domingo, 26 de julho de 2015

Kepler-452b: o exoplaneta mais semelhante à Terra já encontrado.

Kepler-452b
O Kepler-452b é semelhante em tamanho à Terra.

A agência espacial norte-americana, NASA, anunciou quinta-feira a descoberta de um planeta que é considerado o "primo mais próximo da Terra."

Este é Kepler-452b e o primeiro planeta com um tamanho parecido com a Terra, apenas 60% maior - está localizado em uma zona habitável de uma estrela semelhante ao nosso sol.
Início do ano passado, a NASA anunciou a descoberta de mais de 700 corpos celestes fora do sistema solar graças à valiosa informação que tem o poderoso telescópio espacial Kepler.
Mas nenhum tinha um tamanho planeta similar em que vivemos.
O telescópio permitiu aos cientistas usar novas técnicas para a análise de dados astronômicos.
A descoberta deste novo planeta é parte da observação de outros 11 pequenos corpos celestes adicionais que estão em zonas habitáveis ​​de sistemas solares, o que significa que eles podem suportar a vida.
O Kepler-452b é o candidato mais próximo da Terra descoberto até o momento e apresenta semelhanças intrigantes entre eles, que gira sobre a mesma distância que torna o nosso planeta em torno do sol.Isto significa que você tem o potencial para ter água líquida.

A 1.400 anos-luz

No entanto, confirmar se ela possui ingredientes vitais para apoiar a vida é uma questão muito complicada, pois está localizado na constelação de Cygnus cerca de 1.400 anos-luz.
O chefe de cientistas da NASA, John Gtunsfeld, chamou este novo mundo da "mais próximo até agora" para a Terra.
John Jenkins, analista da Kepler telescópio dados em Ames Research Center na Califórnia, disse que "é um verdadeiro privilégio para compartilhar esta notícia hoje. Há um novo garoto sobre o bloco que apenas se moveu perto da nossa casa ".
O novo mundo se junta a outros exoplanetas Kepler-186F com características semelhantes à Terra.
Mas o Kepler-186F, descoberto em 2014, é menor e orbita uma estrela anã vermelha que é significativamente mais frio do que o sol.
O Kepler-452b orbita uma estrela que está na mesma classe como o nosso, é de apenas 4% mais massiva e 10% mais brilhante. A coisa mais intrigante é que Kepler-452b leva 385 dias para completar volta da sua estrela , ou seja, apenas 5% a mais do que o tempo que leva a Terra.



Kepler-452b parece estar passando por sua fase de efeito estufa.
Este novo exoplaneta é um dos 500 novos avistamentos feitas pelo telescópio Kepler.
Mas Kepler-452b é o primeiro que foi confirmado como um planeta.
Suzanne Aigrain, da Universidade de Oxford, que estava envolvido no estudo do novo planeta, disse à BBC que acredita que "as propriedades descritas na Kepler-452b são mais semelhantes à Terra para um planeta confirmado até à data."

Fonte: BBC españa

Nenhum comentário:

Postar um comentário