sexta-feira, 24 de abril de 2015

Nasa revela imagem de nebulosa em comemoração ao aniversário de 25 anos do Hubble




A tapeçaria brilhante de estrelas jovens assemelha-se ao brilho de fogos de artifício na imagem do telescópio espacial Hubble da NASA 25 anos, lançado para comemorar um quarto de século de explorar o sistema solar e além desde o seu lançamento em 24 de abril de 1990.


"Hubble transformou completamente a nossa visão do universo, revelando a verdadeira beleza e riqueza do cosmos", disse John Grunsfeld, astronauta e administrador associado de science Mission Directorate da Nasa. "Esta vista de fogos de artifício estreladas e gás brilhante é uma imagem apropriada para a nossa celebração de 25 anos do incrível Hubble."

Esta imagem do aniversário do Hubble é um aglomerado gigante de cerca de 3.000 estrelas chamadas Westerlund 2, nomeado para o astrônomo sueco Bengt Westerlund que descobriram o agrupamento na década de 1960. O cluster reside em um estridente estelar terreno fértil conhecida como Gum 29, localizado a 20 mil anos-luz de distância da Terra, na constelação de Carina.

Para capturar esta imagem, próxima do infravermelho Wide Field Camera 3 do Hubble perfurado através do véu que encobre o empoeirado berçário estelar, dando astrônomos uma visão clara da nebulosa e densa concentração de estrelas no aglomerado central. As medidas de fragmentação entre os 6 e 13 anos-luz de diâmetro.

O aglomerado estrelar gigante tem idade com cerca de 2 milhões de anos e contém alguns dos mais quentes, as estrelas mais brilhantes e de maior massa da nossa galáxia. Algumas de suas estrelas mais quentes desencadeiam torrentes de luz ultravioleta e os ventos com força de furacão de partículas carregadas para a nuvem envolvendo gás hidrogênio.

A nebulosa revela uma paisagem de fantasia de pilares, cordilheiras e vales. Os pilares, compostas de gás denso e pensado para ser incubadoras de novas estrelas, algumas de anos-luz de altura e aponte para o conjunto central estrela. Outras regiões densas cercam os pilares, incluindo filamentos marrom-avermelhadas de gás e poeira.

As estrelas brilhantes esculpem o terreno gasoso da nebulosa ajudam a criar uma geração sucessiva de estrelas jovens. Quando os ventos estelares batem nas paredes densas de gás, as ondas de choque pode desencadear uma nova torrente de nascimento de estrelas ao longo da parede da cavidade. Os pontos vermelhos espalhados por toda a paisagem são uma rica população de recém-formando estrelas ainda envoltos em seus casulos de gás e poeira. Estes minúsculos, estrelas fracas estão entre 1 milhão e 2 milhões de anos - relativamente jovens estrelas - que ainda não iniciou fusão hidrogênio em seus núcleos. As brilhantes estrelas azuis visto em toda a imagem são estrelas na maior parte do primeiro plano.

Como o aglomerado é muito jovem - em termos astronômicos - que não teve tempo para dispersar suas estrelas para o espaço interestelar, fornecendo aos astrônomos uma oportunidade de reunir informações sobre a forma como o aglomerado formado por estudá-la dentro de seu ambiente Estrela-parto.

Região central da imagem, que contém o conjunto de estrela, combina dados de luz visível tomadas pela Advanced Camera for Surveys do Hubble com exposições do infravermelho próximo tomadas pela Wide Field Camera 3. A região é composta por observações de luz visível tomadas pelo Avanced Camera for Surveys. Tons de vermelho representam hidrogênio e tons de verde-azulado são predominantemente oxigênio.

O Telescópio Espacial Hubble é um projeto de cooperação internacional entre a NASA ea ESA (Agência Espacial Europeia). Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland, que gerencia o telescópio. O Instituto de Ciência do Telescópio Espacial (STScI), em Baltimore, Maryland, realiza operações científicas do Hubble. STScI é operado para a NASA pela Associação de Universidades para Pesquisa em Astronomia em Washington.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário