domingo, 22 de dezembro de 2013

Astronautas concluem saída espacial para reparo na Estação Espacial

Dois astronautas terminaram neste sábado, às 15h29 (horário de Brasília), sua primeira saída ao espaço para reparar um dos dois circuitos de esfriamento da Estação Espacial Internacional (ISS), concluindo suas tarefas antes do previsto. Os americanos Rick Mastracchio, de 53, e Mike Hopkins, de 44, retornaram para a câmara de despressurização na ISS, ao encerrar a saída que durou 5 horas e 28 minutos.

Durante o trabalho, a Nasa transmitiu imagens ao vivo do astronauta japonês Koichi Wakata, encarregado da operação de dentro da ISS.
O astronauta americano Mastracchio realizou a sétima caminhada espacial de sua carreira, acompanhado pelo estreante Hopkins, que fez sua primeira incursão fora do laboratório de pesquisa global. Wakata foi o responsável por operar o braço robótico de 15 metros da estação, içando Mastracchio e o pesado equipamento de uma seção para outra da ISS.
A primeira tarefa dos homens foi a de desligar a bomba de amônia defeituosa, que é aproximadamente do tamanho de um refrigerador (1,65 metros de altura por 1,20 metros de largura e 0,9 metros de profundidade).
 

Imagem liberada pela Nasa neste sábado (21) mostra dois astronautas fora da estação espacial para realizar reparos (Foto: AFP)
Imagem liberada pela Nasa neste sábado (21) mostra dois astronautas fora da estação espacial
para realizar reparos
 
Novos reparos

 Num segundo momento, marcado para segunda-feira (23), os astronautas vão remover a bomba para que ela possa ser substituída por um reserva armazenada na ISS.
Uma terceira caminhada espacial está prevista para o dia de Natal, quando a bomba defeituosa será transferida e a instalação de substituição será concluída.

No entanto, existe a possibilidade de que os astronautas concluam toda a tarefa em apenas duas caminhadas espaciais, segundo a Nasa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário