sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Arqueólogos franceses e italianos acham porto perdido da Roma Antiga


Porto Roma (Foto: S. Keay/CNRS)
Vista aérea de Ostia, com o Rio Tibre no canto
inferior esquerdo da imagem e os pontos de
perfuração em vermelho 

Arqueólogos franceses e italianos descobriram os restos de um porto de grãos que desempenhou um papel importante na ascenção da Roma Antiga, informou esta quinta-feira (6) o Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS).

Museu exibe ossada da Idade do Bronze encontrada com "joalheria"


Esqueleto é exibido na Alemanha. Foto: AFPEsqueleto é exibido na Alemanha

As maiores e mais velhas árvores do planeta estão em perigo


  As maiores e mais velhas árvores do mundo, que são os organismos vivos mais antigos do planeta, estão desaparecendo de maneira alarmante, advertiram, nesta sexta-feira (7), cientistas americanos e australianos.
Os resultados de um estudo publicado pela revista "Science" concluíram que, em todas as partes do mundo, as maiores e mais velhas árvores estão ameaçadas de desaparecer caso não existam políticas de preservação.

EUA anunciam criação de empresa para vender voos para a Lua



Fenômeno da Lua Azul é quando o mesmo mês tem duas lua cheia (Foto: Reprodução / EPTV)Golden Spike vai oferecer expedições regulares à Lua até o final da década.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Nova imagem da Nebulosa Carina é divulgada por observatório no Chile


Uma combinação de imagens da Nebulosa Carina, enorme berçário de estrelas localizado a 7.500 anos-luz da Terra, foi divulgada nesta quinta-feira (6) pelo Observatório Europeu do Sul.
Os registros foram feitos pelo VLT Survey Telescope (VST), em Paranal, no deserto do Atacama, norte do Chile, e marcam a cerimônia de inauguração desse novo equipamento, realizada no Instituto Nacional de Astrofísica (Inaf) em Nápoles, na Itália, que participou da construção da obra.
Os astrônomos reuniram o resultado de observações feitas no dia 5 de junho, das quais participou o presidente do Chile, Sebastián Piñera, com imagens mais recentes da nebulosa.

Nebulosa ESO (Foto: ESO/Divulgação)Combinação de imagens de nebulosa foi feita pelo ESO e divulgada nesta quinta (6) 

Esfinge egípcia de mais de 2 mil anos é apreendida pela polícia italiana


Esfinge egipcia  (Foto: AP)Esfinge egipcia seria contrabandeada 

A polícia italiana apreendeu uma esfinge egípcia que estava guardada numa estufa perto de Roma. A peça de 120 centímetros de comprimento e 60 centímetros de altura foi encontrada nesta quinta-feira (6). Acredita-se que ela é da Era Ptolomaica, entre os séculos 1 e 4 antes de Cristo. Ela estava dentro de uma caixa, pronta para ser contrabandeada, segundo as autoridades.

Colisão de cometas abriu buracos na superfície da Lua, afirmam cientistas


Os asteroides e cometas que colidiram com a Lua não apenas tornaram sua superfície esburacada, mas também provocaram profundas fraturas na crosta do satélite terrestre, disseram pesquisadores da Agência espacial americana, a Nasa.

Nasa divulga imagem noturna da Terra como 'bola de gude preta'


Quase 40 anos depois do dia em que a tripulação da Apollo 17 capturou a famosa imagem da Terra como uma "bola de gude azul" flutuando no espaço, em 7 de dezembro de 1972, a Nasa divulgou um vídeo mostrando o planeta à noite, como uma "bola de gude preta".
As imagens livres de nuvens, tiradas com equipamentos de registro em alta resolução dos espectros visível e infravermelho, a bordo de um satélite da Nasa e da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), captura as luzes noturnas da Terra com inéditos detalhes.

Imagen registrada por satélite da Nasa mostra a Terra durante a noite (Foto: NASA Earth Observatory/Reuters)Imagen registrada por satélite da Nasa mostra a Terra durante a noite 

Astrônomos observam início de formação de sistema solar


 Astrônomos anunciaram nesta quarta-feira (5) a descoberta de um corpo celeste que está sendo considerada uma versão “bebê” do nosso Sol. Eles acreditam que a região seja um sistema solar em formação – o mais jovem já observado.

Protoestrela acumula a massa em seu redor como um disco; à direita, o processo é mostrado com maior aproximação (Foto: Bill Saxton/NRAO/Divulgação)Protoestrela acumula a massa em seu redor como um disco; à direita, o processo é mostrado com maior aproximação 

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Meteoros Geminídeos prometem show de “estrelas cadentes” nos próximos dias


Planetas como Marte poderiam abrigar vida, aponta estudo da Nasa



Dinossauro que pode ser o mais antigo é descoberto em museu


Pesquisadores descobriram, nos corredores do Museu de História Natural de Londres, aquele que pode ser o mais antigo dinossauro conhecido.
O misterioso fóssil está há décadas no acervo do museu, e agora identificou-se que ele provavelmente era um dinossauro que viveu há cerca de 245 milhões de anos -- ou seja, 10 milhões a 15 milhões a mais do que qualquer amostra anteriormente descoberta.

Nasa anuncia lançamento de novo veículo a Marte em 2020

Nasa lançará novo veículo a Marte em 2020 (Foto: Nasa)Nasa lançará novo veículo a Marte em 2020

A Nasa anunciou nesta nesta terça-feira (4) que planeja enviar um novo veículo a Marte em 2020. O projeto é mais um passo na direção de uma missão tripulada ao Planeta Vermelho, segundo indicou a própria a agência espacial americana.

Imagem da Nasa mostra lava correndo por vulcão na Rússia

Vulcão Rússia (Foto: AFP/Nasa)Imagem do Plosky Tolbachik


Montagem divulgada pela Nasa nesta terça-feira (4) mostra o vulcão Plosky Tolbachik, no extremo leste da Península de Kamchatka, na Rússia, que entrou em erupção em 27 de novembro, pela primeira vez em 35 anos, mandando nuvens de cinzas a mais de 3 mil metros de altura.
A composição tem como base uma imagem do satélite Terra, feita no dia 19 de julho, que mostra a vegetação em vermelho, antigos rios de lava em cinza, e a neve em cor branca. Uma segunda imagem feita à noite, mesta segunda feira, 3 de dezembro, com câmera de infravermelho, foi sobreposta a ela, dando destaque à lava que corre pela montanha.
Duas estações científicas próximas foram destruídas pela lava que desceu do vulcão, e escolas em vilas próximas foram fechadas por precaução.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Cientistas fazem teletransporte quântico de objetos macroscópicos


O teletransporte quântico é uma técnica que transfere entre localizações distantes os estados quânticos de objetos. A técnica já foi realizada com fótons individuais, entre fóton e matéria e entre íons individuais. Agora, pesquisadores da China e da Alemanha afirmam ter conseguido pela primeira vez fazer o teletransporte quântico entre objetos macroscópicos - o que pode ajudar no desenvolvimento dos computadores quânticos. As informações são do site Phys.org.

Ufologia: fórum prevê comunicação com ETs em menos de 20 anos


Objeto discoide com tamanho estimado em 40 m de diâmetro fotografado entre Manaus e Belém, sobre a floresta, pela tripulação de um Boeing em 1976. Foto: Revista UFO/DivulgaçãoObjeto discoide com tamanho estimado em 40 m de diâmetro fotografado entre Manaus e Belém, sobre a floresta, pela tripulação de um Boeing em 1976


Capacete permite visualizar ambiente em 360 graus em tempo real

Homem usa um protótipo de um capacete chamado “FlyViz" em uma demonstração nesta terça-feira (4) em Paris, no centro de pesquisas francês Inria. O protótipo permite que um ser humano, pela primeira vez, consiga ter uma experiência de visão de 360 graus em tempo real do seu ambiente. (Foto: Miguel Medina/AFP)Homem usa um protótipo de um capacete chamado 'FlyViz' em uma demonstração nesta terça-feira (4) em Paris, no centro de pesquisas francês Inria. O protótipo permite que um ser humano, pela primeira vez, consiga ter uma experiência de visão de 360 graus em tempo real do seu entorno. Os pesquisadores acreditam que o capacete pode ser usado para aumentar o campo de visão do ser humano em áreas como segurança, vigilância e até entretenimento 

Nova lâmpada feita de plástico é aposta para o futuro da iluminação


Lâmpada de plástico (Foto: Wake Forest University/Divulgação)
Nova lâmpada tem maior luminosidade que atuais
modelos 

Cientistas americanos afirmaram ter desenvolvido um novo tipo de sistema de iluminação que poderia substituir as tradicionais lâmpadas fluorescentes no futuro.
Feita de camadas de plástico, a nova fonte energética é considerada mais econômica, além de produzir uma luminosidade superior a de produtos disponíveis no mercado. Os inventores acreditam que as primeiras unidades serão produzidas já no ano que vem.

Lançada há 35 anos, Voyager 1 pode estar perto do espaço interestelar

Ilustração da Nasa mostra a Voyager 1 na nova região do espaço em que agora se encontra (Foto: Nasa/Divulgação)Ilustração da Nasa mostra a Voyager 1 na nova região do espaço em que agora se encontra


Chineses querem plantar legumes em Marte e na Lua no futuro



segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Telescópio da Nasa registra galáxia com 'cascata brilhante'


Estrelas capturadas na imagem são tão claras que seria possível até mesmo conta-las. Foto: ESA/DivulgaçãoEstrelas capturadas na imagem são tão claras que seria possível até mesmo conta-las


Cidade sueca pretende ter aeroporto espacial em dez anos

Ilustração mostra como pode ser o aeroporto espacial de Kiruna, a cidade mais ao norte da Suécia, na Europa. O governo local pretende desenvolver o turismo espacial em dez anos com a construção de um aeroporto internacional com voos para o espaço, segundo agências de notícias (Foto: Jan-Erik Stalnacke/Spacesport Sweden/AFP)Ilustração mostra como pode ser o aeroporto espacial de Kiruna, a cidade mais ao norte da Suécia, na Europa. O governo local pretende desenvolver o turismo espacial em dez anos com a construção de um aeroporto internacional com voos para o espaço, segundo agências de notícias

Nasa apresenta dado inconclusivo sobre possível orgânico em Marte

Marcas da terceira (esquerda) e quarta (direita) coleta de solo marciano feitas pelo Curiosity em outubro (Foto: Nasa/Divulgação)
Marcas da terceira (esquerda) e quarta (direita) coleta de solo marciano feitas pelo Curiosity em outubro

Pesquisa indica que vulcões de Vênus estão em atividade


Concepção artística de um vulcão em atividade em Vênus (Foto: ESA/AOES)Concepção artística de um vulcão em atividade em Vênus 

Foguete Soyuz é lançado da Guiana Francesa com satélite de observação