segunda-feira, 23 de abril de 2012

Químicos italianos produziram polímero que transforma papel em magnético, antibacteriano e impermeável


Químicos italianos, usando a nanotecnologia, conseguiram produzir polímero que aplicado em papel, torna-o impermeável, com propriedades antibacterianas e capacidade magnética.
Roberto Cingolani é diretor científico do Instituto Italiano de Tecnologia em Gênova, Itália. Sua equipe conseguiu desenvolver um polímero formado por monômeros que consistem em nanopartículas de papel sintetizadas em laboratório.
De acordo com a revista Forbes, o polímero criado pode ser aplicado ao papel por injeção, rolamento, imersão, revestimento ou pulverização. Após ser aplicado, as nanopartículas mudam instantaneamente as propriedades do papel.
Se você misturar estas nanopartículas poliméricas com óxido de ferro, o papel se torna magnético. Misturando com nanopartículas de prata, o papel torna-se antibacteriano”, comentaram os cientistas a Forbes.
  A mistura chamada de “nanopartículas coloidais superparamagnéticas de ferrite e manganês”, conferem ao papel propriedades excepcionais. Além da capacidade de proteção contra bactérias, impermeabilidade e magnetismo, o papel torna-se fluorescente.
Na verdade, a solução não reveste o papel, mas cria um invólucro mole em torno de cada fibra, o que significa que o papel pode ser usado normalmente em qualquer atividade.
As propriedades do papel são modificadas, mas ele continua sendo um papel completamente usável, até mesmo para impressão”, disse Cingolani.
 A solução polimérica também pode ser usada em produtos acabados, tais como bancos, painéis, paredes, etc. “Papel antibacteriano seria potencialmente importante para embalagens de alimentos e aplicações médicas”, comentou Cingolani.
A capacidade fluorescente e magnética poderia ser usada para segurança e proteção de cédulas de dinheiro ou documentos importantes. A propriedade de impermeabilidade poderia ser usada para proteger documentos de patrimônio cultural”, salientou o diretor do instituto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário