sábado, 4 de fevereiro de 2012

Nasa recebe 6 mil solicitações para nova turma de astronautas


  A Nasa, a agência espacial norte-americana, anunciou na sexta-feira (3) que recebeu 6.372 solicitações de candidatos, o dobro do habitual, para fazer parte da turma de astronautas que iniciará os treinamentos em 2013.
Trata-se do segundo maior número de solicitações recebidas desde 1978, quando mais de oito mil candidatos enviarma seu currículo com o sonho de fazer parte do corpo de astronautas da Nasa.Em novembro de 2011, a agência espacial americana anunciou que abria o processo de seleção para recrutar os astronautas que continuarão com as missões à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), mas que também se prepararão para futuras explorações além da órbita terrestre.
"Uma combinação adequada de habilidades, educação e experiência proporcionará uma maior capacidade para trabalhar com sucesso em uma ampla gama de situações operativas", afirmou em comunicado Janet Kavandi, diretora do departamento de operações da tripulação de voo.
A Nasa recebeu solicitações durante dois meses, prazo que venceu no dia 27 de janeiro.
O diretor do escritório de seleção da Nasa, Duane Ross, admitiu a surpresa já que em convocações anteriores "recebemos entre 2,5 mil e 3,5 mil solicitações", comentou.
"Estamos um pouco surpresos, mas muito contentes pela resposta que demonstra que o publico mantém seu interesse na exploração espacial", embora para seu departamento "isto significa que vamos estar ocupados por uma temporada", brincou.
Uma vez recebidas as solicitações, começa um longo processo de crivo antes de convocar os pré-candidatos para as primeiras provas.
Durante os próximos dois meses aproximadamente, o pessoal do escritório de seleção de astronautas revisarão os currículos e os compararão segundo uma barema de qualificações.
Os candidatos que passarem nesta fase serão analisados por um comitê de seleção que identificará os "altamente qualificados" e determinarão quem continua para os testes médicos e as primeiras entrevistas.
O processo de entrevistas é realizado em duas etapas: primeiro é realizada uma do comitê de seleção de astronautas entre agosto e outubro, e posteriormente, segundo o calendário estabelecido, entre novembro e janeiro de 2013, acontece outra série de entrevistas nas quais são avaliados também os testes médicos.
A expectativa é que o comitê tome sua decisão final na primavera de 2013 e a nova turma comece então os dois anos de treino antes que possam ser enviados em uma missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário