terça-feira, 3 de julho de 2012

Restos de sinagoga do período romano foram descobertos na Galiléia


Arqueólogos israelenses descobriram os restos de um edifício monumental de uma sinagoga que data do período romano tardio no sítio arqueológico de Huqoq na Galiléia.
Huqoq é uma antiga aldeia judaica localizada a aproximadamente 3 km a oeste de Cafarnaum e Magdala.
Durante a segunda temporada das escavações, a equipe descobriu partes de um piso de mosaico impressionante que pertence à decoração do edifício de uma sinagoga.
O mosaico, que é feito de pequenos cubos de pedras coloridas de alta qualidade, inclui cenas de passagens bíblicas. Em outras partes do mosaico, dois humanos (aparentemente do sexo feminino), enfrentam um medalhão circular com uma inscrição hebraica que se refere a recompensas para aqueles que fizeram a obra.
 “Esta descoberta é significativa porque os edifícios mostram sinagogas antigas da época dos romanos, decoradas com mosaicos de cenas bíblicas, e apenas dois possuem cenas com Sansão”, disse Jodi Magness, professor emérito da Universidade da Carolina do Norte em entrevista a SciNews.
Nossos mosaicos são também importantes devido à sua elevada qualidade artística e do pequeno tamanho dos cubos do mosaico.
 Isto, juntamente com o tamanho das pedras de cantaria utilizados para construir as paredes da sinagoga, sugere um elevado nível de prosperidade nesta aldeia, mostrando que a construção foi muito trabalhosa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário