quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Mudanças nas temperaturas dos oceanos podem ter favorecido a evolução humana


  Muitas das características básicas que nós associamos ao ser humano - excluindo caminhar em duas pernas e a inteligência - evoluíram quando nosso antigo habitat mudou de floresta densa para grande pastagem aberta.
O que teria provocado essa mudança? A razão por trás da grande mudança na África Oriental de floresta para pastagens é algo que intriga os cientistas. Muitas explicações existem para tentar entender algo crucial. O Atlântico Norte pode ter esfriado, a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera caído drasticamente ou vulcões poderiam ter entrado em erupção, liberando grande quantidade de gases tóxicos. Tudo poderia contribuir para aumentar o processo de mudança, mas não explica totalmente.
Agora, Peter deMenocal de Lamont-Doherty do Earth Observatory de Columbia, diz que ele tem a resposta, e apresentou seu estudo na reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência. Ele diz que os gradientes de temperatura dos oceanos Índico e Pacífico – em outras palavras, as temperaturas dos oceanos mudaram em alguns pontos – podem explicar por que a África Oriental passou por sua mudança crucial.
  O pesquisador deMenocal disse que há dois milhões de anos o Oceano Índico teve uma temperatura média de 28 ºC. Isso significa que existia muita abundância de água quente na costa da África Oriental no Mar da Arábia. Mas a pesquisa do cientista indica que isso começou a mudar drasticamente, com a temperatura do Mar Arábico caindo para 25 ºC, enquanto as partes mais orientais do Índico subiram ligeiramente para 29 ºC.
  De acordo com os modelos dos pesquisadores do clima, essa mudança teria roubado uma enorme quantidade de água quente disponível fora da África Oriental, e as chuvas caíram 30%. Isso teria sido mais que suficiente para causar o aparecimento de savanas modernas, o que parece ter se alinhado e se adaptado perfeitamente.Claro, isso explica porque as pastagens surgiram. O que ele não explica é por que o gradiente de temperatura do Índico mudou há 2 milhões de anos.Algo mais grandioso deve ter ocorrido para ter marcado uma mudança nas características da região.
Agora os cientistas querem pesquisar para encontrar dados que expliquem este buraco que falta para encaixar o quebra-cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário