quarta-feira, 25 de abril de 2012

Primeiro voo comercial para a estação espacial é adiado de novo

Foi adiado para o dia 7 de maio o lançamento da primeira nave espacial comercial à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A SpaceX, empresa privada que vai lançar sua nave Dragon, precisou de mais tempo para testar as manobras de acoplagem antes de prosseguir a missão.

Na semana passada, a Nasa tinha confirmado 30 de abril como a data de lançamento. Inicialmente, o voo estava previsto para o início de fevereiro, mas teve que ser adiado por quase três meses.
A missão levará pouco mais de 500 kg de carga, mas nada que seja essencial aos astronautas que estão na ISS. O objetivo é testar uma série de funções ligadas à capacidade de acoplagem, desde a situação dos sensores até a capacidade de abortar a missão em segurança.
Se tudo der certo e a Dragon passar com sucesso pelos testes, ela se acoplará à ISS, com ajuda dos astronautas que lá estão. Ao fim da missão, que deve durar três semanas, os astronautas soltarão a nave de volta para o pouso na Terra. Ao contrário das outras naves de carga disponíveis, a Dragon pode levar carga de volta para o planeta.
Em julho de 2011, a Nasa aposentou seus ônibus espaciais e não tem mais nenhuma nave disponível para fazer suas viagens. Desde então, os EUA dependem das naves russas para o transporte de astronautas e de carga. Os voos comerciais representam uma alternativa a esta dependência, enquanto a Nasa não desenvolve suas novas naves.
Visão por dentro da Dragon, da SpaceX (Foto: SpaceX/Nasa)Visão por dentro da Dragon, da SpaceX 

Nenhum comentário:

Postar um comentário