quinta-feira, 4 de abril de 2013

Descoberta de supernova deve servir em cálculo de expansão do Universo


A Nasa divulgou nesta quinta-feira (4) a descoberta de uma supernova localizada a mais de 10 bilhões de anos-luz da Terra. A novidade, que será publicada na revista “The Astrophysical Journal”, deve ajudar os astrônomos em cálculos sobre a expansão do Universo.

Europa cria centro para prevenir efeitos de tempestades solares


O primeiro centro de meteorologia espacial europeu foi inaugurado nesta quarta-feira (3) em Bruxelas com a finalidade de tentar evitar que as tempestades solares queimem satélites e ameacem astronautas, aviões comerciais e inclusive linhas elétricas terrestres.

Acelerador busca partículas que podem mudar compreensão do Universo

Engenheiros deram início a um processo de aprimoramento do Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês) para dobrar a energia do acelerador de partículas que já é a máquina mais potente do mundo.
A BBC foi o primeiro meio de comunicação a ter acesso ao interior do LHC -- no Cern, o laboratório europeu de pesquisas nucleares, na fronteira franco-suíça -- para acompanhar esse trabalho.
Cientistas acreditam que o "upgrade" lhes permitirá descobrir novas partículas e, assim, a formular uma teoria mais completa sobre o funcionamento do universo.

Cientistas trabalham nos reparos do LHC (Foto: BBC)Cientistas trabalham nos reparos do LHC

Cientistas encontram no espaço sinais do que pode ser matéria escura


Cientistas disseram nesta quarta-feira (3) que podem ter identificado sinais de matéria escura no espaço, substância misteriosa que não interage com a luz e que pode formar mais de um quarto do universo, mas cuja constituição não é efetivamente conhecida. O anúncio foi feito em um seminário no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern), localizado em Genebra, na Suíça.
A equipe de pesquisadores ressaltou ter registrado o que parecem ser traços físicos da matéria escura, com um nível de detalhe inédito, ao estudar radiação de pósitrons (o equivalente a um elétron, mas carregado positivamente) identificados na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) nos últimos 18 meses.

Detector de partículas AMS instalado na Estação Espacial Internacional (Foto: Divulgação/CERN/Nasa)Detector de partículas AMS instalado na Estação Espacial Internacional

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Descobertas primeiras Supernovas em miniatura


MINI-SUPERNOVA DO TIPO IAX: Esta concepção artística mostra o suposto progenitor de um novo tipo de mini-supernova chamada de Tipo Iax. O material de uma estrela azul quente, de hélio, à direita, está sendo sugado por uma anã branca de carbono/oxigênio à esquerda, que está escondida por um disco de acreção. Em muitos casos a anã branca sobrevive à explosão subsequente. 

Encontrado fóssil de peixe que teria evoluído e desenvolvido pernas há 370 milhões de anos


De acordo com os cientistas e os fósseis encontrados recentemente uma certa espécie de peixe conseguiu desenvolver pernas durante um período de sua existência.

Pela primeira vez, meteorito do planeta Mercúrio foi encontrado na Terra


Fragmentos da Lua e de Marte já foram encontrados na Terra antes, mas essa é primeira vez que um meteorito de Mercúrio foi achado por aqui.

Nasa divulga imagem de 'berçário' gigante de estrelas

Imagem divulgada pela agência espacial americana (Nasa) nesta segunda-feira (1º) mostra um 'berçário' gigante de estrelas chamado W3, situado a 6,2 mil anos-luz de uma das principais estruturas da Via Láctea. As estrelas em formação que possuem pouca massa podem ser identificadas como pequenos pontos amarelos na área avermelhada da imagem (Foto: ESA/Nasa/AFP)Imagem divulgada pela agência espacial americana (Nasa) nesta segunda-feira (1º) mostra um 'berçário' gigante de estrelas chamado W3, localizado em uma região remota da Via Láctea. As estrelas em formação com maior massa (algumas com oito vezes a massa do Sol) estão situadas nas áreas púrpuras da imagem, capturada pelo Observatório Espacial Herschel, segundo a agência. O Herschel é um telescópio europeu que deve ser 'aposentado' até maio deste ano

Pesquisador estuda gafanhoto que existe há milhões de anos no RS


Gafanhoto-das-areias é encontrado no Oeste do estado (Foto: Reprodução/RBS TV)Gafanhoto-das-areias é encontrado no Oeste do estado