quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Besouros com “mochilas” poderiam nos ajudar captando informações 


 
Pesquisa americana patrocinada por uma importante agência de tecnologia, desenvolveu uma “mochila” para colocar nas costas de besouros.
A pesquisa foi desenvolvida pelos engenheiros da Universidade de Michigan, e consiste basicamente em colocar sensores em besouros, com o objetivo de monitorar várias situações de perigo para os seres humanos.
Tudo funciona através da captação de energia, proveniente do calor do corpo que os besouros produzem quando estão em atividade, ou seja, voando. Isso seria suficiente para recarregar e manter uma bateria que comandaria vários sensores.
Os pesquisadores afirmam que é perfeitamente possível acoplar em uma espécie de “micro-mochila” nas costas de besouros, artefatos como microfones, câmeras de vídeo e vários equipamentos minúsculos de comunicação. A afirmação foi dada pelo professor Khalil Najafi em uma coletiva de imprensa nos Estados Unidos.
A pesquisa, financiada pela DARPA (Agência de Pesquisa Avançada em Projetos de Defesa, criada em 1958, a agência foi montada para manter a superioridade americana em tecnologias avançadas) já demonstrou em análises experimentais, total eficácia. A idéia mais simplista do projeto é permitir que besouros entrem em locais de escombros, em situações como terremotos e tsunamis.
Os cientistas conseguiram a proeza de captar a energia liberada pelo movimento das asas de besouros através de um gerador espiral piezoelétrico que consegue maximizar a produção de energia, permitindo melhor armazenagem na microbateria. A DARPA está auxiliando os pesquisadores no processo de requerimento de patente em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário