sábado, 3 de março de 2012

Macarrão inspirou os cientistas a criarem ondas de rádio “potencialmente infinitas”





Tentou enviar uma mensagem de texto no Natal ou na véspera do Ano Novo e não conseguiu? Isso pode estar com os dias contados.
  Uma equipe de cientistas desenvolveu ondas de rádio inspiradas no trançado do macarrão parafuso; tal descoberta permitiria um número de canais “potencialmente infinitos” a seres transmitidos simultaneamente.
  Parece ridículo, mas na verdade é um truque muito inteligente. O segredo está em forças ondas de rádio para torcerem sobre o seu eixo à medida que viajam, ficando trançados exatamente como um macarrão (como o da foto), movendo-se sempre para frente, é o que explicou o pesquisador Dr. Frabrizio Tamburini na publicação da revista New Journal of Physics.
 “É uma perspectiva tridimensional; esta torção parece um feixe de massa italiana. Cada uma dessas vigas retorcidas pode gerar formas independentes, propagando e detectando em várias faixas de freqüência, se comportando como canais de comunicação independentes”.
 A equipe demonstrou a técnica em Veneza, Itália, transmitindo ondas de rádio torcidas, na banda 2,4 GHz, a uma distância de 442 metros. Os cientistas afirmam que seria fácil manter e adicionar ondas cada vez mais torcidas, para aumentar o número de sinais que poderiam ser enviados. A descoberta promete revolucionar as telecomunicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário