sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Astronautas interagem ao vivo com internautas em 1º chat da Nasa

Ao lado de Kevin Ford e Tom Marshburn, Chris Hadfield (D) deixa o microfone flutuar enquanto responde a uma pergunta no espaço Foto: Reprodução
Ao lado de Kevin Ford e Tom Marshburn, Chris Hadfield deixa o microfone flutuar enquanto responde a uma pergunta no espaço

Pesquisa encontra ruínas de pirâmide sobre túmulo de vizir do Antigo Egito


Uma equipe de pesquisadores belgas descobriu as ruínas de uma pequena pirâmide que, segundo eles, cobre o túmulo de um alto funcionário da corte do faraó egípcio Ramsés II, governante da região de 1.304 a 1.237 a.C.
A pesquisa foi realizada por equipes da Universidade de Liège e da Universidade Livre de Bruxelas. A pirâmide possuía cerca de 15 metros de altura por 12 de largura e era feita de pedra calcária, segundo os cientistas. O achado ocorreu nos arredores da cidade de Luxor.

Ruínas de pirâmide encontradas por arqueólogos belgas (Foto: Reprodução/Ahram Online)Ruínas de pirâmide encontrada por arqueólogos belgas 

Os arqueólogos encontraram a pirâmide durante uma escavação de rotina na necrópole de Sheikh Abdul Gorna, próximo à Luxor, diz o site do jornal egípcio "Al-Ahram". O túmulo, que segundo os pesquisadores pertence a um vizir (espécie de ministro do faraó), deve ser escavado em breve, disseram eles à agência.

  Foi identificada na construção uma imagem do vizir egípcio adorando um deus que representaria a união do Sol e do céu, dizem os arqueólogos. Pirâmides de calcário costumavam ser erguidas sobre túmulos de estadistas na era de Ramsés.
O vizir, chamado de Khay pelos arqueólogos que deram entrevista ao jornal "Al-Ahram", trabalhou para o faraó por 15 anos.
O responsável por objetos antigos de Luxor, Mansur Burik, disse que o vizir supervisionou os trabalhadores que levantaram os túmulos reais no Vale dos Reis e das Rainhas, na margem oeste do Rio Nilo, no antigo Egito. O ministro de Ramsés participava das festas da coroação do faraó e há duas estátuas dele expostas no Museu Egípcio do Cairo.
Burik destacou que a descoberta é "muito importante", porque Khay é citado em um grande número de documentos egípcios antigos, mas os arqueólogos até agora não conheciam a localização de sua tumba.

Arqueólogos encontram no México ossadas de civilização pré-hispânica

Arqueólogos descobriram no México, no estado de Puebla, restos mortais que seriam de uma civilização do período pré-hispânico, que viveu há 800 anos.
A informação foi divulgada nesta semana por pesquisadores do Instituto Nacional de Antropologia e História.
Foram encontrados em uma mesma uma área 63 corpos, além de ossos que pertenceriam a outros 22 indivíduos, de acordo com Carlos Cedillo, coordenador da varredura. Em entrevista à Agência France Presse, Cedillo disse que os ossos estão em bom estado.

Imagem divulgada em 19 de fevereiro mostra restos mortais de civilização pré-hispânica que viveu no México há 800 anos (Foto: José Castañares/AFP)Imagem divulgada em 19 de fevereiro mostra restos mortais de civilização pré-hispânica que viveu no México há 800 anos 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Nasa divulga imagem de primeira rocha pulverizada por robô Curiosity


A agência espacial americana (Nasa) divulgou nesta quarta-feira (20) uma imagem da primeira amostra de rocha pulverizada pelo robô Curiosity em Marte. O pó vai ser analisado pelo robô, que usou sua broca para perfurar pedras do planeta vermelho no início deste mês. Segundo a Nasa, foi a primeira vez que um robô escavou rochas marcianas (Foto: Nasa/Reuters)
 A agência espacial americana (Nasa) divulgou nesta quarta-feira (20) uma imagem da primeira amostra de rocha pulverizada pelo robô Curiosity em Marte. O pó vai ser analisado pelo robô, que usou sua broca para perfurar pedras do planeta vermelho no início deste mês. Segundo a Nasa, foi a primeira vez que um robô escavou rochas marcianas  

Sonda da Nasa vê manchas pretas se formando na superfície do Sol em 48h


A sonda da agência espacial americana (Nasa) Solar Dynamics Observatory (SDO), que estuda desde 2010 fenômenos (como erupções) do Sol capazes de interferir na Terra, identificou manchas escuras gigantes que se formaram sobre a nossa principal estrela nas últimas 48 horas.

Pesquisa identifica menor planeta já encontrado fora do Sistema Solar


Concepção artística do planeta Kepler 37-b (Foto: NASA/Ames/JPL-Caltech)Concepção artística do planeta Kepler 37-b 

Meteorito gigante atingiu a Austrália há 360 milhões de anos, diz estudo


Uma equipe de cientistas descobriu uma área de 200 km de diâmetro na Austrália onde teria caído um gigantesco meteorito há 360 milhões de anos, indicou um dos pesquisadores nesta quarta-feira (20).
O meteorito media entre 10 km e 20 km de diâmetro, declarou à AFP Andrew Glikson, professor convidado da Universidade Nacional da Austrália.
"É um achado", afirmou, referindo-se à cratera na bacia de East Warburton, no sul do país. O estudo foi publicado na revista "Tectonophysics".

Concepção artística mostra cinturão massivo de asteroides ao redor de estrela da mesma idade e tamanho do Sol (Foto: Nasa/JPL-Caltech/T. Pyle (SSC) )Concepção artística divulgada pela Nasa mostra cinturão massivo de asteroides viajando ao redor de umaestrela com a mesma idade e o tamanho do nosso Sol 

Fazendeiro que encontrou meteorito em Goiás espera ficar milionário


O fazendeiro Eli Oliveira espera ficar milionário vendendo o meteorito que caiu há vinte anos em sua propriedade rural, em Campinorte, na região norte de Goiás. Em 2008, pesquisadores da agência espacial norte-americana (Nasa) confirmaram que a pedra é mesmo um asteroide que caiu na Terra no passado.

Telescópio faz imagem de 'berçário' de estrelas a 8 mil anos-luz da Terra


Um telescópio do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), que mapeia a Via Láctea, captou uma nova imagem da Nebulosa da Lagosta, uma "maternidade" de estrelas localizada a 8 mil anos-luz da Terra, na Constelação do Escorpião.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

'Mancha' se desloca no céu do RJ; astrônomo descarta meteoro

Entre o final da tarde e o começo da noite de domingo (17), a visão de uma "mancha" que se deslocava pelos céus da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e deixava um rastro por onde passava fez com que quase 20 leitores do G1 encaminhassem seus vídeos e fotos com o registro do objeto.

fonte: g1

Cronologia de Nicolau Copérnico


Hoje é o aniversário desse maravilhoso cientista, Nicolau Copérnico. Veja a cronologia da vida dele:

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Cientistas brasileiros exumam restos mortais de D. Pedro I e suas mulheres


Cientistas brasileiros exumaram pela primeira vez para pesquisa os restos mortais de Dom Pedro I, o primeiro imperador brasileiro, além de suas duas mulheres, as imperatrizes Dona Leopoldina e Dona Amélia.
A exumação fez parte do trabalho de mestrado da arqueóloga e historiadora Valdirene do Carmo Ambiel, que defendeu nesta segunda-feira (18) sua dissertação no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP).

Cientistas propõem destruir asteroide com sistema que usa energia solar


Cientistas da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, nos EUA, propuseram a criação de um sistema que utilize energia solar para criar feixes de raios laser, com o objetivo de destruir ou desviar asteroides que ameacem a Terra no futuro.
Caso seja criado, o equipamento pode ser capaz de vaporizar em uma hora um asteroide do tamanho do que passou próximo da Terra na última sexta-feira (15), o 2012 DA14, afirmam os pesquisadores. Com cerca de 130 mil toneladas e 50 metros de diâmetro, o asteroide passou a 27 mil km do planeta, menor distância em mais de 50 anos de monitoramento da agência espacial americana (Nasa).

Ilustração conceitual mostra o DE-STAR direcionando energia solar na forma de raios laser para destruir um asteroide (na parte debaixo da imagem) e para mover uma sonda (na parte de cima) (Foto: Divulgação/Universidade da Califórnia, Santa Bárbara)Ilustração mostra o DE-Star transformando energia solar em raios laser para destruir um asteroide (na parte debaixo da imagem) e para mover uma sonda (na parte de cima)

Rússia inicia 'corrida do meteorito' após localização de fragmentos


Um meteorito que explodiu sobre os montes Urais, na Rússia, e que espalhou bolas de fogo pelo céu agora motiva uma corrida por fragmentos da rocha espacial, e os caçadores esperam ganhar milhares de dólares com cada pedaço.

Cientistas afirmam que fragmentos em lago da Rússia são de meteorito


Cientistas da Universidade Federal dos Urais, na Rússia, afirmaram neste domingo (17) à agência de notícias russa "Ria Novosti" que fragmentos encontrados no Lago Chebarkul, na região de Chelyabinsk, são de um meteorito que caiu nesta sexta-feira (15) no país, deixando mais de mil pessoas feridas, atingidas por estilhaços de vidros que se quebraram com a passagem do corpo celeste.

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Internauta registra suposto meteoro no céu de Maringá, no Paraná



Cientista da Nasa diz que busca por vida em lua de Júpiter é promissora

Lua de Júpiter pode ter oceano de água. (Foto: Nasa)
Lua de Júpiter pode ter oceano de água. 

Na busca por vida no sistema solar, a Europa, uma lua de Júpiter que abriga um oceano, parece mais promissora do que Marte, o grande deserto onde os Estados Unidos concentram seus esforços limitados por cortes orçamentários, afirmam especialistas.
"Fora da Terra, a Europa é o lugar do nosso sistema solar com a maior probabilidade de se encontrar vida, e deveríamos explorá-la", afirmou Robert Pappalardo, cientista responsável do Jet Propulsion Laboratory (JPL), laboratório da agência espacial americana Nasa.