sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Telescópio Hubble encontrou hidrocarbonetos na superfície de Plutão 
 Moléculas orgânicas são essenciais para a formação da vida complexa que temos no planeta Terra.
Através do novo espectrógrafo de origens cósmicas do telescópio espacial Hubble, astrônomos conseguiram identificar indícios de dezenas de produtos químicos como hidrocarbonetos, em locais inóspitos, como a superfície congelada de Plutão.
O espectrógrafo conseguiu identificar uma espécie de escudo que consegue amortecer a radiação ultravioleta, o que sugere ser uma fina camada de hidrocarbonetos. Segundo os pesquisadores, estas moléculas podem ter sido produzidas através de raios cósmicos ou luz solar, com combinações de metano congelado, monóxido de carbono e nitrogênio.
Os cientistas do Southwest Research Institute estão animados, afirmando que a nova descoberta pode explicar o motivo pelo qual Plutão possui cores levemente avermelhadas em alguns pontos. Os astrônomos declararam também que a superfície de Plutão está mudando, em comparação com a última medição detalhada feita no ano de 1990.
As alterações podem ser ocasionadas simplesmente por uma observação em um local diferente a partir da Terra ou por aumento da pressão atmosférica do planeta. A NASA está animada com a nova descoberta. A nova nave enviada pela Agência Espacial Norte Americana chegará ao planeta gelado em 2015 e trará mais informações sobre este distante planeta anão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário