Pesquisadores investigam escavação no sítio arqueológico de Ceibal, no México
Um estudo de universidades dos Estados Unidos e do Japão
pode mudar a forma como vemos o nascimento da civilização maia. Segundo
Takeshi Inomata, da Universidade do Arizona (EUA), descobertas recentes
feitas no sítio arqueológico de Ceibal, no México, indicam que a região
foi palco de uma grande mudança cultural entre os anos de 800 a.C. e
1150 a.C.. A pesquisa, apoiada pela National Geographic Society, foi
divulgada nesta quinta-feira em artigo da revista especializada Science.
As duas visões dominantes sobre o surgimento dos maias
são: que a civilização se desenvolveu independentemente de outros povos
em um processo local; que ela surgiu pela influência direta dos olmecas,
através do centro de La Venta. "Nossa interpretação é diferente dessas
duas; a civilização maia se desenvolveu através de um largo padrão de
interação envolvendo o sul da Costa do Golfo, Chiapas e o sul da Costa
do Pacífico. Em outras palavras, a interação com outras regiões foi
importante (para o desenvolvimento dos maias), mas não foi influenciado
por um único lugar (La Venta)", diz ao Terra Inomata.
A grande descoberta dos arqueólogos em Ceibal foi um
complexo cerimonial, que era mais antigo em pelo menos 200 anos que um
similar de La Venta, ambos de um padrão que é encontrado em outras
cidades. "De acordo com a teoria que defende a influência olmeca nos
maias, essa disposição padronizada foi inventada pela primeira vez em La
Venta e então espalhada pela região maia. Nossos dados da sequência
temporal desses complexos refuta a teoria da origem olmeca", diz o
pesquisador.
Os povos da Mesoamérica
A descoberta não indica que os maias são anteriores aos olmecas - já que o centro mais antigo conhecido destes é San Lorenzo, que prosperou entre 1400 a.C e 1150 a.C.. "Há um substancial espaço entre as duas potências olmecas: San Lorenzo e La Venta. As contribuições de San Lorenzo às culturas mesoamericanas tardias foram importantes, mas eles não tinham complexos cerimoniais padronizados com pirâmides que vieram a caracterizar depois centros como La Venta, Ceibal, etc. Depois do declínio de San Lorenzo, vários grupos do sul da Mesoamérica, inclusive os moradores de Ceibal, começaram a experimentar com o legado de San Lorenzo e outros grupos antigos; eles selecionaram e adaptaram alguns elementos culturais, modificaram outros, e criaram novas formas de sociedade. Isso foi um tempo de grandes mudanças que formou a fundação das civilizações mesoamericanas tardias. Mas, novamente, essa grande mudança aconteceu através da interação entre vários grupos; não foi espalhada de um centro olmeca."
Inomata explica que a denominação "olmeca" se refere a
diversos povos do sul da Costa do Golfo, mas é muito generalista, já que
inclui etnias com identidades, inclusive linguísticas, diferentes. "Eu
acredito que o juízo de identidades (culturais) compartilhadas em
grandes áreas era muito fraco na época. Mais do que impor uma etiqueta
categórica como 'olmeca' ou 'maia', nós precisamos analisar como esses
grupos interagiam entre si. Nós não temos nem certeza se podemos chamar
os residentes de Ceibal de maias, ou até se eles falavam a língua maia."
Os maias
O arqueólogo explica que os centros maias mais ao sul não experimentaram esses novos elementos culturais antes de 800 a.C. ou 700 a.C. - ou até mesmo depois disso. "Então, um ponto-chave é que a mudança cultural e social ocorreu durante interação entre diversos grupos por volta de 1000 a.C.", diz o cientista.
Segundo o pesquisador,
enquanto em San Lorenzo a civilização já era mais desenvolvida entre
1400 a 1150 a.C., os povos maias levavam uma vida nômade nas selvas.
Contudo, uma mudança drástica ocorreu em um desses povoados por volta de
1000 a.C..
"As pessoas tendem a pensar que quando os primeiros
assentamentos sedentários emergiram, eles eram pequenas, simples vilas, e
então os complexos cerimoniais formais e etc gradualmente cresceram
assim que os assentamentos foram ficando maiores. Ceibal nos conta uma
história diferente. O que é interessante sobre Ceibal é que um complexo
cerimonial formal estava estabelecido no início dos assentamentos
sedentários, por volta de 1000 a.C.. Localizada no sudoeste das terras
baixas maias, Ceibal provavelmente se beneficiou da interação próxima
com estes povos que ocupavam Chiapas e o sul da Costa do Pacífico e
começaram a desenvolver novas formas de arquitetura antes do resto das
terras baixas maias."
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