terça-feira, 3 de julho de 2012

Divulgado novas informações sobre o dinossauro bebê mais bem preservado do mundo


O esqueleto de um dinossauro bebê, datado de 135 milhões de anos, foi encontrado na Europa.
Os cientistas garantem que o dinossauro encontrado possuía pequenas penas difusas, quase como cabelos.
Com apenas 72 centímetros de comprimento, o predador se parece com um T-Rex. Acredita-se que tivesse um crânio grande e membros posteriores curtos.
Como foi fossilizado com a boca aberta, é possível ver os dentes afiados e serrilhados, bastante pequenos, bem como penas primitivas que se pareciam com cabelos.
Os pesquisadores dizem que sua barriga e sua cauda possuíam penas, mas existem dúvidas e palpites de que todo o seu corpo era recoberto por este tipo diferenciado de pena e não apenas algumas partes.
É impossível dizer o que matou o animal, mas especula-se que possa ter sido afogado. Fósseis anteriores relatam dinossauros emplumados afogados que pertenciam ao grupo chamado coelurosaurs, intimamente ligados com dinossauros carnívoros, onde é creditado ser ancestrais dos terríveis T-Rex.
Nomeado de Sciurumimus albersdoerferi, foi desenterrado de rochas calcárias em uma pedreira na Baviera, sul da Alemanha em 2009, e desde então é alvo de dezenas de estudos por especialistas de inúmeras áreas.
Aqui nós relatamos um esqueleto excepcionalmente preservado de um megalosauridae juvenil chamado Sciurumimus albersdoerferi, do Jurássico Superior na Alemanha, mostrando plumagem filamentosa na base da cauda e em partes do corpo”. Declarou Dr. Oliver Rauhut ao portal DailyMail.
O espécime foi preservado com as articulações completas, deitado sobre seu lado direito”, ressaltou.
 Os fósseis de terópodes, incluindo o T-Rex, são extremamente raros em estágios de boa preservação, sendo geralmente encontrados em fragmentos. Os melhores espécimes de T-Rex possuem 80% de preservação do animal original. Sciurumimus albersdoerferi possui incríveis 98% de partes intactas.
“Este é um dos esqueletos de dinossauro mais completos já encontrados no mundo todo. Quando eu vi pela primeira vez, era difícil acreditar que era real, porque era muito bem preservado, parecia como se alguém tivesse feito para pendurar na sala, mas os testes provaram que é verdadeiro”, comentou Dr. Rauhut.
A importância científica do achado é excepcional. Cabelos tem sido alvo de pesquisas em dinossauros porque os cientistas acreditam que as penas evoluíram de mechas capilares, assim como detectado em fósseis de Archaeopteryx, a ave mais antiga conhecida, encontrada no século 19 na Alemanha.
A descoberta sugere que os dinossauros, na verdade, evoluíram dos pássaros primitivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário