sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Foguete Atlas V, da Nasa, decola dos EUA com duas sondas espaciais


A agência espacial americana (Nasa) lançou nesta quinta-feira (30), de Cabo Canaveral, na Flórida, o foguete Atlas V, que deverá pôr em órbita duas sondas para estudar a influência do Sol sobre a Terra e os anéis de radiação que cercam o nosso planeta.

Nasa divulga quatro novas imagens de Titã, a maior lua de Saturno


A agência nacional americana (Nasa) divulgou quatro novas imagens feitas entre maio e julho ao redor de Saturno pela sonda Cassini, que está na região desde 2004 e deve ficar pelo menos mais cinco anos em atividade.

Telescópio detecta buracos negros e galáxias que estavam 'escondidos'


Um telescópio especial detectou milhões de buracos negros supermaciços e galáxias com temperaturas extremamente altas, que estavam "escondidos" atrás de uma nuvem de poeira interestelar.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Nasa divulga vídeo com música lançada pelo robô Curiosity em Marte

A agência espacial americana (Nasa) divulgou o vídeo com o lançamento da música "Reach for the stars", do rapper will.i.am, da banda Black Eyed Peas, feito na terça-feira (28) pelo robô Curiosity, direto de Marte.
A canção foi transmitida para a Terra no fim da tarde, e um grupo de estudantes assistiu ao evento no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em Pasadena, na Califórnia. Os funcionários da agência e o próprio will.i.am também acompanharam tudo bastante entusiasmados.

"O objetivo é inspirar os jovens a levar uma vida sem limitar seu potencial e perseguir a colaboração entre as artes e a tecnologia. Sei que meu propósito é inspirar os jovens porque eles continuam me inspirando de volta", disse o cantor.
"willi.i.am nos proporcionou a primeira música da playlist da exploração de Marte", disse o administrador-chefe da Nasa, Charles Bolden.
A agência espacial americana também encarou o evento como uma homenagem a Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, que morreu no sábado (25) e será enterrado nesta sexta-feira (31), em cerimônia privada.
"Não consigo pensar em uma maneira melhor para honrar a vida do pioneiro da Nasa Neil Armstrong do que inspirar os estudantes de hoje a seguir os seus passos. A primeira pegada de Neil na superfície lunar deixou uma marca na história. Quem sabe um dos estudantes aqui possa ser o primeiro a pisar na superfície de Marte e continuar a jornada de exploração da humanidade", disse o astronauta Leland Melvin, durante a cerimônia
Ouça Reach for the stars
Tradução da música

Metano na Antártica pode agravar aquecimento global, diz estudo


Um grande volume de metano, um dos gases causadores do efeito estufa, pode ter sido produzido sob o manto de gelo da Antártica ao longo de milhões de anos e se somar agora ao aquecimento global, caso seja liberado para a atmosfera por meio de degelo, mostra um estudo publicado nesta quarta-feira (29) na revista "Nature".

Astrônomo amador descobre explosão estrelar por acaso


Astrônomos acham açúcar ao redor de estrela jovem pela primeira vez


Um time internacional de astrônomos detectou, pela primeira vez, moléculas de açúcar ao redor de uma estrela jovem, informou nesta quarta-feira (29) o Observatório Europeu do Sul (ESO). A descoberta foi feita pelo telescópio Alma, localizado a 5 mil metros de altura no deserto do Atacama, no Chile.

Astrônomos descobrem sistema planetário com duas estrelas


Astrônomos anunciaram nesta terça-feira (28) a descoberta de um sistema planetário situado ao redor de duas estrelas. Foi a primeira vez que duas estrelas e dois planetas foram registrados no mesmo sistema.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Robô Curiosity envia a primeira mensagem de voz direto de Marte


O robô Curiosity transmitiu sua primeira mensagem de áudio direto de Marte, onde o veículo está desde o dia 6 e deve ficar pelos próximos dois anos, em busca de sinais favoráveis à vida.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

China seria a maior esperança de retorno do homem à Lua, diz jornal


Mais de 40 anos depois da chegada do homem à Lua, episódio protagonizado pelo comandante da Apollo 11 Neil Armstrong, que morreu no último sábado aos 82 anos, as perspectivas de um retorno da Nasa nos próximos anos são baixas, diferente do que se imaginava há três anos. Atualmente, a China é a única nação que fala sério a respeito de missões tripuladas à Lua. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Enquanto os Estados Unidos, após terem cancelado planos de retomar explorações lunares, pretendem acelerar o desenvolvimento de um substituto dos ônibus espaciais e baratear o custo de manutenção dos atuais programas, a agência estatal de notícias chinesa afirmou que o País tem planos de pousar sua primeira sonda na Lua em 2013. Planejado longe dos olhos da mídia, o programa espacial chinês pretende construir um superfoguete com capacidade para impulsionar uma espaçonave tripulada na direção da Lua. A futura visita, porém, não deve acontecer em menos de uma década.

domingo, 26 de agosto de 2012

'Dia triste para o mundo', diz Marcos Pontes sobre morte de Armstrong


Relembre frases de Neil Armstrong, primeiro homem na Lua


O astronauta americano Neil Armstrong morreu de problemas cardiovasculares neste sábado (25), informou sua família em nota à imprensa. Armstrong é considerado um dos maiores heróis do programa espacial dos Estados Unidos.
Veja abaixo algumas frases célebres do primeiro homem a pisar na Lua.

“É um pequeno passo para um homem, um grande salto para a Humanidade”, ao pisar na Lua em 20 de julho de 1969.

"De repente eu notei que aquela pequena e bela ervilha azul era a Terra. Eu levantei meu dedão e fechei um olho, e meu dedão cobriu totalmente a Terra. Eu não me senti um gigante. Me senti muito, muito pequeno."

“Houston, base da Tranquilidade aqui. A Águia pousou”, ao pousar o módulo lunar na Lua.
“Acredito que estamos indo para a Lua porque está na natureza humana encerar desafios. (...) Precisamos fazer essas coisas como os salmões precisam nadar rio acima”, em coletiva de imprensa da missão Apollo.


"Eu sou e sempre serei um engenheiro nerd, com meias brancas e protetores de bolso. E eu tenho um grande orgulho das realizações da minha profissão," em entrevista em 2007.

“Pilotos não sentem nenhuma alegria especial ao caminhar: pilotos gostam de voar. Pilotos geralmente se orgulham de um bom pouso, não de sair do veículo”.


“A parte mais emocionante para mim, enquanto piloto, foi pousar na Lua. Foi nessa hora que nós alcançamos o objetivo nacional de colocar americanos na Lua. O pouso foi, de longe, a parte mais difícil e desafiadora do voo. Caminhar na superfície lunar foi muito interessante, mas foi algo que nós vimos como razoavelmente seguro e previsível. A emoção acompanhou o pouso, não a caminhada”, em entrevista em 2007.

“É uma grande honra e um grande privilégio para nós estarmos aqui representando não apenas os Estados Unidos, mas homens de paz de todas as nações, com interesses e curiosidade e visão para o futuro”, em conversa telefônica com o presidente americano Richard Nixon, enquanto estava na Lua.

"Tentamos muito não ficar confiantes demais, porque quando você fica confiante demais é quando alguma coisa acontece e te morde", em entrevista em 2004.

"Eu realmente esperava que, ao fim deste século, nós teríamos alcançado substancialmente mais do que de fato alcançamos."

"Eu fiquei feliz, extasiado e extremamemte surpreso de que tínhamos tido sucesso."


Veja a lista dos 12 homens que caminharam na Lua

O primeiro homem a pisar na Lua, Neil Armstrong, morreu aos 82 anos nos Estados Unidos neste sábado (25), informou a família do astronauta à imprensa norte-americana.

Astronautas prestam homenagem ao amigo Neil Armstrong


Buzz Aldrin e Michael Collins, companheiros do astronauta Neil Armstrong na histórica missão Apolo 11, prestaram seu tributo ao talento e realizações do primeiro homem a pisar na Lua em 1969 e que morreu no sábado, aos 82 anos.