quarta-feira, 5 de março de 2014

Nasa anuncia missão para o satélite de Júpiter que pode ter vida

Ficheiro:Europa-moon.jpg
 
A agência espacial americana, Nasa, anunciou planos de enviar uma missão não tripulada a Europa, a lua de Júpiter coberta de água e apontada por cientistas como um local onde pode haver vida.

Aparelho estuda formação de galáxias no Universo em imagens 3D

O aparelho é o resultado de dez anos de projeto e desenvolvimento entre instituições da França, Alemanha, Suíça, Holanda e Observatory Southern European Foto: ESO/MUSE consortium/R. Bacon/L. Calçada
O aparelho é o resultado de dez anos de projeto e desenvolvimento entre instituições da França, Alemanha, Suíça, Holanda e Observatory Southern European

terça-feira, 4 de março de 2014

Pesquisadores descobrem 715 novos planetas

O telescópio Kepler em uma montagem (Foto: Reprodução)
Telescópio Kepler fez a quantidade de planetas conhecidos pela ciência praticamente dobrar. Quatro deles estão em zonas potencialmente habitáveis
 

Exoplanetas habitáveis podem existir em torno de anãs brancas

Foto de antigas anãs brancas no aglomerado globular

Terapia gênica pode tratar vítimas de ataques cardíacos



Quando um ataque cardíaco interrompe subitamente o fluxo sanguíneo, esse é apenas o primeiro ataque ao nosso órgão vital, do tamanho de um punho. Entre os sobreviventes, a própria recuperação resulta em danos mais permanentes ao coração. O tecido lesionado pode endurecer o músculo cardíaco, antes flexível, tornando-o menos elástico. E, à medida que prolongamentos (“tentáculos”) desse tecido se estendem sobre a aorta, o músculo não consegue mais se contrair completamente. Esse dano de longo prazo pode diminuir a quantidade de sangue rico em oxigênio bombeado através do corpo, o que pode levar pacientes rapidamente a uma insuficiência cardíaca.

Sol libera sua mais forte erupção de 2014 ejetando partículas a quase 2 milhões de metros por segundo



O pico de atividade solar parece estar começando a desaparecer.
Mas, nossa estrela não ‘planeja’ sair do seu Máximo Solar de modo tão calmo. O Sol apareceu com uma enorme mancha que lançou labaredas de classe X 4.9 – o maior de 2014.

Cientistas conseguiram ‘reviver’ vírus gigante de 30.000 anos encontrado na Sibéria

 
Os pesquisadores reanimaram, com sucesso, um vírus congelado por 30.000 anos.
Eles afirmam que o vírus é de um tipo nunca antes visto – e alertam que o aquecimento global poderia levar a descoberta de diversos outros, que nunca entraram em contato com os seres humanos.

segunda-feira, 3 de março de 2014

Memória no cérebro é gerada em 300 milésimos de segundo, diz estudo

Globo Repórter - Cérebro (Foto: Rede Globo)
Segundo estudo, são necessários apenas 300 milésimos de segundo para que o cérebro humano gere uma lembrança

Apenas 300 milésimos de segundo são suficientes para o cérebro humano gerar uma lembrança, o tempo que os "neurônios de conceito" levam para relacionar imagens, segundo uma recente descoberta de cientistas argentinos publicada na revista "Current Biology".

Foguete japonês H2A coloca satélite meteorológico GPM em órbita

 Foto da Nasa mostra foguete japonês H2A sendo lançado com o GPM a bordo (Foto: AFP Photo/Nasa/Bill Ingalls)
Foto da Nasa mostra foguete japonês H2A sendo lançado com o GPM a bordo

Nasa anuncia descoberta de 715 novos planetas

Ilustração da Nasa mostra sistemas com múltiplos planetas que eclipsam as estrelas que circundam, dependendo do ponto de observação (Foto: Nasa)
Ilustração da Nasa mostra sistemas com múltiplos planetas que eclipsam as estrelas que circundam, dependendo do ponto de observação (Foto: Nasa)

A Nasa anunciou nesta quarta-feira (26) uma série de novos planetas descobertos pelo telescópio Kepler. Um novo método de verificação de potenciais planetas levou à descoberta de 715 novos mundos, que orbitam 305 estrelas diferentes. A missão do telescópio é encontrar estrelas semelhantes ao nosso Sol.