sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Satélite da ESA estudará planetas de outras estrelas


Concepção artística mostra como deve ser o satélite Cheops - ou Quéops. Foto: Universidade de Berna/ESA/DivulgaçãoConcepção artística mostra como deve ser o satélite Cheops - ou Quéops


A Agência Espacial Europeia (ESA) decidiu iniciar um programa de pesquisa que tem como objetivo construir um pequeno satélite cuja missão será estudar planetas de outras estrelas para poder compreender sua formação, especialmente a dos que têm tamanhos muito superiores ao da Terra.

'Não estamos sozinhos', diz pesquisador sobre sinais em SC


Agroglifos foram descobertos em uma lavoura em Ipuaçu no último sábado. Foto: Ivo Hugo Dohl/DivulgaçãoAgroglifos foram descobertos em uma lavoura em Ipuaçu no último sábado

Brasileira recebe prêmio internacional por descoberta científica


A professora Marcia Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Foto: UFRGS)
A professora Marcia Barbosa, da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul 

Homem chegou à Sibéria vindo da África há 1 milhão de anos


O homem se instalou na Sibéria há aproximadamente um milhão de anos, segundo demonstra o estudo da jazida arqueológica de Karama, na região da República de Altai, na Rússia, informou nesta sexta-feira (19) o Instituto de Arqueologia e Etnografia russo.
Os pesquisadores russos creem que o homem (Homo erectus) chegou à Sibéria vindo da África pela chamada rota migratória do norte, que começou a ser usada pelas comunidades primitivas deste continente há quase dois milhões de anos.
"Agora podemos afirmar com segurança que as camadas mais antigas deste povoado primitivo têm uma idade aproximada de um milhão de anos ou pelo menos de 800 mil anos", explicou o diretor adjunto do Instituto de Arqueologia, Mikhail Shunkov.

"Eles (os homens primitivos) rodeavam o Tibete e o Himalaia tanto pelo norte como pelo sul. Pelo sul chegaram ao Sudeste asiático. A rota do norte passava presumivelmente pelos territórios do Cazaquistão e das atuais repúblicas centro-asiáticas, pelas quais finalmente chegaram ao sul da Sibéria", acrescentou Shunkov.
As pesquisas paleontológicas, por outro lado, indicam que naquela época o clima de República Altaica era mais benevolente do que o atual. "O clima do Altai de então era pelo menos parecido ao que tem na atualidade o Cáucaso Norte ou inclusive mais quente, concluiu o cientista russo.

Pedaços brilhantes em Marte devem ser analisados em um mês, diz Nasa



quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Pescador encontra fóssil de preguiça gigante em lagoa no Sul do RS


Pescador encontrou fêmur de uma preguiça gigante que viveu há 10 mil anos  (Foto: Guacira dos Santos)Fêmur de uma preguiça gigante ficou preso na rede do pescador

Um fóssil do fêmur de uma preguiça gigante que viveu há cerca de 10 mil anos foi encontrado por um pescador no fundo da Lagoa Mirim, em Santa Vitória do Palmar, na Região Sul do Rio Grande do Sul. A peça arqueológica foi autenticada por especialistas e agora faz parte do acervo do museu da cidade.

Observatório Nacional completa 185 anos

Localizado em São Cristóvão, zona norte do Rio de Janeiro, observatório tem programação especial até sexta (19).

O chefe da Divisão de Atividades Educacionais do observatório, Carlos Henrique Veiga, posa com o maior telescópio do país, que completa 90 anos. A luneta foi adquirida em 1911, mas chegou ao Brasil somente em 1921.
O chefe da Divisão de Atividades Educacionais do observatório, Carlos Henrique Veiga, posa com o maior telescópio do país, que completa 90 anos. A luneta foi adquirida em 1911, mas chegou ao Brasil somente em 1921.

Estudo aponta indício de que impacto gigante pode ter formado a Lua

Concepção artística de uma colisão planetária mostram um impacto similar ao que teria ocorrido na Terra, levando à criação da Lua (Foto: Divulgação/Nasa/JPL-Caltech)Concepção artística de uma colisão planetária mostra um impacto semelhante ao que teria ocorrido na Terra e levando à criação da Lua

Mais 400 espécies são adicionadas à lista global de ameaçadas de extinção


Cerca de 400 espécies de animais e vegetais foram incorporadas à lista de espécies que correm risco de desaparecer da natureza da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), de acordo com o anúncio feito nesta quarta-feira (17) durante a Conferência das Partes (COP 11) da Biodiversidade, em Hyderabad, na Índia.

Disputa interna impulsiona avanços no maior laboratório do mundo


A concorrência entre duas equipes de cientistas é um dos motores das descobertas feitas no Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), um túnel circular com 27 km de comprimento, construído debaixo da terra, entre a França e a Suíça, pelo Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern, na sigla em francês).

Após degelo no Ártico, Antártica tem congelamento recorde, diz instituto


Cerca de um mês após o anúncio do maior derretimento de gelo já registrado no Ártico, o Centro Nacional de Informações de Neve e Gelo dos Estados Unidos (NSIDC, na sigla em inglês) liberou dados que mostram que a cobertura congelada na região da Antártica bateu recorde neste ano com relação aos anos anteriores.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Editora francesa publica cartas 'terapêuticas' entre Freud e sua filha


  A correspondência inédita que Sigmund Freud manteve com sua filha Anna veio à tona na França pela primeira vez com a publicação de cerca de 300 cartas enviadas entre 1904 e 1938, nas quais se evidencia que, além do laço familiar, havia um objetivo terapêutico.

