quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Por que o ser humano ainda tem pêlos pelo corpo?
Os   pêlos do corpo podem ajudar a detectar insetos sugadores de sangue.
A maioria das pessoas, principalmente as mulheres, se incomoda com os pêlos do corpo humano. Eles podem parecer até inúteis no homem moderno, mas as ancestrais preferiam homens peludos por estarem livres de parasitas. E hoje? Os pesquisadores sugerem que eles ainda podem nos ajudar a detectar parasitas.seres humanos parecem não ter pêlos em comparação com nossos parentes símios, mas a densidade de folículos pilosos em nossa pele é realmente o mesmo em comparação, se um macaco tivesse nosso tamanho. Os pelos finos que cobrem nossos corpos, que substituíram os grossos, são uma sobra evolutiva dos nossos antepassados peludos.
O pesquisador Michael Siva-Jothy, um ecologista da Universidade de Sheffield, na Inglaterra busca compreender a biologia de insetos sugadores de sangue. Ele declara: "Nosso objetivo é encontrar formas de controlar esses insetos de forma eficaz e, assim, prevenir a transmissão de doenças." Os cientistas acreditam que os pelos finos são úteis para detectar percevejos, por exemplo.
A pesquisa
Por meio do Facebook, 29 voluntários, estudantes universitários, foram recrutados para os testes. Os cientistas rasparam seus braços e então testaram quanto tempo levou para que os voluntários detectassem os percevejos colocados em cada braço e quanto tempo levou os parasitas para encontrar um bom lugar para se alimentar.
Foi constatado que os pêlos do corpo aumentaram a detecção de percevejos, em participantes com o braço cabeludo. Já nos braços "carecas", os homens demoraram a perceber que havia um intruso à espreita para atacar. Os pêlos também prolongaram o tempo que levou para os parasitas encontrarem lugares para se alimentar, presumivelmente porque impediu o movimento”, declarou Siva-Jothy ao LiveScience.
Os homens, que são geralmente mais peludos do que as mulheres, perceberam os parasitas antes delas, por causa dos níveis mais elevados de testosterona. Isto não significa necessariamente que as mulheres são mais propensas a ser mordidas - sugadores de sangue preferem atacar em áreas sem pêlos, como tornozelos.
Os pesquisadores não afirmam que as diferenças de pêlos do corpo masculino e feminino são devido à proteção aos parasitas. Os cientistas detalharam suas descobertas na revista Biology Letters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário