sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Sonda europeia vai ajudar robô Curiosity a pousar em Marte

Saiba mais:

Índia planeja missão espacial para enviar satélite a Marte em 2013

A Índia planeja enviar em 2013 um satélite para Marte, juntando-se a um pequeno grupo de países que já exploram o planeta vermelho, disse nesta sexta-feira (3) um cientista do governo local.
Saiba mais:

Gelo da Groenlândia é menos vulnerável do que se temia, diz estudo


O gelo da Groenlândia parece não ser tão vulnerável quanto se temia a um derretimento que elevaria o nível mundial dos mares, segundo um novo estudo divulgado nesta sexta-feira (3) na edição impressa da revista "Science".
Saiba mais:

Foguete europeu decola da Guiana Francesa com dois satélites a bordo

Foguete Ariane-5 transportando dois satélites de telecomunicações decolou nesta quinta-feira (2) da  da base de Kuru, na Guiana Francesa, país vizinho ao Brasil. De acordo com a agência de notícias France Presse, serão colocados em órbita dois satélites geoestacionários, o Intelsat-20, que pesa mais de seis toneladas, e o Hylas 2.  (Foto: AFP)Foguete europeu Ariane-5 transportando dois satélites de telecomunicações decolou nesta quinta-feira (2) da da base de Kuru, na Guiana Francesa, país vizinho ao Brasil. De acordo com a agência de notícias "France Presse", serão colocados em órbita dois satélites geoestacionários, o Intelsat-20, que pesa mais de seis toneladas, e o Hylas 2. 

O Intelsat-20, vai proporcionar um aumento nos serviços de transmissão de vídeo, telefone e dados na Europa, Oriente Médio, Rússia e Ásia. (Foto: AFP)
O Intelsat-20 vai proporcionar um aumento nos serviços de transmissão de vídeo, telefone e dados na Europa, Oriente Médio, Rússia e Ásia.

Cientistas estudam 'super-Terras' simulando a vaporização de planetas


Cientistas simularam a vaporização da Terra para estudar a atmosfera de outros planetas (Foto: A. Leger/Icarus)Ilustração do planeta CoRoT-7b, em concepção artística, planeta semelhante à Terra com atmosfera muito quente, tão próximo de estrela que uma de suas faces é um "mar" de rocha derretida 

Cientistas das universidades de Washington e de Harvard, nos Estados Unidos, usaram computadores e modelos matemáticos para simular a vaporização da Terra e de planetas similares a ela. O objetivo da pesquisa é estudar a atmosfera e composição de "superplanetas", com características semelhantes ao nosso.

Financiado pela Agência Espacial Americana (Nasa), o estudo foi publicado na edição de agosto da revista "Astrophysical Journal".
A pesquisa mostra que grandes planetas, conhecidos como "super-Terras", têm atmosferas compostas muitas vezes por vapor e dióxido de carbono, com pequenas quantidades de outros gases que distinguiriam uma formação planetária de outra.
As "super-Terras" são planetas com mais massa que o nosso, porém menores que Netuno e feitos de rocha em vez de gás. Elas se localizam fora do nosso Sistema Solar, e por isso são conhecidas como exoplanetas ou planetas extrassolares.
O termo "super-Terra" faz referência apenas à massa do planeta e não à sua composição ou à possibilidade de ser um local habitável, de acordo com Bruce Fegley, professor de ciência planetária da Universidade de Washington.
Os planetas pesquisados teriam temperatura de superfície oscilando entre 270 e 1,7 milº C. Em comparação com a Terra, cuja temperatura média é de 15º C, são muito quentes.
Com a alta temperatura e outras características, é possível que esses planetas tenham a formação de monóxido de silício e que haja "chuvas" de pedras, por causa da condensação dos gases formadores de rochas.

Nova espécie de dinossauro é encontrada no Maranhão


Ilustração reproduz dinossauro de 95 milhões de anos identificado no Maranhão (Foto: Rodolfo Nogueira/Divulgação)Ilustração mostra como seriam os noassaurídeos, dinossauros semelhantes aos que teriam vivido onde hoje fica o Maranhão 
Saiba mais:

Nasa faz coletiva para apresentar descida e pouso de sonda em Marte


A agência espacial americana (Nasa) convocou uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (2), em Pasadena, na Califórnia, para explicar como serão a descida e o pouso da sonda Curiosity até Marte, previstos para este domingo (5).
Saiba mais:

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Antártica já teve palmeiras e temperaturas subtropicais, dizem cientistas


Cientistas que realizam escavações na Antártica desencavaram provas de que a região já abrigou palmeiras, há milhões de anos. Análises de pólen, matéria vegetal e dejetos de pequenas criaturas forneceram um retrato climático do antigo período Eoceno, há 53 milhões de anos.
O estudo, publicado na revista especializada "Nature", afirma que as temperaturas da região nesse período oscilariam entre 10ºC no inverno e 25ºC durante o verão. O início do período Eoceno, que foi marcado por uma espécie de ''efeito estufa'' do passado, tem despertado crescente interesse científico, já que teria semelhanças com o momento atual da Terra.
''Há duas maneiras de observarmos para onde iremos no futuro'', afirmou em entrevista à BBC o coautor do estudo, James Bendle, da Universidade de Glasgow.

Espécies vegetais seriam remanescentes de era de temperaturas amenas. (Foto: Reprodução/BBC)
Espécies vegetais seriam remanescentes de era de
temperaturas amenas. 
Saiba mais:

Nasa cria site com infográficos sobre missões e descobertas espaciais


O Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês) da agência espacial americana (Nasa) lançou um banco de dados com infográficos, imagens e dados científicos sobre as missões enviadas ao espaço. Neste desenho, por exemplo, você vê como será o pouso da sonda Curiosity a Marte, previsto para este domingo (5).
O site do laboratório, que fica em Pasadena, na Califórnia, também convida o público a compartilhar o material divulgado e criar as próprias ilustrações, a partir de informações publicadas pela Nasa.

Nasa (Foto: JPL/Nasa)Infográfico do JPL mostra uma linha do tempo para fixar a data de missões enviadas ao Sol, aos planetas do Sistema Solar, asteroides e cometas. A imagem completa, você pode conferir aqui

Os usuários que aceitarem a proposta podem enviar seus arquivos para serem revisados por especialistas do JPL e compartilhar suas invenções em uma galeria no site. Para participar da novidade, basta se cadastrar gratuitamente.
Segundo a Nasa, essa é uma forma de transformar conceitos, ideias complexas e dados técnicos em imagens bem visuais, criativas e didáticas para explicar as "maravilhas" do Universo e da exploração espacial.
A agência americana espera que a união de ciência e design, sob essa nova ótica, atraia e inspire um novo público interessado no assunto.

Estudo americano prevê demanda maior por voos espaciais comerciais

Voos espaciais suborbitais devem movimentar entre R$ 1,2 bilhão e R$ 3,2 bilhões em sua primeira década de operações, segundo um estudo encomendado pelos governos dos EUA e da Flórida, e divulgado esta semana.
Saiba mais:

Nova rã que se camufla em cachoeira é descoberta no Rio de Janeiro


Saiba mais:

Nave de carga russa Progress se acopla com sucesso à ISS


A nave de carga russa Progress M-16M se acoplou com sucesso nesta quinta-feira (2) à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), levando carga vital para seus seis ocupantes, segundo informaram as agências russas.
Saiba mais:

Fóssil completo de inseto com 365 milhões de anos é descoberto


Cientistas do Museu Nacional de História Natural da França anunciaram a descoberta do primeiro fóssil completo de um inseto pré-histórico, com 365 milhões de anos. Os resultados estão publicados na revista "Nature" desta semana.
O animal da espécie Strudiella devonica tinha 8 milímetros de comprimento, tórax separado da cabeça e do abdômen e três pares de patas.
O invertebrado teria existido no período geológico Devoniano Superior, da era Paleozoica, e foi descoberto pela equipe do pesquisador André Nel em um sítio arqueológico da localidade de Strud, província de Namur, na Bélgica.


Fóssil Nature (Foto: Nel et al./Nature)Fóssil inteiro de inseto pré-histórico é o 1º a dar detalhes de período geológico

"É o primeiro fóssil completo do período Devoniano", afirmou André Nel à AFP. "Foi nessa época que os animais começaram a se diversificar e conquistar terras emersas", acrescentou.
"É um marco, uma testemunha" que confirma as datações moleculares (feitas a partir do estudo de DNA), segundo as quais "os insetos são muito antigos", explicou Nel.
Até agora, os únicos restos fossilizados de insetos do Devoniano eram duas mandíbulas encontradas na Escócia.
Dessa forma, o Strudiella devonica passa a fazer a ponte entre o artrópode Rhyniella praecursor, que tem 400 milhões de anos e é considerado um parente próximo dos insetos, e o período Carbonífero (entre 300 e 330 milhões de anos), rico em fósseis de insetos de todo tipo.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Múmias egípcias de museu do Reino Unido são escaneadas por cientistas


Pesquisadores do Reino Unido escanearam sete múmias egípcias que têm cerca de 3 mil anos de idade e estão no Museu Britânico, em Londres, com objetivo de saber mais detalhes sobre como viveram essas pessoas.
Eles conseguiram captar os corpos dentro dos sarcófagos, sem perturbar ou causar danos aos restos mortais e ao recipiente.
De acordo com o jornal britânico “Daily Mail”, o projeto do estudante Abeer Helmi, da Universidade de Manchester, usou equipamentos de ressonância magnética para a análise. O objetivo é conseguir informações sobre a dieta e a saúde daqueles que foram mumificados há, aproximadamente, 900 a.C.
Imagem mostra uma das múmias analisadas por pesquisadores britânicos durante procedimento de ressonância magnética. (Foto: Reprodução/Daily Mail)Imagem mostra uma das múmias analisadas por pesquisadores britânicos durante procedimento de ressonância magnética. 

Telescópio faz imagem mais precisa de galáxia a 60 milhões de anos-luz


Galáxia espiral NGC 1187 (Foto: ESO)Galáxia espiral NGC 1187 

Astrônomos divulgaram nesta quarta-feira (1º) a imagem mais detalhada da galáxia espiral NGC 1187. Esse conjunto de astros fica a cerca de 60 milhões de anos-luz da Terra, na constelação do Rio Erídano.

A imagem foi feita com aparelhos do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), projeto que tem a participação do Brasil. O telescópio que registrou a galáxia é conhecido como Telescópio Muito Grande (VLT, na sigla em inglês) e fica no deserto do Chile.
A nova imagem dá uma boa perspectiva da estrutura espiral da galáxia. É possível observar os braços, que contêm grandes quantidades de gás e poeira. As regiões azuladas indicam a presença de estrelas jovens, nascidas dessas nuvens de gás. A parte amarelada do centro é composta por estrelas mais velhas, e também por gás e poeira.
Apesar da aparência tranquila, a região propicia a formação de estrelas, que é um processo violento. Desde 1982, os astrônomos já registraram nessa galáxia duas supernovas – explosões estelares muito violentas, que resultam da morte de uma estrela.
Além de NGC 1187, a imagem mostra também outras galáxias mais distantes, que podem ser vistas através dela ou no entorno.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Telescópio da Nasa capta 'destroços' deixados por explosão de supernova

O telescópio Chandra, da agência espacial americana (Nasa), fez a primeira observação por raio-X dos destroços deixados pela explosão de uma supernova ocorrida em 1957. Os resultados serão publicados por pesquisadores americanos e australianos na próxima edição da revista "Astrophysical Journal".
A supernova SN 1957D entrou em colapso na galáxia espiral M83, a 15 milhões de anos-luz da Terra. A região é uma das únicas detectáveis fora da Via Láctea, tanto em ondas ópticas como de rádio, mesmo décadas após o incidente.
A SN 1957D fica perto de um aglomerado de estrelas com quase 10 milhões de anos. Muitas delas têm massa até 17 vezes maior que a do Sol.


Supernova telescópio Chandra (Foto: Nasa/CXC/STScI/K.Long et al./STScI )
No detalhe, supernova é vista por sistema óptico do telescópio 

Entre 2000 e 2001, o Chandra já havia observado essa supernova durante 14 horas, mas não detectou nada remanescente. No entanto, uma nova exposição feita entre 2010 e 2011, por oito dias e meio, revelou a presença de raios-X.
A imagem acima, em que a SN 1957D aparece no detalhe, pode trazer novos dados sobre a explosão, que teria ocorrido após a estrela ficar "sem combustível". A distribuição dos raios-X com energia sugere que a supernova contém uma estrela de nêutrons (pulsar) que gira rapidamente e se formou quando o núcleo da supernova entrou em colapso.
Esse pulsar pode estar produzindo um "casulo" de partículas carregadas que se movimentam quase à velocidade da luz e são conhecidas como uma "nebulosa de vento de pulsar". Se essa interpretação for confirmada, o pulsar teria uma idade de 55 anos, um dos mais novos já observados no Universo.
O que restou de outra nebulosa chamada SN 1979C, situada na galáxia M100, contém um concorrente a mais novo pulsar, mas os astrônomos ainda não têm certeza se há um buraco negro ou um pulsar no centro dela.

Dinossauros foram extintos de uma só vez, aponta estudo espanhol


Restos de uma espécie de dinossauro encontrados nas montanhas dos Pirineus, uma cordilheira localizada na fronteira entre Espanha e França, reforça a hipótese de que a extinção destes animais foi repentina, como consequência do impacto de um asteroide sobre a Terra.
Um estudo publicado na revista científica "Paleo 3" mostra uma análise indicando que os saurópodes, dinossauros herbívoros de pesçoco e cauda longos e andar quadrúpede,- mantiveram sua diversidade até a extinção, ocorrida há 65 milhões de anos.
Saiba mais:

Luas de Saturno aparecem 'juntas' em imagem obtida por sonda da Nasa


A sonda Cassini, da agência espacial americana (Nasa), obteve uma imagem impressionante de duas luas de Saturno "sobrepostas". O satélite Mimas aparece à espreita de Dione, que está em primeiro plano. Os anéis do planeta podem ser vistos no canto superior direito.


Saturno Mimas e Dione (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute) 
Luas Dione e Mimas (menor) são vistas por sonda da Nasa 

Mimas tem 396 quilômetros de diâmetro e Dione, 1.123. Na foto, a parte visível da lua maior está do lado oposto de Saturno.
A imagem foi obtida em luz visível no dia 12 de dezembro de 2011. Na época, a Cassini se encontrava a 606 mil quilômetros de distância de Mimas e a 91 mil quilômetros de Dione.
Em julho, a Nasa divulgou a imagem de outra lua de Saturno, Encélado, após fazer uma análise detalhada de Titã, o maior satélite do planeta – que tem pelo menos 60 já conhecidos e nomeados orbitando ao redor de si.

Cinco bandeiras dos EUA continuam inteiras na Lua após 40 anos


Cinco das seis bandeiras americanas fincadas na superfície lunar pelas missões tripuladas Apollo há quatro décadas continuam de pé, segundo as últimas fotos feitas por uma sonda da Nasa, a Agência Espacial dos Estados Unidos.
A partir das imagens da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) pode-se afirmar que "é certo que as bandeiras dos Estados Unidos ainda continuam de pé e projetam sombras", escreveu o pesquisador da Nasa Mark Robinson em seu blog, segundo publicou nesta segunda-feira (30) a publicação especializada Space.com.


Imagem de arquivo da Nasa, feita em 1972, mostra o astronauta John W. Young, comandante da missão 16, na superfície lunar, saudando a bandeira dos EUA. (Foto: Nasa / Charles M. Duke Jr / AFP Photo)Imagem de arquivo da Nasa, feita em 1972, mostra o astronauta John W. Young, comandante da missão 16, na superfície lunar, saudando a bandeira dos EUA. 
Saiba mais:

Cultura humana de caça e coleta começou há 44 mil anos, diz estudo

O hábito humano de caçar e coletar alimentos começou há aproximadamente 44 mil anos, segundo um novo estudo feito na África do Sul e publicado nesta segunda-feira (30) na revista científica americana "Proceedings of the National Academy of Sciences" (PNAS).

Os novos achados revelam que o uso de pigmentos, gravuras e ferramentas sofisticadas de pedra e ossos já estavam presentes na região há 75 mil anos, mas muitos desses artefatos acabaram sumindo há 60 mil anos e só foram reaparecer e se consolidar por volta de 44 mil anos atrás.
O arqueólogo Francesco d'Errico, da Universidade de Bordeaux, na França, e colegas analisaram uma linhagem de objetos atribuídos aos povos primitivos San, também conhecidos como "Bushmen". Essa civilização, como acreditam os autores, pode ter sido a responsável por desenvolver e difundir a cultura moderna.


Cultura moderna artefatos (Foto: Francesco d’Errico and Lucinda Backwell/Universidade de Bordeaux)Artefatos foram encontrados em sítio arqueológico e revelam que a cultura moderna da caça e coleta começou antes do que se pensava
Saiba mais:

Tumba de possível príncipe maia é encontrada no México por alemães


O túmulo de um aparente príncipe maia foi descoberto no México por arqueólogos alemães, após quatro anos de escavações.
O achado ocorreu na cidade de Uxul, perto da fronteira com a Guatemala, onde trabalham cientistas da Universidade de Bonn em parceria com o Instituto Nacional de Antropologia e História mexicano.
No interior da câmara funerária, que tem cerca de 1.300 anos, estavam os restos de um jovem enterrado de costas e com os braços cruzados. Em volta dele, havia quatro placas e cinco vasos de cerâmica decorados com pinturas ou molduras, todos bastante preservados.


Maia (Foto: Universidade de Bonn/Divulgação)Vaso de cerâmica encontrado serviria como caneca para tomar cacau, bebida da aristocracia da sociedade maia; homem retratado nela seria jovem ou príncipe 
Saiba Mais:

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Encontrado sistema solar na estrela Kepler-30 com as mesmas características que o nosso



Um sistema solar organizado como o nosso foi descoberto mil anos-luz da Terra.
Saiba mais:

Soluço cósmico? Pulsar muda ritmo de seu farol e deixa astrônomos intrigados



Pulsares são verdadeiros "faróis" do espaço - estrelas minúsculas, ‘queimadas’, que emitem pulsos regulares de raios gama - que os cientistas chamam genericamente de soluços.
Saiba mais:

China quer pousar sonda na Lua em 2013, diz agência do governo


A China pretende realizar em 2013 o pouso da sua primeira sonda na Lua, disse a imprensa estatal nesta segunda-feira (30), em mais um passo de um ambicioso programa espacial que inclui também a construção de uma estação orbital.
Em 2007, a China lançou sua primeira sonda lunar orbital, a Chang'e 1, cujo nome alude a uma deusa da Lua. Esse equipamento recolheu imagens da superfície e analisou a distribuição de elementos.
Esse lançamento marcou o primeiro de três passos no programa lunar chinês. Em seguida virão uma missão não-tripulada ao satélite, e em seguida a coleta de amostras do solo e das pedras lunares, por volta de 2017.
A agência estatal "China News Service" disse, sem entrar em detalhes, que a sonda Chang'e 3 irá realizar pesquisas sobre a superfície lunar no ano que vem. Cientistas chineses também cogitam a hipótese de levar uma tripulação à Lua após 2020.
O programa espacial da China ainda está muito atrás dos EUA e da Rússia, mas no mês passado o país encerrou um voo tripulado, da nave Shenzhou 9, que levou a primeira mulher chinesa ao espaço, além de testar métodos de atracação que serão importantes na futura estação espacial.


Imagem mostra momento exato do lançamento de nave espacial chinesa Shenzhou 9 neste sábado (16) (Foto: AP/China Central Television)Imagem mostra momento exato do lançamento de nave espacial chinesa Shenzhou 9 em junho. 

Nasa mostra como sonda vai pousar em Marte


O chefe da missão da Nasa que vai enviar a sonda Mars Curiosity para Marte revelou a estratégia ousada para o pouso no planeta. Adam Steltzner e a equipe da agência espacial americana criaram um plano para que o veículo que exploração pouse em segurança. O veículo vai recolher dados geológicos de Marte 
(veja o vídeo).


Curiosity (Foto: Reprodução/BBC)Sonda Mars Curiosity vai recolher dados geológicos de Marte. 

Ao entrar na atmosfera, a sonda estará em uma velocidade muita alta. Um paraquedas vai se abrir e diminuir esta velocidade, mas ainda não será o bastante para que o veículo chegue à superfície em segurança. Um radar analisa o local do pouso e o veículo vai se desprender dos paraquedas, ligar os foguetes e começar o pouso propriamente dito.
A apenas 20 metros de altura, o veículo se soltará parcialmente da parte onde ficam os foguetes e ficará pendurado por um guindaste e, desta forma, pendurado, o veículo de exploração tocará a superfície de Marte. A operação deve ocorrer em agosto

Cientistas descobrem 'cupins-bomba camicases' na Guiana Francesa


Especialistas belgas encontraram uma nova espécie de cupim na Guiana Francesa com uma característica curiosa e que, até hoje, nunca havia sido documentada.
À medida que envelhecem e se tornam menos capazes de cumprir as tarefas do dia a dia, os insetos desse grupo começam a armazenar cristais sólidos que produzem uma reação química quando misturados com outras secreções do animal.
Como resultado, seu poder defensivo aumenta, o que lhes confere grande utilidade para a colônia.

Cargueiro russo consegue se acoplar à Estação Espacial Internacional


O cargueiro russo Progress M-15M conseguiu se acoplar neste domingo (30) à Estação Espacial Internacional (ISS) após uma falha no novo sistema de aproximação que não realizou a junção com plataforma na terça-feira passada (24).
O engate aconteceu em modo automático após um voo autônomo no transcurso do qual o sistema de aproximação e acoplamento automático Kursk-NA foi submetido a testes, informam as agências russas.

O cargueiro devia ter se reenganchado à plataforma orbital no dia 24 de julho, da qual tinha se desacoplado um dia antes para os testes do Kursk, mas então não pôde realizar a manobra.
A nave permanecerá na ISS até a segunda-feira (31) e posteriormente se dirigirá a outro voo autônomo de três semanas para uma série de experimentos científicos.
A Progress M-15M se aproxima do cargueiro (Foto: Reprodução)A Progress M-15M se aproxima do cargueiro 

Olá caros leitores! Gostaríamos de nos desculpar por não ter postado notícias regularmente. Nessa última semana a conexão esteve com problemas, assim impedindo que postássemos notícias. Mas agora está tudo normal e voltaremos a postá-las normalmente.
Obrigado pela compreensão!!!
 
Karen Maia