A estreita relação que o austríaco mantinha com a menor de seus filhos reflete também que a psicanálise marcou o vínculo entre pai e filha, de quem Freud se tornou analista em duas ocasiões entre 1918 e 1924.

Salto da estratosfera serviu de teste para futuro traje espacial turístico



O salto da estratosfera feito pelo paraquedista austríaco Felix Baumgartner pode ajudar a determinar se turistas espaciais precisariam usar trajes semelhantes ao que o protegeu na hora de romper a barreira do som.

Cientistas tentam evitar destruição de sonda a caminho de Plutão


Astrônomos estudam filamento de matéria escura em 3D pela 1ª vez


A imagem, feita pelo Hubble, mostra o aglomerado de galáxias massivas MACS J0717. Estudando os efeitos de distorção da gravidade sobre a luz das .... Foto: Nasa/ESA/DivulgaçãoA imagem, feita pelo Hubble, mostra o aglomerado de galáxias massivas MACS J0717. Estudando os efeitos de distorção da gravidade sobre a luz das galáxias de fundo, os cientistas descobriram a presença de um filamento de matéria escura que se estende do centro do aglomerado

Cientistas acham planeta com a massa da Terra em sistema 'vizinho'

Astrônomos europeus descobriram um planeta com quase a mesma massa da Terra que orbita uma estrela no sistema mais próximo de nós, o Alpha Centauri, a apenas 4,3 anos-luz de distância. Segundo os cientistas, esse exoplaneta – nome dado a planetas fora do Sistema Solar – é o primeiro corpo celeste "leve", parecido com o nosso, encontrado ao redor de uma estrela como o Sol.

Nasa divulga novas informações sobre asteroides 'misteriosos'

Imagem troianos (Foto: Nasa/Divulgação)Troianos de Júpiter em ilustração da Nasa 


Dados de satélite da Nasa revelaram novas informações sobre a coloração dos chamados “troianos de Júpiter”, asteroides que circulam ao redor do Sol na mesma órbita de Júpiter e cuja origem é desconhecida.
Segundo informou a agência espacial americana nesta segunda-feira (15), é a primeira vez que se obtêm dados mais específicos sobre as cores dessas rochas, que têm predominantemente uma superfície escura avermelhada e opaca.
Os troianos de Júpiter se dividem em dois grupos – um antecede Júpiter e outro “segue” o planeta em sua órbita. Os dados do satélite apontam que o grupo que viaja “na frente” é mais numeroso.
A origem desses asteroides seguem sendo um mistério, mas as novas observações, feitas com o satélite WISE, permitem tirar novas conclusões – por exemplo, que os troianos não têm semelhança com os objetos do Cinturão de Asteroides. Também ficou claro que os dois grupos de troianos são semelhantes entre si, segundo a Nasa.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Curiosity encontra em Marte rocha similar às da Terra


25 primatas correm risco de extinção no planeta


Vinte e cinco espécies dos parentes vivos mais próximos dos seres humanos - símios, macacos e lêmures - precisam de proteção urgente contra extinção, afirmou um relatório de grupos internacionais de conservação nesta segunda-feira.
Muitos dos primatas, desde o macaco-aranha-de-cabeça-marrom equatoriano ao gibão de crista preta oriental da China e do Vietnã, estão sob ameaça em consequência da destruição humana das florestas, a caça e o comércio ilegal de animais silvestres.
O estudo diz que cinco dos 25 primatas mais ameaçados são da África, seis da ilha de Madagascar, no oceano Índico, nove da Ásia e cinco da América do Sul, incluindo o macaco-prego Ka'apor, no Brasil. "Parentes vivos mais próximos da humanidade... estão à beira da extinção e necessitam de medidas urgentes de conservação", alertou o relatório feito por grupos como a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).
Lêmures em Madagascar estão entre os mais ameaçados depois de anos de instabilidade política na ilha, disse Christoph Schwitzer, chefe de pesquisa da Fundação Bristol de Conservação e Ciência, um dos autores do estudo.
"O lêmure mais raro, o lêmure-desportista-do-norte, diminuiu agora para 19 animais conhecidos na natureza", afirmou o relatório, apresentado de forma a coincidir com uma reunião da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica em Hyderabad, na Índia.
O tarsier-pigmeu de Sulawesi, na Indonésia, era conhecido por apenas três espécimes até 2008, mas desde então outros quatro foram encontrados no meio selvagem. Os cientistas disseram que a conservação dos primatas, dos quais há 633 espécies conhecidas, é importante para a natureza.
Primatas "muitas vezes servem como dispersores de sementes e ajudam a manter a diversidade da floresta", explicou Russell Mittermeier, membro do grupo de especialistas em primatas da IUCN e presidente da Conservação Internacional.

Planeta com quatro sóis é descoberto por astrônomos nos EUA

Astrônomos da Universidade Yale, nos EUA, e cientistas amadores do projeto Planet Hunters (Caçadores de Planetas) identificaram o primeiro sistema planetário com quatro sóis, a cerca de 5 mil anos-luz da Terra.

Estudo detecta água no interior de cristais sobre superfície da Lua


A superfície da Lua contém cristais com restos de água em seu interior, substância que pode ter chegado até o satélite natural através do vento solar, segundo estudo publicado neste domingo (14) na revista científica "Nature Geoscience".