sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Chegada de novos tempos ou fim do mundo: confira mudanças da era maia


  A chegada da nova era maia nesta sexta-feira será celebrada nos países centro-americanos que eram terras desse antigo povo de cultura pré-hispânica marcada pela polêmica de que se trata do começo de novos tempos ou do temido apocalipse. Uma era maia é composta de 13 ciclos, cada um denominado de B'aktun, e cada ciclo é concluído a cada 5.125 anos, segundo o calendário feito por essa civilização, que habitou os territórios que hoje são a Guatemala, Belize, Honduras, El Salvador e o sul do México, com uma história de aproximadamente três mil anos.
Segundo a visão maia, neste dia 21 de dezembro terminará a era atual que foi iniciada em 3.114 a.C. e começará o primeiro B'aktun da era seguinte, data em que serão realizadas celebrações de governos e organizações maias da América Central. Essas festividades, que incluem rituais ancestrais, seminários e eventos gastronômicos, entre outros, terão como ponto principal as cerimônias que serão realizadas nos sítios arqueológicos. Os presidentes da Guatemala e de Honduras já anunciaram apoio às festividades.
Mas o acontecimento também foi entendido por alguns, erroneamente, como a chegada do fim do mundo, uma teoria que foi rejeitada pelos herdeiros da civilização pré-hispânica, por cientistas e inclusive pela Igreja Católica. "O fim do período do quinto sol (que acontecerá no dia 21 de dezembro de 2012) dará passagem a uma nova era, na qual haverá mudanças positivas em todos os sentidos para a humanidade", segundo afirmaram sacerdotes e guias espirituais maias da Guatemala.

Bóson de Higgs foi o principal avanço científico de 2012, diz revista


Cientistas dos EUA criam primeiro painel solar adesivo e ultraflexível


Cientistas da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, criaram os primeiros painéis solares adesivos e ultraflexíveis, com grossura parecida com a de um filme fotográfico. A versão produzida pelos pesquisadores está em estágio final de desenvolvimento, segundo uma nota da instituição.
As células fotovoltaicas dos painéis solares em geral ficam presas em superfícies rígidas de vidro ou silício, limitando seu uso, segundo um dos pesquisadores responsável pelo projeto, Chi Hwan Lee. Em geral estes painéis são grandes e rígidos, diz ainda o cientista.

Imagem mostra painel solar em formato de filme e aplicação em cartão de visitas (Foto: Divulgação/Universidade Stanford)Imagem mostra painel solar e aplicação em cartão de visitas 

Meteorito raro possui materiais mais antigos do Sistema Solar, diz estudo


Cientistas da Universidade da Califórnia em Davis, nos EUA, em colaboração com a agência espacial americana (Nasa) e com outras instituições, estudaram fragmentos de um meteorito caído em território americano em abril deste ano, que passou como uma bola de fogo pelo céu sobre a Califórnia e Nevada.
Por meio de análises geoquímicas, os pesquisadores descobriram que o objeto possui alguns dos materiais mais antigos do Sistema Solar, os mesmos que ajudaram a formar os planetas vizinhos da Terra e nosso próprio mundo.

Cientistas apelidadam de 'Darth Vader' o pedaço de meteorito coletado (Foto: Divulgação/University of California, Davis)Cientistas apelidadam de 'Darth Vader' o pedaço de meteorito coletado 

Poeira diminui brilho de estrela que fica a 370 anos-luz da Terra


Imagem infravermelha feita pelo telescópio Spitzer, da Agência espacial americana, a Nasa, mostra a estrela gigante Zeta Ophiuchi envolta de poeira, dando um efeito impressionante de ondulações.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Telescópios revelam 'segredo da juventude' de estrelas aglomeradas


  Um estudo feito com o Telescópio Espacial Hubble, da Nasa, e com um telescópio do Observatório Europeu do Sul (ESO) instalado no deserto do Atacama, no norte do Chile, mostra que as estrelas, assim como as pessoas, nem sempre aparentam a idade que têm. Isso porque umas envelhecem mais devagar que outras.
É o que ocorre nos aglomerados globulares, coleções esféricas de astros ligados entre si pela ação da gravidade. Esses corpos são considerados "relíquias" do começo do Universo, com idade entre 12 e 13 bilhões de anos. Apesar de muito antigas, algumas estrelas ali são consideradas "jovens de espírito".

Eso aglomerado globular (Foto: ESO/Divulgação)Aglomerado globular NGC 6388 é observado por telescópio do ESO no norte do Chile

'Arcas de Noé' protegem sementes e genes de animais para o futuro


  Caso, contrariando as análises científicas, o mundo seja atingido por uma catástrofe nesta sexta-feira (21), conforme acreditam algumas pessoas, baseadas numa profecia ligada ao calendário maia, pode ser possível repovoar o planeta com espécies que o habitam atualmente.

Duas novas espécies de lagartos são descobertas em região da Austrália


Lagarto Austrália (Foto: Divulgação/Zootaxa)
Exemplar de lagarto da espécie Carlia rubigo

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Sonda da Nasa faz imagem da sombra de Saturno


Planeta Saturno foi fotografado de sua sombra (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Space Science Institute)Planeta Saturno foi fotografado de sua sombra 

A Nasa divulgou na noite desta terça-feira (18) uma nova imagem de Saturno feita pela sonda Cassini. Desta vez, a nave está na sombra do planeta – do ponto de vista de onde a foto foi tirada, o Sol está atrás de Saturno.

Na imagem, ficam bem destacados os anéis de Saturno nos trechos em que são iluminados pela luz do Sol. Também são visíveis as luas Tétis e Encélado, que aparecem como dois pontos claros na parte esquerda da foto, abaixo dos anéis.
A foto foi tirada em 17 de outubro pela sonda Cassini, mas a Nasa só conseguiu publicá-la dois meses depois. A última vez em que a nave tinha feito uma imagem da sombra de Saturno havia sido em setembro de 2006.

Nasa divulga foto 'festiva' de nebulosa


Nebulosa NGC 5189 (Foto: Nasa)Nebulosa NGC 5189 

A Nasa divulgou nesta terça-feira (18) uma foto de uma nebulosa planetária que, segundo a agência espacial americana, tem aparência “festiva”. “Lembra um ornamento de festas soprado em vidro, decorado com uma faixa brilhante", afirma a instituição em nota.
As nebulosas planetárias, como esta, são o estágio final da vida de um astro de tamanho médio, como é o nosso Sol. Enquanto consome o que resta de combustível em seu núcleo, essa estrela expele material de sua camada externa. Esse material é aquecido por radiação, produzindo nuvens de gás com estruturas complexas.
A imagem foi feita com uma câmera do telescópio Hubble no dia 8 de outubro, com filtros específicos para reforçar cores fluorescentes de átomos de enxofre, oxigênio e hidrogênio.

Mudança climática acabará com as geleiras do Equador em 70 anos


As geleiras do Equador, que coroam vulcões de mais de cinco mil metros de altura, desaparecerão em 70 anos no ritmo atual de degelo causado pelo aquecimento global, o que alterará o ecossistema e o volume de água para consumo humano, segundo os especialistas.
Uma situação similar acontece no Peru, na Bolívia e na Colômbia, que compartilham com o Equador as geleiras "tropicais" da América. Um deles é o Antisana, um enorme pico de 5.753 metros de altura com dois cones vulcânicos, por cujas quebradas descem as águas geladas que terminam na maioria das torneiras dos lares de Quito, uma cidade de 2,4 milhões de habitantes.

Membros de missão à ISS se preparam para lançamento


Membros da missão acenam ao deixar hotel rumo ao Cosmódromo de Baikonur Foto: Reuters
Membros da missão acenam ao deixar hotel rumo ao Cosmódromo de Baikonur

Descoberto planeta em zona "habitável" em órbita de estrela

  Notívagos e astrônomos acreditavam há muito tempo que Tau Ceti, estrela visível a olho nu da Terra, brilhasse solitária na noite, mas cientistas acabam de descobrir cinco planetas em sua órbita, um deles situado em uma zona "habitável", segundo um estudo publicado esta quarta-feira.



Estrela Tau Ceti (Foto: Universidade de  Hertfordshire/Divulgação)Estrela Tau Ceti é o corpo mais brilhante da imagem, à direita, e o planeta localizado na chamada zona habitável do sistema aparece em azul, no canto esquerdo 

Crânios deformados, em forma de "Alien" são encontradas em cemitério milenar no méxico


Segundo cientistas, a deformação era feita intencionalmente Foto: Inah / Divulgação Segundo cientistas, a deformação era feita intencionalmente

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Relatório apresenta 126 espécies descobertas no Sudeste Asiático


Um relatório apresentado nesta terça-feira (18) por cientistas organização ambiental WWF traz 126 novas espécies registradas ao longo de 2011 no Sudeste Asiático. A lista é dominada por plantas, mas inclui animais desde uma rã que canta como um pássaro até um morcego assustador.
As espécies foram descobertas na bacia do rio Mekong, que engloba Camboja, Laos, Myanmar, Tailândia, Vietnã e da província chinesa de Yunnan, no sudoeste do país.

Morcego foi descoberto na região central do Vietnã (Foto: Gabor Csorba/WWF/AFP)Morcego foi descoberto na região central do Vietnã 

Estudantes da Nasa fazem vídeo com paródia da canção 'Gangnam Style'



Manuscritos milenares do Mar Morto são publicados na internet

Milhares de manuscritos do Mar Morto, que datam de mais de dois milênios, foram fotografados e a partir de agora podem ser consultados na internet, anunciou nesta terça-feira (18) a Autoridade de Antiguidades israelense.
Entre esses manuscritos, figuram fragmentos dos pergaminhos mais antigos do Antigo Testamento descobertos até agora, em particular os Dez Mandamentos, do capítulo 1 do Gênese, até os Salmos e o Livro de Isaías, em sua integralidade e textos apócrifos.


Pesquisadores concluem que faraó Ramsés III teve garganta cortada

Um estudo realizado pela Universidade do Cairo, no Egito, em conjunto com outras instituições do país utilizou tomografia computadorizada e técnicas de medicina para confirmar que o faraó Ramsés 3º morreu ao ter a garganta cortada. A pesquisa sugere que ele foi vítima de uma conspiração realizada por seu harém por volta de 1,1 mil anos antes de Cristo.

Cientistas identificam novo tipo de divisão celular

Cientistas americanos identificaram pela primeira vez o que eles acreditam que seja um tipo ainda desconhecido de divisão celular. A divisão celular é um fenômeno comum no corpo humano, e é por meio desse processo que novas células são geradas

Sondas da Nasa encerram missão caindo em solo lunar


As sondas gêmeas Ebb e Flow, que por um ano fizeram imagens que permitiram conhecer melhor a estrutura interna da Lua, concluíram sua missão nesta segunda-feira (17), caindo perto do polo norte do satélite, segundo informa o site agência espacial americana Nasa.
"A missão foi um sucesso, mas este é um momento um pouco triste para mim", disse na última semana David Lehman, o gerente do programa Grail (a sigla em inglês que corresponde a Laboratório Interior e de Recuperação de Gravidade), em entrevista coletiva dada em Pasadena, Califórnia.

Ilustração mostra Ebb e Flow orbitando a Lua (Foto: Nasa)Ilustração mostra Ebb e Flow orbitando a Lua 

Profecias do fim do mundo já falharam no passado


O próximo dia 21 é tido por alguns como o dia do fim do mundo, por meio da interpretação de um calendário maia que, teoricamente, previa que esse seria o último dia da humanidade.
A crença do fim do mundo em uma data determinada, porém, não é uma novidade e nem uma característica ligada a povos distantes, como os maias. A expectativa pelo dia que seria o último da história da humanidade é antiga e faz parte da tradição cultural ocidental.
“A fé cristã acredita no fim do mundo”, resume Lina Boff, professora de teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). “No fim dos tempos, Jesus vem”.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Há 105 anos morria William Thomson, o criador da escala Kelvin


Devido a suas contribuições, Thomson foi o primeiro cientista a alcançar a nobreza britânica, como Lorde Kelvin. Entre seus feitos estão a introdução de uma escala absoluta de temperatura, o desenvolvimento da lei da conservação de energia, a invenção do galvanômetro, a descoberta do resfriamento provocado pela expansão de gases, o aperfeiçoamento dos cabos telegráficos, a construção de um cabo submarino transatlântico de telecomunicação e ainda a elaboração de importante trabalho no campo da hidrodinâmica.