, desde a construção da pirâmide. Os escritos em tinta vermelha começaram a aparecer. Segundo alguns estudiosos, as marcas são sinais numéricos que registram o comprimento do eixo. A teoria não foi confirmada pelos investigadores.
"Nossa estratégia é manter a mente aberta e só tirar conclusões quando nós terminarmos nosso trabalho", disse Whitehead.
Equipado com um amplo leque de instrumentos que também incluiu uma miniatura do próprio robô que pode penetrar em um buraco 0,7 de polegadas, uma broca de perfuração e um dispositivo ultrassônico miniaturizado que podem tocar nas paredes e ouvir a resposta para ajudar a determinar a sua espessura. A equipe Djedi estava pronto para continuar a exploração da pirâmide em agosto passado, mas a virada dos acontecimentos políticos no Egito suspendeu o projeto.
O Conselho Supremo de Antiguidades (SCA), liderado pelo controverso, mas carismático Zahi Hawass está consentindo lentamente as licenças para escavações e pesquisas arqueológicas. "Como acontece com outras missões, tivemos que solicitar autorização. No momento, estamos à espera de várias comissões para formalizar a aprovação" afirma Shaun Whitehead, gerente da exploração da empresa Scoutek UK, em entrevista à Discovery News.
A equipe está confiante de que o robô irá revelar muito mais; quando a equipe for autorizada a retomar suas pesquisas. "O plano é o mesmo. Vamos examinar completamente os eixos principais da Câmara da Rainha e olhar além das pedras", disse Whitehead.

Nenhum comentário:

Postar um comentário