sábado, 21 de junho de 2014

O olfato das plantas

                                                             Cuscuta pentagona

A interação magnética entre dois elétrons foi medido



Os elétrons podem atuar como pequenas barras imas e exercer uma força magnética sobre o outro. A força desta interação magnética minúscula tem sido difícil de medir. Mas  lucrando com as características da mecânica quântica, a equipe foi capaz de mostrar que a força da interação depende da distância - mais especificamente, 1 dividido pelo cubo distância - entre as duas partículas.
Os resultados pode ter implicações para o campo emergente de detecção quântica , dizem os cientistas.

Fonte: sciencenews

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Brasil lança com sucesso seu primeiro nanossatélite


Imagem do satélite durante testes no Inpe

Nova técnica regenera dentes com cárie



O aparelho capaz de fazer com que o tratamento dentário dispense motorzinho, amálgama ou agulhas e resina estimulando a regeneração do dente afetado usando eletricidade.

Segundo pesquisa, a luz solar pode ser viciante

 
A atração de um dia ensolarado na praia pode ser mais do que apenas a promessa de diversão e relaxamento. Um estudo publicado hoje relata que ratos expostos a  ultravioleta (UV) apresentam comportamentos  semelhante ao vício.
 

O Espaço-Tempo pode ser um superfluido, podendo conciliar a macânica quântica e a relatividade

 
A luz da Nebulosa do Caranguejo, mostrado aqui em um mosaico de fotos do Telescópio Espacial Hubble, limita as possibilidades de fluido do espaço-tempo.
 
Se o espaço-tempo é como um líquido - um conceito alguns físicos dizem que pode ajudar a resolver um desentendimento de confusão entre duas teorias dominantes na física - deve ser um líquido muito especial. Um estudo recente comparou observações astrofísicas com previsões baseadas na noção de espaço-tempo fluido, e achou a ideia só funciona se o espaço-tempo é incrivelmente suave e fluindo livremente - em outras palavras, um superfluido.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Explosão em montanha abre espaço para supertelescópio do ESO


Explosão remove 5 mil metros cúbicos de rocha. Contudo, ainda precisam ser retirados mais de 200 mil metros cúbicos

Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) explodiu nesta quinta-feira parte do topo do Cerro Armazones, no Chile, para abrir espaço para a construção do Telescópio Europeu Extremamente Grande (E-ELT), que promete ser o mais potente telescópio do planeta. 

O radiotelescópio ALMA está finalmente completo



O ALMA, o maior radiotelescópio do mundo, instalado a 5000 metros de altitude no deserto do Atacama, no Norte do Chile, e igualmente o telescópio mais requisitado pelos astrônomos, está finalmente concluído, com a instalação da 66ª antena.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Os Tipos de tempo


As unidades de tempo variam do infinitesimalmente breve ao interminavelmente longo. As descrições a seguir tentam dar sentido a esta vasta diferença cronológica.

USP descobre substância que pode tratar a doença de Chagas

Barbeiro que transmite chagas.
 
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) estão desenvolvendo nova molécula para tratamento da doença de Chagas. Segundo a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, vinculada à USP, Ivone Carvalho, a substância é menos tóxica e mais eficiente no tratamento do que os medicamentos usados atualmente.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Pela primeira vez, um computador conseguiu passar no Teste de Turing

brain machine
Um computador conseguiu enganar um monte de pesquisadores e fazê-los pensar que ele era um garoto de 13 anos de idade chamado Eugene Goostman. Assim, ele se tornou o primeiro computador do mundo a ser aprovado no Teste de Turing.

Colisão de aglomerados galáctico ajuda a estudar o Universo


Nesta imagem da colisão dos aglomerados galácticos MACS J0717+3745, a luz azul representa emissões de raios-X vistas pelo observatório Chandra, enquanto o vermelho é a luz de rádio do Very Large Array. A imagem de fundo vem do Telescópio Espacial Hubble.

Quatro aglomerados galácticos massivos estão colidindo a aproximadamente cinco bilhões de anos-luz da Terra. O conglomerado está criando uma gigante concentração de milhares de galáxias. “Realmente esse é um dos aglomerados mais massivos que conhecemos, e uma das fusões mais complexas já vistas”, declarou Reinout van Weeren do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian (CfA), que apresentou as observações mais recentes do fenômeno no dia 3 de junho durante a 224ª reunião da Sociedade Americana de Astronomia.