quinta-feira, 1 de março de 2012

Problema em cabo pode ser o responsável por neutrinos serem “mais rápidos” que a luz


  O sensacional resultado encontrado pelo LHC de que os neutrinos são mais rápidos que a velocidade da luz pode falso, graças a um simples erro mecânico.
Cientistas no Gran Sasso National Laboratory, Itália, identificaram dois problemas que podem afetar significativamente o resultado proposto. A primeira questão é uma conexão defeituosa em um cabo de fibra óptica, interferindo em dados de um GPS.
  O GPS usado na experiência, fornecendo dados sobre a experiência, pode ter fornecido dados errados durante a sincronização do evento. “Algumas questões podem modificar o tempo do neutrino em voos de direções opostas”, comentou Ereditato, porta-voz do Gran Sasso.
  Em setembro de 2011, os pesquisadores afirmaram que os neutrinos chegam 60 nanossegundos antes da luz. A experiência foi realizada em Genebra, Suíça, onde um neutrino foi “lançado” do Cern até outro ponto, com 272 km de distância. Os resultados pareciam contradizer a famosa teoria da relatividade de Einstein, que afirma que nada pode se mover mais rápido que a luz. Muitos cientistas da comunidade física mantiveram uma visão cética sobre este experimento, sugerindo que algo estava errado.
Apesar da suspeita, ainda não existem provas que possa afirmar ou refutar a conclusão de que os neutrinos são mais rápidos que a luz. A imprensa mundial aguarda novas informações provenientes do Grande Colisor de Hádrons sobre isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário