Virgin Galactic começa a decolar voos turísticos em
2012 ou 2013
Você já viajou o mundo todo, conhece os quatro cantos do planeta e está
sem ideias para o passeio das próximas férias? Não tem problema:
procure seu agente de turismo e ele te apontará o novo destino
disponível. Quer uma dica? Basta olhar para cima.
Em breve, as viagens espaciais estarão bem mais acessíveis para os
turistas. A Virgin Galactic, uma empresa particular, pretende começar a
lançar suas naves ainda em 2012. Inicialmente, eles saem de uma base
mais humilde nos Estados Unidos; depois, passam para um espaçoporto que
está sendo construído no estado do Novo México.
O preço da viagem está em US$ 200 mil – cerca de R$ 340 mil. Pode
parecer caro, mas é apenas um centésimo do que o primeiro turista
espacial desembolsou há pouco mais de dez anos. Em 2001, o milionário
americano Dennis Tito pagou US$ 20 milhões à Rússia para passar uma
semana no espaço – com direito a visita à Estação Espacial Internacional
(ISS, na sigla em inglês).
O voo oferecido pela Virgin é bem mais curto, dura cerca de três horas e
meia, mas também atrai os aficionados pelo espaço. A lista de espera já
tem mais de 430 nomes – e inclui brasileiros. Inicialmente, os voos
serão semanais, mas a tendência é que eles sejam cada vez mais
frequentes.
Cientistas,sonhadores e estudiosos
Há no País duas agências parceiras da Virgin Galactic que oferecem o
roteiro, ambas na cidade de São Paulo. A GSP Travel confirma que já
vendeu um pacote, enquanto a Teresa Perez não passa essa informação por
política da empresa.
Para Ilan Wallaph, diretor-sócio da GSP, o brasileiro é um cliente
“muito desconfiado”, mas o filão vai crescer assim que as viagens se
tornarem rotineiras.
“Eu acredito que, a partir do primeiro voo, o Brasil vai se tornar o
mercado número um, mas antes disso as pessoas ficam receosas”, afirmou.
Turistas espaciais verão a Terra desta altitude
Tomas Perez, presidente e cofundador da Teresa Perez, concorda com esse ponto de vista.
“Os brasileiros têm um perfil mais conservador do que os
norte-americanos. A viagem especial pode ser um produto consolidado para
o turismo brasileiro, sim. No entanto, é preciso amadurecer a ideia de
visitar o espaço”, disse o empresário.
Segundo ele, o público-alvo desse filão são “pessoas ligadas ao ramo de
aviação, que viram o homem pisar na lua pela TV em 1969, cientistas,
sonhadores e estudiosos”.
SpaceShipTwo, nave da Virgin Galactic que levará turistas ao espaço
O voo
Os turistas viajaram a bordo da SpaceShipTwo, um planador semelhante
aos ônibus espaciais que a Nasa aposentou em 2011. A nave tem capacidade
para dois pilotos e seis passageiros.
Quando for lançada, a nave atingirá uma velocidade supersônica, e os
passageiros sentirão forças até quatro vezes maiores do que a gravidade.
Em seguida, virá o momento mais aguardado: a gravidade "zero".
Na verdade, a gravidade não chega a zero, porque a nave ainda fica
presa à Terra – é o chamado voo suborbital. Porém, para quem está a
bordo, a sensação é uma ilusão de que não há gravidade. Por todas essas
variações, o cliente deve passar por exames médicos antes do voo.
Essa permanência no espaço dura apenas quatro minutos – a viagem, desde
a decolagem até o pouso, leva três horas e meia. O programa completo
tem a duração de três dias.
“Você vê o planeta azul com o Universo preto ao fundo, mas vê só uma
parte do planeta”, disse Wallaph. “Você passa quatro minutos vendo a
Terra, mas o voo é eterno”, brincou.
“O valor da viagem vai além das três horas e meia no espaço. O valor
está na experiência de vida, na rotina de preparação até que a viagem
realmente se conclua, na experiência de ser uma das primeiras pessoas a
viajar para o espaço e de poder contar história para seus familiares e
amigos por toda a sua vida. Uma viagem como essa é um marco, é
inesquecível por gerações”, completou Perez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário