sexta-feira, 25 de maio de 2012

Primeira nave privada começa a se acoplar à estação espacial


A cápsula espacial Dragon, da empresa SpaceX, foi capturada pelo braço robótico da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) às 10h56 desta sexta-feira (25, horário de Brasília).
É o primeiro passo para a acoplagem da nave à ISS, que deve ser concluída ao longo do dia. Os astronautas que estão na estação devem ter acesso à cápsula na manhã de sábado.
É a primeira vez na história que uma nave espacial construída pela iniciativa privada vai se conectar ao complexo que orbita a Terra. Até agora, apenas as agências espaciais da Rússia, do Japão, da Europa e dos Estados Unidos já tinham completado essa operação. Por isso, o feito é considerado o início de uma nova era na exploração espacial.
O lançamento aconteceu na última terça-feira, e foi feito por um foguete projetado pela própria SpaceX, o Falcon 9. Segundo a Nasa, a captura pelo braço robótico ocorreu exatamente 3 dias, 6 horas, 11 minutos e 23 segundos após o lançamento, 404 km acima do noroeste da Austrália
O voo da Dragon é considerado um teste. A nave levou pouco mais de 500 kg de suprimentos, como alimentos e água, que serão úteis, mas não seriam indispensáveis para os astronautas que estão na ISS.
Com o desenvolvimento dos voos da iniciativa privada, a SpaceX -- assim como outras empresas -- poderá até transportar astronautas no futuro.
Aproximação da Dragon à ISS (Foto: Nasa/SpaceX/Divulgação)Aproximação da Dragon à ISS

Nenhum comentário:

Postar um comentário