sábado, 3 de março de 2012

Marte é um planeta vermelho ou possui tons de rosa?


Marte pode parecer vermelho quando visto da Terra, mas olhando mais de perto, observa-se um mix de cores.
  As dunas em latitudes mais setentrionais de Marte, como a figura exposta na matéria, parecem um pouco rosadas, e não vermelho. Apesar da ilusão do tom rosado, o planeta vermelho ostenta este nome por ser, verdadeiramente vermelho. Tons que variam de rosado ao salmão são provenientes da interação de dióxido de carbono congelado na superfície do planeta.
A cientista Cindy Hansen, da NASA, deu uma declaração sobre este fato: “No inverno marciano, as dunas localizadas a 70º de latitude ao norte, são cobertas por uma camada de gelo sazonal de dióxido de carbono (conhecido como gelo seco). Na primavera o gelo sublima (evapora, passando diretamente do estado sólido para gasoso), formado numerosos fenômenos sazonais, como o observado na foto”. Ela continua: “Dunas de Marte são formadas por areia escura, mas parecem rosadas porque elas ainda estão cobertas por gelo. Onde o gelo se racha, a areia torna-se visível. Nas encostas das dunas íngremes, a areia desliza para baixo de finos filetes de gelo”, explicou.
  De acordo com a cientista, as imagens obtidas pelo HiRISE da NASA, mostram grandes mudanças sazonais na superfície do planeta. As manchas escuras seriam uma derivação de uma sublimação onde o gás foi “jogado” para todos os lados, carregando areia em várias direções, formando assim locais escurecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário