segunda-feira, 5 de março de 2012

Arqueólogos egípcios descobrem nome de faraó achado em Luxor


Na foto, cedida pele Conselho Supremo de Antiguidades Egípcias (CSA), detalhe de uma porta de pedra com um símbolo real a partir de onde se conseguiu .... Foto: EFE Na foto, cedida pele Conselho Supremo de Antiguidades Egípcias (CSA), detalhe de uma porta de pedra com um símbolo real a partir de onde se conseguiu descobrir o nome do faraó. Sen Negt N Ra pertence a dinastia XVII (1680-1580 a.C)
Uma equipe de arqueólogos descobriu na cidade monumental de Luxor, no sul do Egito, o nome de um faraó até agora desconhecido, pertencente à XVII dinastia (1680-1580 a.C.), informou neste domingo o Conselho Supremo de Antiguidades egípcias (CSA).
Em comunicado, o CSA revelou que o nome do rei é Sen Negt N Ra. Ele foi localizado em um cartucho real - medalhão de formato oval com o hieróglifo do faraó - em uma porta de pedra caliça durante escavações no templo de Karnak, em Luxor, a 700 km ao sul do Cairo. Pelas inscrições na porta, este faraó dedicou em Karnak várias construções ao deus Amon-Ra, a principal divindade de Tebas, onde hoje fica Luxor.

Com essa descoberta, a história antiga egípcia acrescenta um novo faraó à XVII dinastia, cujos reis libertaram o Egito da ocupação dos hicsos, povo guerreiro semítico procedente da Ásia que dominou o país do Nilo durante 150 anos a partir de 1730 a.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário