quinta-feira, 1 de março de 2012

O ano de 2020 poderá ser assolado por mega tempestade solar catastrófica


A Terra tem uma chance de 12% de ser alvo de uma enorme erupção magnética do Sol. Um evento tão extremo como este é considerado como relativamente raro.
A última tempestade solar de grandes proporções ocorreu 150 anos atrás, sendo considerado o evento solar mais poderoso já registrado. Este evento poderia causar trilhões de dólares em prejuízos, levando o planeta a se recuperar totalmente apenas após uma década.
A pesquisa é liderada pelo cientista sênior Peter Riley da Predictive Science em San Diego, Califórnia. Durante o máximo solar, a superfície do Sol fica pontilhada com várias manchas e grandes tormentas magnéticas, rompendo-se em seguida. Ocasionalmente, essas tormentas explodem para fora do Sol, expelindo grande quantidade de partículas carregadas para o espaço.
Pequenos flares (também chamados de nanoflares) ocorrem com bastante freqüência, ao passo que flares gigantes são incomuns. Riley conseguiu estimar, através de uma distribuição matemática conhecida como lei de potência, a chance que o Sol terá de sofrer um enorme surto, olhando para o histórico de erupções anteriores e calculando a relação entre o tamanho e o tempo das ocorrências em explosões solares.
A maior explosão solar foi o Evento Carrington, em 1 de setembro de 1859. O astrônomo Richard Carrington visualizou um enorme clarão de energia solar que se rompeu na superfície do Sol, emitindo grande fluxo de partículas para a Terra, viajando pelo espaço em uma velocidade de 4 milhões de quilômetros por hora.
Quando essas partículas atingem a atmosfera da Terra, são gerados “fantasmas de luz” chamados de auroras. Embora ocorra com mais freqüência nas partes norte e sul do planeta, o fenômeno pode chegar em locais como Cuba, Havaí e norte do Chile.
As auroras podem ser eventos magníficos, mas causam grandes estragos em sistemas elétricos. No momento que o Evento Carrington ocorreu, estações de telegrafo pegaram fogo. Em um mundo eletricamente dependente como é nossa sociedade moderna, uma tempestade solar como essa poderia ter consequências catastróficas.Podem ocorrer defeitos em redes elétricas, erosão em oleodutos e gasodutos, perturbação de sistemas de GPS e interferência severa na comunicação de rádio. Sinais de TV por assinatura poderiam ficar fora do ar por meses, talvez anos. Celulares poderiam ficar mudos e uma infinidade de inconvenientes afetaria bilhões de pessoas.
Durante uma tempestade geomagnética ocorrida em 1989 no Canadá, redes elétricas foram derrubadas deixando milhões de canadenses no escuro por 9 horas.
Segundo o Conselho Nacional de Pesquisa dos EUA, se o Evento Carrington ocorrer novamente, os Estados Unidos poderia ter um prejuízo de 1 trilhão de dólares no primeiro ano e 2 trilhões de dólares no segundo ano, com recuperação completa do país após 10 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário