terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Astrônomos encontraram ventos de 32 milhões de km/h em buraco negro da Via Láctea


Os cientistas mediram os ventos mais rápidos já observados em um buraco negro, lançando luz sobre o comportamento destes monstros cósmicos.
 Os ventos foram medidos utilizando o Chandra-X Observatory, mostrando a incrível velocidade de 32 milhões de km/h, o que representa cerca de 3% a velocidade da luz, sendo quase 10 vezes mais velozes do que qualquer outro vento já encontrado em um buraco negro.
  Buracos negros de massa estelar, que nascem do colapso de uma estrela extremamente grande, normalmente possuem de 5 a 10 vezes a massa do Sol. O buraco negro em questão é chamado de IGR J17091. Trata-se de um sistema binário em que uma estrela parecida com o Sol orbita um buraco negro. Este sistema está localizado na região central da Via Láctea, a cerca de 28 mil anos-luz da Terra.
 “É uma surpresa este pequeno buraco negro ser capaz de reunir altíssimas velocidades de ventos, que normalmente é visto só em buracos negros gigantes”, disse o co-autor do estudo Jon Miller, da Universidade de Michigan.
  Outra descoberta surpreendente do estudo é que o vento, que vem de um disco de gás em torno do buraco negro, pode estar jogando fora mais material do que o próprio buraco está engolindo.
 “Ao contrário da percepção popular de que buracos negros puxam todo tipo de material que chegue perto, nós estimamos que 95% da matéria do disco em torno deste buraco negro é expelida pelo vento”, disse Ashley King, autora da pesquisa.Ao contrário dos ventos de furacões na Terra, os ventos de IGR J17091 estão soprando em muitas direções ao mesmo tempo. Este padrão o distingue de um jato, no qual o material flui em feixes focalizados perpendicular ao disco do buraco negro, muitas vezes, próximos da velocidade da luz.
 Os astrônomos acreditam que os campos magnéticos dos discos de acreção dos buracos negros são responsáveis pela produção de ambos os ventos e jatos. Características dos campos magnéticos e a taxa de material que cai no buraco negro é, provavelmente, o que causa a produção de ventos para todos os lados ou jatos, afirmam os cientistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário