sábado, 27 de abril de 2013

A teoria do caos

“O bater das asas de uma borboleta aqui, pode gerar um furacão no outro lado do mundo.”
Isso pode parecer absurdo, mas virou objeto de estudo pela ciência. 

quarta-feira, 24 de abril de 2013

DNA de esqueletos pré-históricos pode traçar mapa genético da Europa

O neolítico foi um período marcado por mudanças culturais e demográficas (Foto: AFP/BBC)
O neolítico foi um período marcado por mudanças
culturais e demográficas 

Um estudo de uma equipe internacional de pesquisadores sequenciou o DNA de quase 40 esqueletos antigos encontrados na região central da Europa e sugere que o patrimônio genético moderno do continente foi formado entre 4 mil e 2 mil anos a.C., no período neolítico.
Décadas de estudo dos padrões de DNA dos europeus modernos indicam que dois grandes eventos pré-históricos afetaram a paisagem genética do continente: o povoamento inicial da Europa pelos caçadores e coletores da era paleolítica (cerca de 35 mil anos atrás) e uma onda de imigração de fazendeiros vindos do leste, há cerca de 6 mil anos, no começo do período neolítico.

DNA mostra que suposto alienígena encontrado no Chile era humano


chile_alien110906b (1)
Um teste de DNA feito no corpo mumificado de um humanoide de 15 centímetros mostrou que ele se trata de um ser humano, e não de um alienígena, como alguns ufólogos acreditavam ser possível.

Hubble registra cometa que poderá brilhar tanto quanto a Lua Cheia


Os cometas são compostos basicamente por gelo, além de poeira, formada por pequenos fragmentos rochosos e gases congelados Foto: NASA & ESA / Divulgação
Os cometas são compostos basicamente por gelo, além de poeira, formada por pequenos fragmentos rochosos e gases congelados

Aos 23 anos, Hubble vai ter de aguentar pelo menos até 2018

Um herói da exploração espacial faz aniversário nesta quarta-feira. Lançado no dia 24 de abril de 1990, o telescópio espacial Hubble é um sobrevivente. Tinha previsão inicial de durar pelo menos 10 anos. Mas, aos 23, depois de revolucionar a astrofísica, revisar conceitos de cosmologia, apresentar imagens deslumbrantes do universo e responder questões até então intransponíveis, o pequeno explorador não vai encerrar suas investigações. Pelo menos até a chegada de seu sucessor, o cem vezes mais poderoso James Webb, que deve ser lançado em 2018. 

Instituto britânico alerta para riscos de extinção da raça humana


Uma equipe internacional de cientistas, matemáticos e filósofos do Instituto do Futuro da Humanidade, da Universidade de Oxford, está investigando quais são os maiores perigos contra a humanidade. E eles argumentam em um texto acadêmico recém-divulgado, "Riscos Existenciais como Prioridade Global", que autores de políticas públicas devem atentar para os riscos que podem contribuir para o fim da espécie humana.

No ano passado, houve mais textos acadêmicos lançados a respeito de snowboarding do que sobre a extinção humana. O diretor do instituto, o sueco Nick Bostrom, afirma que existe uma possibilidade plausível de que este venha a ser o último século da humanidade.
Avanços tecnológicos poderiam ser raiz de potencial extinção, dizem especialistas Foto: Getty Images
Avanços tecnológicos poderiam ser raiz de potencial extinção, dizem especialistas

Robô encontra câmaras subterrâneas em templo mexicano

O Tláloc II-TC é composto de um veículo capaz de transpor obstáculos e de um scanner que gera mapas detalhados do trajeto Foto: Reuters
O Tláloc II-TC é composto de um veículo capaz de transpor obstáculos e de um scanner que gera mapas detalhados do trajeto

'Melhor que loteria', diz brasileiro que ganhou viagem espacial em concurso


Pedro Doria Nehme, brasileiro que ganhou uma viagem ao espaço na promoção da KLM, no Smithsonian Air and Space Museum Udvar-Hazy. (Foto: Arquivo pessoal)Pedro Doria Nehme em um museu espacial dos Estados Unidos 

“Mãe, ganhei uma viagem para o espaço!” Assim o estudante brasiliense Pedro Henrique Doria Nehme, de 21 anos, anunciou no seu perfil do Facebook a notícia que recebeu nesta segunda-feira, após ao almoço, quando abriu seu e-mail e viu que era o vencedor de uma promoção internacional da companhia aérea KLM.

Cientistas fazem testes com células sanguíneas na Estação Espacial


Um experimento de laboratório enviado ao espaço há dois anos deu novas pistas sobre o esforço do sistema imunológico dos astronautas para se adaptar à gravidade zero, afirmaram cientistas militares americanos nesta semana.

Cientistas preveem aumento de colisões com detritos no espaço


Explosões no espaço geram milhares de pequenos detritos (Foto: Agência Espacial Europeia/via BBC)Explosões no espaço geram milhares de pequenos detritos

Um novo estudo sugere que se o problema do excesso de detritos no espaço não for resolvido, algumas órbitas de satélites ficarão extremamente perigosas nos próximos 200 anos.
Os pesquisadores preveem a ocorrência de colisões catastróficas a cada período de entre cinco e nove anos em altitudes usadas principalmente para observar a Terra.
Os cientistas, que realizaram o estudo para o Comitê de Coordenação de Agências para Destroços Espaciais (IADC, na sigla em inglês), afirmaram que esta é uma previsão otimista, pois o problema poderá ser bem mais grave.
O IADC é um fórum global que envolve as principais agências espaciais do mundo e discute o problema do lixo espacial -- partes de foguetes abandonadas, satélites que já pararam de funcionar e seus fragmentos que já explodiram.
As agências espaciais contribuíram para esta pesquisa cada uma com seus especialistas e metodologia própria para criar um modelo do ambiente espacial no futuro.

Cientista cuida de fragmentos de 23 mil meteoritos em museu nos EUA


Timothy McCoy gerencia um acervo de 35 mil amostras de meteoritos (Foto: BBC)
Timothy McCoy gerencia um acervo de 35 mil amostras de meteoritos 

Um cientista que trabalha em um museu da capital americana, Washington, tem uma atividade incomum: ele cuida de um acervo com 35 mil amostras retiradas de 23 mil meteoritos diferentes e estuda as rochas para ajudar a esclarecer as origens do Sistema Solar.
A coleção do Museu Nacional de História Natural, ligado ao Instituto Smithsonian, inclui meteoritos que caíram em lugares como Argentina, Chile, Espanha, França, Estados Unidos e Canadá, além de rochas da Lua e de Marte.
O curador da coleção, Timothy McCoy, deixa claro que gosta de estar cercado pelas rochas. Ele explica que, desde jovem, sempre foi apaixonado por "sentir o espaço em suas mãos". "Este é um pedaço de Marte", mostra McCoy pegando uma pequena rocha preta.
Depois mostra outra rocha à reportagem. "Não é uma construção teórica, nem um raio de luz que vem de uma estrela. É algo que se pode tocar: um fragmento da Lua", afirma.

Vídeo da Nasa reúne três anos de belas imagens do Sol




Imagem combina 25 fotos feitas pelo SDO em diferentes momentos (Foto: NASA/SDO/AIA/S. Wiessinger)Imagem combina 25 fotos feitas pelo SDO em diferentes momentos

Astronauta mostra como faz fotos da Terra a partir de estação espacial


A bordo da ISS, o astronauta canadense Chris Hadfield com sua câmera (Foto: Divulgação/Nasa)
A bordo da ISS, o astronauta canadense Chris Hadfield com sua câmera 

Astrônomos confirmam que bola de fogo no céu da Argentina era meteoro


Astrônomos argentinos confirmaram à imprensa local que a bola de fogo vista no céu do norte do país na madrugada de domingo (21) era um meteoro. Além do clarão, o fenômeno provocou um forte barulho e até pequenos tremores nas províncias de Santiago del Estero, Chaco, Salta, Córdoba, Tucumán e Catamarca.

domingo, 21 de abril de 2013

Bola de fogo é avistada nos céus do norte da Argentina. Veja o vídeo;

meteoro argentina
Milhares de habitantes de seis províncias argentinas puderam ver, na noite de sábado para domingo, uma bola de fogo no céu sobre a parte norte do país. Os bólidos são fenômenos raros, produzidos por meteoroides de grande tamanho.

Chuva de meteoros poderá ser observada no país nesta madrugada



Estrela cadente é vista em ponto de observação em Palo Alto, na Califórnia, estado dos EUA. Astrônomos têm registrado fenômenos semelhantes nos últimos dias e esperam observar eque em breve uma chuva de meteoros cruzando os céus do estado, de acordo com a (Foto: Phil Terzian/AP)Estrela cadente é vista em ponto de observação em Palo Alto, na Califórnia, estado dos EUA

Entrevista da revista Veja com com Carl Sagan

A certeza me aborrece
Abril de 1982


O autor da série 'Cosmos' prefere os excitantes mistérios do universo às verdade que jazem em livros empoeirados