Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos EUA, desenvolveram um robô de borracha capaz de se camuflar de acordo com o ambiente. Inspirado na natureza, esse "camaleão" flexível pode ser útil para estudar o comportamento animal e desenvolver máquinas cuja presença não deve ser notada.
A novidade foi publicada na edição desta quinta-feira (16) da revista "Science". O robô tem quatro "patas", ligadas por pequenos fios que, por sua vez, são amarrados a um sistema de controle. O ar é forçado por meio dos canais, o que faz com que o aparelho ande a 40 m/h.
A temperatura dos corantes também pode ser alterada, o que é capaz de tornar o robô visível inclusive por luz infravermelha. Na natureza, a presença desse tipo de raio é sentida, por exemplo, por algumas espécies de cobras que têm órgãos especializados.
Segundo os autores, no futuro, robôs e máquinas de grande porte poderão carregar consigo fontes de energia, fluidos, sistemas eletrônicos e de bombeamento capazes de mudar de cor, contraste, temperatura, luminosidade e aparência em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário