sexta-feira, 10 de abril de 2015

Acidificação dos mares causou a grande extinção na Terra, diz estudo

Imagem do Instituto Australiano de Ciência Marinha mostra parte da Grande Barreira de Corais afetada por síndrome da acidificação. (Foto: Arquivo/Australian Institute of Marine Science/AP)

A acidificação dos oceanos foi um dos principais impulsionadores da maior extinção em massa na Terra há cerca de 250 milhões de anos, afirmaram cientistas

As mudanças nas águas da Terra foram causadas por uma intensificação da atividade vulcânica, acabando com mais de 90% da vida nos oceanos e dois terços dos animais terrestres, disseram os autores do estudo publicado na revista "Science".
Os oceanos absorveram enormes quantidades de dióxido de carbono a partir das erupções vulcânicas, tornando a água mais ácida e menos propícia para formas de vida ainda frágeis.
Naquela época, os mares absorveram carbono a uma taxa semelhante à atual, mas que persistiu ao longo de 10 mil anos, segundo a pesquisa, que se baseia no estudo de rochas escavadas nos Emirados Árabes Unidos.
Estas rochas ficaram no leito do oceano por milhões de anos e acabaram por preservar um registro das alterações ácidas na água ao longo do tempo.
"Os cientistas já suspeitavam que uma acidificação dos oceanos teria ocorrido durante a maior extinção em massa de todos os tempos, mas até agora faltava uma evidência direta", explicou Matthew Clarkson, da Escola de Geociências da Universidade de Edimburgo.
"Esta é uma descoberta preocupante, considerando que já podemos ver um aumento na acidez dos oceanos hoje, resultado de emissões humanas de carbono", concluiu.

Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário