segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Por que os astronautas anseiam por comida picante no espaço?


Uma coisa inusitada acontece depois de alguns dias que você está no espaço.
Os alimentos que você gostou tanto um dia, de repente, não têm o gosto tão bom. Neste momento, os astronautas começam a comer coisas picantes, mesmo que não percebam. Mas qual o motivo disso?
  A resposta não é muito complexa: as pessoas “perdem” seu sentido do olfato no espaço. Os astronautas têm relatado que a comida não tem gosto logo depois de alguns dias que você chega a Estação Espacial Internacional.
O café torna-se amargo, perde-se a noção de azedo e doce e todas as pessoas do local começam a comer alimentos com algo picante, com bastante molho.Ninguém sabe ao certo o motivo dos astronautas perderem a capacidade de sentirem o cheiro dos alimentos, mas uma teoria sugere que uma vez que você começa a viver em um ambiente de gravidade zero, seus fluidos corporais são “bagunçados”.
Uma pessoa que antes só andava em pé, agora pode andar do jeito que quiser, até mesmo de cabeça para baixo. Isso de alguma forma mexe com o corpo, deixando a pessoa constantemente congestionada, diminuindo assim a capacidade de sentir odores.
A pimenta entra neste processo com um papel muito importante, devido ao seu poder picante. A capsaicina (princípio ativo das pimentas) age como vasodilatadora, permitindo a pessoa sentir melhor odores e sabores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário