quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Jatos energéticos

 Objeto Herbig-Haro 46/47: material ejetado por estrela jovem colide com gás e produz dois jatos
Objeto Herbig-Haro 46/47: material ejetado por estrela jovem colide com gás e produz dois jatos 

Vistas no espaço com o auxílio do mais potente radiotelescópio em operação na Terra, as nuvens de moléculas de monóxido de carbono (CO) podem revelar detalhes até agora ocultos da atividade de estrelas recém-nascidas. 

O Sol, amanhã

 HIP 102152: a 250 anos-luz de distância da Terra na constelação do Capricórnio
HIP 102152: a 250 anos-luz de distância da Terra na constelação do Capricórnio

A constelação de Capricórnio abriga a estrela mais parecida com o Sol já encontrada, com uma diferença importante: estima-se que a HIP 102152 tenha 8,2 bilhões de anos, enquanto aquela em torno da qual a Terra gira é uma jovem com idade de 4,6 bilhões. Aprofundar os estudos pode ajudar a antecipar o que vai acontecer com a estrela central do nosso sistema planetário. “O Sol segue a mesma trajetória evolutiva da HIP 102152”, disse durante coletiva de imprensa o astrofísico peruano Jorge Meléndez, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP). Ele é coordenador do estudo internacional publicado hoje (28/8) no site da Astrophysical Journal Letters.

Dinossauro com penas podia planar longas distâncias, sugerem cientistas


Fóssil de um Microraptor é visto no Museu Americano de História Natural, em Nova York (Foto: Spencer Platt/Getty Images)Fóssil de um Microraptor é visto no Museu Americano de História Natural, em Nova York 
 
Cientistas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, construíram uma maquete em tamanho natural de um microraptor, espécie que viveu no período Cretáceo inferior (entre 130 milhões e 125 milhões de anos atrás), com o objetivo de descobrir se pequenos dinossauros com penas conseguiam voar.

Foguete com comida e roupas decola dos EUA rumo à Estação Espacial

 Foguete com comida e roupas decola dos EUA rumo à Estação Espacial. Veículo lançador partiu na tarde desta quarta-feira, de base da Nasa. (Foto: NASA/Bill Ingalls/AP)Foguete Antares decolou na tarde desta quarta-feira (18) 

Nebulosa do Camarão é registrada em detalhes por telescópio no Chile

ios
Nebulosa do Camarão (Foto: Martin Pugh/ESO)Nebulosa do Camarão é registrada pelo VLT em imagem mais nítida já obtida dela