segunda-feira, 23 de abril de 2012

NASA planeja construir um “cálice” gigantesco de vidro para captar energia solar no espaço


A NASA – Agência Espacial Norte Americana – pode estar saindo na frente na captação de energia através dos raios de nossa estrela.
  A agência está estudando uma maneira de construir um imenso painel solar com um formato inusitado para absorver os raios do Sol em uma região que ficará acima da Terra, no espaço.
  A energia captada seria enviada para nosso planeta para centrais que captariam e retransmitiriam para centenas de clientes cadastrados que participarão do projeto.
A NASA está levando a ideia tão a sério que pediu aos seus engenheiros que forneçam provas concretas que o projeto pode ser viável e funcionar em perfeitas condições.
  John Mankins, diretor da empresa Artemis Innovation Management Solutions, responsável por criar novidades para a NASA, apelidou o projeto de SPS-Alfa ou “satélite de energia solar arbitrariamente grande”, como gosta de brincar ao comentar sobre a ideia.
 
O “cálice” seria composto de milhares de finos e curvos espelhos, com pedaços que possam se movimentar para garantir que sempre estarão de frente para os raios solares. O interior do SPS-Alfa será revestido com painéis fotovoltaicos que convertem energia solar em microondas.
As microondas, então, serão enviadas para a Terra pela outra extremidade do “cálice”.
 John comenta: “Se for bem sucedido, o projeto vai possibilitar a construção de plataformas enormes com dezenas de milhares de pequenos elementos que podem oferecer 1.000 megawatts de transmissão de energia sem fio, usando as emissões do espaço”.
O Sol pode fornecer mais energia do que a humanidade toda precisará em toda sua existência, mas ainda não está claro como a NASA conseguirá enviar de modo seguro essa energia captada para a Terra.  
 A agência assinou contrato com a empresa Solaren Corp para produzir energia através dos raios de Sol no espaço já em 2016.
A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial declarou que lançará uma estação espacial para captação de energia solar nos próximos 20 anos.

Um comentário:

  1. Hum nossa, ja mudaram o nome de arma desemtegradora de cidades e paizaes para captadora de luz solar rsrsrsrs
    quem esta lendo ja fritou formigas com uma lupa ?, se ja saiba dessa vez nois saremos as formigas e este esta estranha invenção da nassa é a lupa

    ResponderExcluir